Editora Estrondo lança o fotolivro Te vejo tempo e rio, de Mariana Alves, no Porão Livro e Café

No dia 1º de novembro, quarta-feira, das 18h às 20h, a Editora Estrondo, primeira editora brasileira de fotolivros dedicada a publicar mulheres, lança o fotolivro Te vejo tempo e rio, de Mariana Alves. A publicação é parte do grupo de cinco autoras mulheres premiadas no último edital de publicação da Editora Estrondo, sediada em Brasília. A curadoria de seleção das autoras publicadas foi feita pela fotógrafa Elza Lima, do Pará, pela artista Ana Lira, de Pernambuco, e pela curadora Cinara Barbosa, sediada em Brasília.

Com edição limitada de 300 exemplares, numerados e assinados, o fotolivro estará à venda no local do lançamento, no Porão Livro e Café, na CLN 405 Bloco D Loja 63, Brasília-DF, e no site www.editoraestrondo.com pelo valor de R$ 50,00. Esta edição de publicações da Editora Estrondo é patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Sobre a publicação e a artista

Te vejo tempo e rio | De Mariana Alves

Te vejo tempo e rio é um trabalho fotográfico realizado às margens do Rio Paraná, na altura da foz do Rio Ivaí. Lá, o tempo se vê diferente, ele transborda. Esse trabalho foi realizado durante o ano de 2017, no distrito de Porto Camargo, Paraná, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. Cerca de 2,5 mil habitantes moram ali, onde o rio é o protagonista das histórias, do turismo, da economia e das paisagens.

Mariana Alves é fotógrafa e vive em Brasília. Formada em jornalismo, utiliza a fotografia como forma de se expressar e estar no mundo. Procura nas ruas e nos espaços íntimos o movimento, a vida acontecendo.

Te vejo tempo e rio
Capa do livro Te vejo tempo e rio | Imagem: Ilustrativa

Sobre a Editora Estrondo

Em 2017, Michelle Bastos, fotógrafa e mestre em fotografia, idealizou a Editora Estrondo com o objetivo de publicar fotolivros de artistas mulheres. “O objetivo das publicações é confrontar o machismo predominante no universo editorial da fotografia, promovendo o trabalho de mulheres no contexto das artes visuais contemporânea”, afirma a editora. “A Editora Estrondo existe para contribuir na ocupação dos espaços da Fotografia com o trabalho feito por mulheres”, diz Michelle Bastos.

“Estar entre os livros selecionados pelo Instituto Moreira Salles em 2021 comprova a excelência do trabalho feito pela equipe da editora e nossas artistas. Mostra que os espaços hegemônicos da fotografia estão em ruína, em favor de uma diversidade que acolhe vários recortes”, completa.

Em quatro anos, a editora já publicou 12 fotolivros. Em janeiro de 2022, lançou o fotolivro Cão Cao-s, da artista Aya, seguido dos lançamentos de Laissez-passer, de Débora Mazloum, e O normal acabou/Doente de Brasil, de Usha Velasco. O próximo lançamento será do fotolivro da artista Juliana Uepa.

A editora acabou de lançar uma linha de fotolivros digitais de fotógrafas mulheres em parceria com a Fotô Editorial, tradicional editora de fotolivros de São Paulo. O primeiro título, lançado recentemente, é Natureza-morta ultraprocessada, de Raquel Nava, e está disponível nas redes da Editora Estrondo, que também realiza cursos de formação em fotografia e fotolivros, além de receber propostas de publicação fora dos editais.

Serviço:

Editora Estrondo lança o fotolivro
Te vejo tempo e rio | De Mariana Alvez
Publicação | Editora Estrondo
Preço | R$ 50,00
Quando | 01/11, quarta-feira
Horário | Das 18h às 20h
Local | Porão Livro e Café
Endereço | CLN 405 Bloco D Loja 63, Brasília-DF.
Contato | [email protected]
Instagram | @editoraestrondo