Espetáculo inédito Herança de um Pretérito Imperfeito terá única sessão gratuita no Paranoá
Peça Herança de um Pretérito Imperfeito é resultado do curso/projeto Itanoá – Periferia Em Cena e mostrará resultado com apresentação dos alunos. Iniciativa foi/é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF.
Como encenar a natureza humana, cuja carga agressiva e destrutiva renasce a cada novo ser humano na face da Terra? A violência, talvez, só poderá ser apaziguada com doses potentes de amor e de civilidade. No espetáculo Herança de um Pretérito Imperfeito é feito o convite para o pensar e agir nas reminiscências do passado e no desejo do presente mediante a potência máxima da Arte Teatral.
Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o projeto Itanoá ofereceu curso de teatro gratuito para estudantes das regiões do Paranoá e Itapoã. Os alunos tiveram a oportunidade de estudar com grandes mestres da cena brasiliense sem precisar se deslocar de suas respectivas RAs. A iniciativa idealizada pelo ator, diretor e produtor Jefferson Leão resultou no espetáculo Herança de um Pretérito Imperfeito, com direção de Leão e interpretação dos alunos. A peça terá única sessão nesta sexta-feira, 8 de dezembro, às 20h, no CEDEP (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã) – Quadra 09, Conjunto D – Área Especial – Paranoá/DF. Gratuito e com interpretação em libras. Não recomendado para menores de 12 anos. Mais informações: Instagram: @itanoadf.
Em cena, Duda Balles, Elara Raquel, Elder de Paula, Estéfane Girassol, Hella Guedes, João Oposto, José Antônio, Liana Lys, Najila Cristina, Naluba Tiburtino, Raquel Alcoza e Rosa Vasconcelos dão vida a dramaturgia desenvolvida pelo Grupo de Teatro Itanoá que culminou na montagem do espetáculo teatral como resultado criativo do Curso de Teatro Itanoá – Periferia em Cena, realizado de março a dezembro de 2023, no Paranoá-DF. Além de Jefferson Leão, o projeto contou com a presença dos multiartistas e pesquisadores Silvia Paes, Roberto Medina, que lecionaram aulas de interpretação, consciência corporal, história do Teatro, dentre outros. Também do assistente de direção e monitor Elder de Paula.
“A montagem dessa peça de teatro contemporâneo traz a experiência da dissociação da velocidade da voz em relação à velocidade dos movimentos das atrizes e atores aprendizes, referenciando-se a esculturas gregas na caracterização das personagens, usando o elemento terroso, a argila, como signo tanto de vida (“sopro na argila”) quanto de finitude (“ao pó retornaremos”) ”, destaca Leão.
As respostas das alunas são positivas.
“Eu procurei o curso porque Arte é minha paixão desde cedo e eu sempre quis uma oportunidade de entrar nesse “”mundo”” de uma vez por todas de modo profissional. E o Itanoã foi isso, uma oportunidade imensa que eu sabia que não podia perder porque sabe se lá quando teria outro curso como esse, tão bom e tão acessível onde eu moro”, ressalta a atriz/aluna do curso, Hella Guedes.
Já a poetisa Estéfane Girassol revela que sempre quis fazer teatro, mas não conseguia por conta de locação e preço. “Os cursos são inacessíveis e caros. Sempre alimentei este desejo de querer ser atriz e esta oportunidade foi única. O Teatro é algo que nunca desisti e me faz me sentir mais viva. E eu amei todos os professores, senti que este era o meu lugar”, agradece.
Sinopse de “Herança de um pretérito imperfeito”
O passado está inacabado, há um resto para ser resolvido. Esse passado retorna com fúria sanguinária. Duas famílias compostas, majoritariamente, por mulheres enfrentam uma guerra atemporal, como herança transmitida de geração em geração, sendo os homens das famílias a parte devorada pela morte. As mulheres são os esteios para a vida materna, organização dos dias e noites, lei para os novos rebentos, controle para que nada escape de certo cotidiano, evitando as garras de aniquilação mortal. A paixão, no entanto, é o campo minado para que os dois últimos homens das famílias sejam arrastados para as lâminas afiadas das facas. Chegou a hora de acabar com as desavenças ou essa tradição hereditária destruirá as linhagens familiares?
Ficha Técnica:
Herança de um Pretérito Imperfeito
Direção: Jefferson Leão
Assistente de Direção e monitor: Elder de Paula
Dramaturgia: Grupo de Teatro Itanoá
Elenco: Duda Balles, Elara Raquel, Elder de Paula, Estéfane Girassol, Hella Guedes, João Oposto, José Antônio, Liana Lys, Najila Cristina, Naluba Tiburtino, Raquel Alcoza e Rosa Vasconcelos.
Cenário: Jefferson Leão
Figurino: Estéfane Girassol, Hella Guedes, Jefferson Leão e Liana Lys.
Sonoplastia: Jefferson Leão e Tiago Santos TG
Técnico de Som e Operador de Som: Tiago Santos TG
Técnica de Luz, Concepção de Luz e Operadora de Luz: Tauana Barros
Consultoria e Assessoria de Linguagem Corporal e Cênica, com método inspirado em Stanislavski e no Teatro do Concreto/DF: Silvia Paes
Consultoria e Assessoria de Linguagem Corporal e Cênica, a partir de Stanislavski, Stella Adler e Jerzy Grotowski: Roberto Medina
Intérpretes em LIBRAS: Bárbara Lima e David Alcântara
Social Media: Jefferson Leão
Fotografia: Vladimir Luz
Designer Gráfico: Tiago Santos TG
Produtor: Tiago Santos TG
Assistente de Produção: Jefferson Leão
Assessoria de Imprensa: Start Capital (Clara Camarano e Denise Camarano)
Realização: Dois Produções
Gestão Administrativa: C1 Arte e Entretenimento
Agradecimento: Escola de Cerâmica e Escultura Paulo de Paula – CLN 112 – Asa Norte/DF
Apoio: Grupo Caras – Teatro Multifácico, CEDEP, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
Serviço Herança de um Pretérito Imperfeito :
Espetáculo Herança de um Pretérito Imperfeito terá única sessão gratuita no Paranoá
Local: CEDEP (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã) – Quadra 09, Conjunto D – Área Especial – Paranoá/DF
Dia: 08 de dezembro, sexta-feira, às 20 horas.
Apresentação com intérpretes em LIBRAS
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Gênero: Drama
Entrada Gratuita (Os ingressos serão disponibilizados no local, a partir de 19 horas)
Mais informações: Instagram: @itanoadf.