Primeiro Olhar, 9Âș Festival Internacional de Artes CĂȘnicas para a Primeira InfĂąncia, de 13 de março a 1Âș de abril de 2023

A nona edição do Primeiro Olhar – Festival Internacional de Artes CĂȘnicas para a Primeira InfĂąncia serĂĄ realizada de forma descentralizada em diferentes cidades do Distrito Federal entre os dias 13 de março e 1Âș de abril de 2023 com uma programação formada por grupos de artes cĂȘnicas de referĂȘncia no Brasil e no DF. Com direção artĂ­stica e produção da atriz Clarice Cardell e viabilizado com aporte financeiro do Fundo de Apoio Ă  Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o Primeiro Olhar Ă© uma ação consolidada no campo das criaçÔes cĂȘnicas voltadas para o pĂșblico entre zero e seis anos – a primeira infĂąncia – e seus familiares.

Ao longo do perĂ­odo do festival serĂŁo realizadas atividades abertas ao pĂșblico aos sĂĄbados, com ingressos gratuitos, distribuĂ­dos uma hora antes do inĂ­cio das atividades no Sesc CeilĂąndia e no Sesc Gama.

A programação conta com o espetĂĄculo Canto do Medo, da Cia La Casa Incierta, que tem como tema os medos na primeira infĂąncia, e serĂĄ apresentada em creches e tambĂ©m para o pĂșblico em geral no dia 18 de março, Ă s 16h, no Sesc CeilĂąndia.

Na semana seguinte, quem se apresenta Ă© a consagrada companhia Eranos CĂ­rculo de Arte, de ItajaĂ­ (SC), com o premiado espetĂĄculo Caixa Ninho, igualmente para o pĂșblico de creches e, no sĂĄbado, 25 de março, Ă s 16h, no Sesc CeilĂąndia.

Na terceira semana de programação, serĂĄ a vez do espetĂĄculo Tuna, da companhia Teatro da Escuta, de GoiĂąnia, em apresentaçÔes exclusivas para creches. E no sĂĄbado, 1Âș de abril, quem se apresenta no Sesc Gama, Ă s 16h, Ă© a companhia Celeiro das Antas (DF), com um exercĂ­cio de comicidade para a primeira infĂąncia, o espetĂĄculo O Concerto, uma obra delicada e divertida.

AlĂ©m das apresentaçÔes teatrais, o festival tambĂ©m realizarĂĄ a oficina Pausa, com a companhia Psoas e Psoinhas, dedicada a professores de educação infantil de creches do VarjĂŁo e de BrazlĂąndia. E tambĂ©m em 27 de março, serĂŁo realizadas duas apresentaçÔes da Oficina MĂŁo na MĂșsica, com o Studio Sereia, dedicadas aos bebĂȘs e crianças cegas de zero a cinco anos, no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (612 Sul).

PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO:

18 de março, às 16h, no Sesc Ceilùndia
Canto do Medo – Clarice Cardell (DF)
Num grande vestido azul, a mĂŁe conversa sobre seus medos e receios. Uma criança na hora da passagem do sono Ă  vigĂ­lia, sonha com a noite, o lobo, monstros, o mar
 Diferentes medos que atravessam esse mundo do binĂŽmio mĂŁe e filho sĂŁo cantados e contados atravĂ©s de sombras, objetos e cançÔes.

Direção: Sandra Vargas. Dramaturgia: Clarice Cardell e Sandra Vargas. Intérprete: Clarice Cardell. Trilha sonora e execução musical: Lupa Marques

25 de março, às 16h, no Sesc Ceilùndia
Caixa Ninho – Eranos Círculo de Arte (Itajaí – SC)
O espetĂĄculo Ă© um acontecimento teatral para a primeira infĂąncia, no qual as crianças sĂŁo convidadas a entrar num universo de caixas de papelĂŁo – um cenĂĄrio intimista, lĂșdico e modular – um espaço compartilhado de relação e construção em que tudo Ă© possĂ­vel. Neste mundo de caixas, crianças e adultos encontram um ninho e presenciam os primeiros voos de uma caixa passarinho.

Pesquisa, elenco e autoria: Leandro Maman e Sandra Coelho. Ambientação sonora: Hedra Rockenbach. Direção-geral, design de projeção e confecção de bonecos: Leandro Maman. Supervisão artística: Adriano Guimarães. Assessoria de Animação: Luiz André Cherubini. Direção de arte: Sandra Coelho

1Âș de abril, Ă s 16h, no Sesc Gama
O Concerto – Celeiro das Antas (DF)
O espetĂĄculo traz para a cena as aventuras da personagem ZambelĂȘ, que brincando com objetos cotidianos, descobre um novo universo de possibilidades, novos usos e uma variedade de sons. Sua grande descoberta Ă© perceber que pode fazer um concerto e chegar em uma mĂșsica criada coletivamente.

Roteiro, direção e atuação: Zé Regino. Técnico de luz e som: Pedro Gabriel. Figurino: Zé Regino e Luziåria Oliveira. Cenårio e adereços de cena: Zé Regino e Robson Carvalho. Mediação: Marcela Regina. Produção: Ana Paula Martins

PROGRAMAÇÃO PARA PÚBLICO ESCOLAR:
*Eventos gratuitos e exclusivos para o pĂșblico de cada local

As cançÔes de Makuru – Bebelume CriaçÔes
15 de março, às 15h e às 16h, no Sesc Ceilùndia

Uma viagem pelas cançÔes de ninar, que mistura a linguagem do teatro, do vĂ­deo e das cançÔes. Makuru, um desenho animado, interage ao vivo com os cantores e o pĂșblico.

Roteiro, direção e atuação: Clarice Cardell. MĂșsico convidado: Matheus Ferrari. Animação e tecnologia: Ricardo Makoto. Produção: Leonardo Hernandes

Oficina Pausa – Psoas e Psoinhas
13 de março, às 14h30, no CEI Tia Nair (Brazlùndia)
21 de março, às 14h, na Creche Tia Angelina (Varjão)

Workshop para educadoras, educadores e artistas. Um convite ao autocuidado, à autopercepção e ao afeto

Criação e interpretação: Katiane Negrão

Oficina MĂŁo na MĂșsica – Studio Sereia
27 de março, às 9h e às 13h, no Centro de Ensino de Deficientes Visuais 08 (612 Sul)

Uma vivĂȘncia apoiada no uso de voz, percussĂŁo e de diferentes instrumentos musicais que fazem referĂȘncia simbĂłlica aos quatro elementos da natureza. O trabalho reĂșne melodias vocais e sonoridades acĂșsticas para o fortalecimento do vĂ­nculo emocional entre mĂŁe/pai-bebĂȘ.

Fernanda Cabral: voz e percussĂŁo
Lupa Marques: percussĂŁo

Tuná – Teatro da Escuta
30 de março, no Sesc Gama, às 9h, às 10h e às 14h30

TunĂĄ Ă© ĂĄgua para algumas etnias indĂ­genas como os ApalaĂ­, os Kaxuiana e os Macuxi. A ĂĄgua Ă© o elemento que permeia a ligação das personagens deste espetĂĄculo. Nele, uma mĂŁe e uma filha velejam juntas por meio do som, ninando o rio de suas vidas e desvendando os ensinamentos dos ancestrais que vieram antes delas. O espetĂĄculo Ă© especialmente destinado a bebĂȘs e crianças pequenas de seis meses a quatro anos de idade.

Direção e trilha sonora: Fernanda Cabral. Atuação: Joana Abreu e Yasmin Lyra. Direção de arte, criação de identidade visual e figurino: Cacå Fonseca. Cenografia: WGCena. Iluminação: Marcus Pantaleão. Produção: Lorena Fonte

PRIMEIRO OLHAR – 9Âș FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES CÊNICAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
De 13 de março a 1Âș de abril de 2023, no Sesc CeilĂąndia (QNN 27 Área Especial S/N, CeilĂąndia Norte), no Sesc Gama (Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1, Gama) e em creches do Distrito Federal. Classificação indicativa livre. Ingressos gratuitos. Reserva de ingressos pelo e-mail: [email protected]