Cutucart apresenta o espetáculo de rua “Quase nada do mar” em Brasília

Por onde transitamos e o que transita em nós? Rua. Uma enxurrada de passos vazios que inunda a cidade. Um mar de histórias que se evaporam a conta gotas. O invisível vive e sobrevive para não se afogar na solidão do asfalto. Seguimos a maré buscando respostas, ou quem sabe pelo menos um olhar.

“Quase Nada do Mar” é um espetáculo original da Cutucart, que retorna em novembro de 2022, após uma estreia de sucesso em 2019 quando foi apresentado na Cidade Estrutural e em Planaltina.

Aqui Tem Diversão

O espetáculo surgiu como uma afirmação da identidade da Cutucart que, através do processo colaborativo, levanta problemáticas da sociedade contemporânea. Os personagens da obra se encontram em situações de vulnerabilidade social, perpassando por questões como desigualdade social, machismo e violência estrutural.

Esses temas são abordados fundamentalmente no cenário da rua, apresentando ao espectador um olhar diferenciado às pessoas que estão presentes no cotidiano, porém que são invisibilizadas. O espetáculo traz à tona questionamentos sobre a humanidade fria e apática, que negligencia o olhar ao outro, além de revelar as fragilidades de uma sociedade que esconde, que separa, que oprime.

“’Quase Nada do Mar’ nos faz olhar pra dentro. Ao mesmo tempo em que traz uma realidade aparentemente distante, ele fala sobre todos nós. É um espetáculo que retrata a margem da sociedade, as pessoas que não são ouvidas, que não vistas. E quando trazemos esse olhar, percebemos que não estamos tão distantes assim. É um trabalho pra reflexão, pra sensibilidade tão necessária nos dias de hoje”, comenta Boa Oligar, produtora do grupo.

Apoiado a essa temática, “Quase Nada do Mar” busca despertar um olhar sensível, levando o público a uma navegação instável, a um balanço perverso de situações vividas em nosso dia-a-dia que preferimos não olhar. Coloca em confronto as vaidades e comportamentos individualistas que nos afastam uns dos outros, empurrando pessoas para a margem.

SERVIÇO

VILA TELEBRASÍLIA (Praça das ruas 14 e 15)
Dias 11, 12 e 13 de novembro, às 17h

VILA PLANALTO (Praça Rabelo)
Dias 18, 19 e 20 de novembro, às 17h

Duração:60 minutos
Classificação Indicativa:12 anos
Acesso livre

Arrecadação Social Voluntária: Alimentos não perecíveis, cobertores e/ou itens de higiene pessoal

Os itens arrecadados serão doados posteriormente a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

FICHA TÉCNICA

Realização: Cutucart
Dramaturgia: Cutucart
Direção Geral: Bia Oligar
Elenco: Anna Ju Carvalho, Analu Rangel e Iury Persan
Trilha Sonora Original: Thuyan Santiago
Encenação: Cutucart
Comunicação: Elevate Comunicação e Mídia
Assessoria de Imprensa: Josuel Junior
Designer Gráfico: Elevate Comunicação e Mídia
Fotografia: Humberto Araújo
Produção: Lucas Isaksson
Assistência de Produção: Analu Rangel e Izabella Beatriz
Coordenação Administrativa: C1 Produções
Agradecimento: CEMIC Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal