Sub̼rbia РMostra de Arte e Cultura em tr̻s noites de diversidade cultural na Aruc Рcom 13 atra̵̤es Рdias 3, 4 e 5 de novembro

Berço do samba, local de resistência da cultura em Brasília, a Aruc abre suas portas para a Subúrbia, evento que vai reunir representantes da cena cultural periférica do Distrito Federal.

Democrática e regida pela mais genuína brasilidade, a Subúrbia leva ao público expressões vivas da produção artística independente local. Serão 13 atrações distribuídas nas três noites de festival, dias 3, 4 e 5 de novembro, com entrada gratuita e classificação indicativa livre para todos os públicos.

Muito mais do que um evento, Subúrbia se mostra como uma celebração à diversidade, que molda a identidade brasiliense por meio da arte. Pluralidade essa traduzida em shows, espetáculo de teatro, dança e sets de DJs. A primeira edição de Subúrbia foi realizada em 2011 e a presente conta com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, o que, para o diretor de produção Wanderson de Sousa, “tornou possível realizar um evento totalmente gratuito e democrático, que vai gerar mais de 100 empregos temporários”, contabiliza.

Segundo Bia Oligar, diretora artística de Subúrbia, o projeto “é a oportunidade de valorizar os artistas locais em toda sua potência e riqueza criativa. Teremos atrações renomadas e artistas que estão emergindo em um encontro único, onde a troca artística vai desde a tradição até os movimentos mais atuais”.

Em sintonia com as várias vertentes musicais, presentes em nossa região, sobem ao palco artistas que bebem de diferentes referências. Do Forró da Flor Furacão e o Forró Jazz do Cerrado e do DJ Cacai Nunes, à MPB de Júlia Moreno e da DJ Odara Kadiegi, passando pelo Chorinho de Dudu 7 Cordas, o Pagode do Samba da G 4, o Rap do PG 400, até o Coco e a Embolada de Martinha do Coco, Subúrbia celebrar a vibrante produção periférica do DF.

Outras expressões estarão representadas pelo espetáculo circense infantojuvenil Inesperável Público, da Cia. Concertina, em uma performance hipnotizante de Pirofagia, no show percussivo com o Batalá e pela apresentação de dança do Grupo Pellinsky, com elenco de crianças e adolescentes. “Serão três noites vibrantes com a autêntica cultura periférica e todos e todas estão convidadas a participar dessa experiência”, convida o produtor Lucas Isaksson.

Subúrbia tem a assinatura da Interlúdio Produções, uma jovem produtora cultural, cujo compromisso com a cena criativa brasiliense se traduz em festivais envolventes, como o Cena na Quebrada, de teatro, e o Territórios Ballroom – Festival da Cena Ballroom.

Serviço:

Sub̼rbia РII Mostra de Arte e Cultura do Cruzeiro
Local: Aruc
Endereço: SRES Área Especial 8 – Cruzeiro Velho
Dias: 3, 4 e 5 de novembro, sexta, a partir das 19h, e sábado e domingo, a partir das 16h
Entrada franca e de classificação livre para todos os públicos
As apresentações contarão com tradução para Libras
Mais informações: https://mostrasuburbia.com.br/
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Programação:

Sexta, 3 de novembro de 2023
19h Show Pirofágico
19h Set musical: DJ Odara Kadiegi
20h Show musical: Rapper PG 400
21h Set musical: DJ Markynhos Smurphies Disco Club

Sábado, 4 de novembro de 2023
16h Espetáculo teatral: Inesperável Público
17h Show musical: Grupo Batalá
18h Show musical: Dudu7
19h30 Show musical: Júlia Moreno
21h Show musical: Samba da G4

Domingo, 5 de novembro de 2023
16h Performance: Grupo Pellinsky
17h Show musical: Martinha do Coco
18h30 Show musical: Flor Furacão e o Forró Jazz do Cerrado
19h30 Show musical: Forró de Vitrola com o DJ Cacai Nunes