O Arcano: Espetáculo inédito sobre a inquietação humana estreia no Distrito Federal. Obra do Hierofante Cia de Teatro fala sobre mitos e mistérios desde o início dos tempos

Desde o começo da era civilizatória os seres humanos nutriam interesse em descobrir seu futuro. Nas civilizações antigas como a Grécia e Roma, seus habitantes cultuavam deuses mitológicos e buscavam sacerdotes que possuíssem sabedoria ou uma presença divina capaz de interpretar o destino com poderes adivinhatórios para responder sobre suas dúvidas, sobre o oculto ou o que estava previsto para o seu destino.

Este tema que se baseia em crenças e mistérios dá vida ao inédito espetáculo O Arcano que, com dramaturgia de Anderson Floriano, Edimilson Braga e Daniela Josper – do Hierofante Cia de Teatro – estreia em setembro de 2022 na capital federal. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, a produção estará em cartaz nos dias 1º, 2, 3, 4, 16, 17, 18, 30 de setembro no Teatro do Espaço Jovem de Expressão – EQNM 18/20 Praça do Cidadão, Ceilândia DF. Se encerra nos dias 1 e 2 de outubro, no local. Sempre às 20h. Entrada franca mediante retirada de ingresso na bilheteria no dia da apresentação. Classificação 14 anos….

O espetáculo aborda os medos e dilemas do ser humano, entre o sagrado e o profano, nos mais variados oráculos, como o tarô, que inspiraram O Arcano. Uma busca do conhecimento, do oculto, da revelação das perguntas mais reservadas que cada um carrega no seu mais íntimo universo ou, nessa busca, aparecerão novos e intrigantes questionamentos.

Oráculos – Os Oráculos foram uma das primeiras formas de relacionamento entre os seres humanos e a divindade. Na tradição chinesa o I Ching foi usado para adivinhação na dinastia Shang, embora seja muito mais antigo e tenha profundo significado filosófico.

“Essa tradição percorreu o tempo e chegou até os dias atuais. E se transformou, embora nunca deixou de buscar essa inquietação humana seja por meio de uma profecia, revelação ou para descobrir a resposta para uma pergunta que venha do além com seus destinos possíveis”, destaca um dos fundadores do Hierofante e diretor de Arcano, Anderson Floriano.

“Será sorte ou o já está escrito, definido? Ou será a capacidade de cada um escolher seu caminho? Um debate filosófico sobre a evolução dos seres, suas crenças e ceticismos que permeiam na mente humana entre o sagrado e o profano”, destaca o ator e dramaturgo Edimilson Braga.

E nesta saga os heróis e anti-heróis, os atores Anderson Floriano, Diogo Cerrado, Edimilson Braga, Rodrigo Lelis, Tati Ramos e Tauã Franco viajarão para o encontro do momento mágico que todos os seres aguardam por toda a vida. “E agora você vai participar deste momento mágico que será desvendado. Mas, para isso terão que ver a peça…rs”, ressalta o diretor.

Sobre o Hierofante

Com 27 anos de estrada, o Hierofante Cia. de teatro é uma entidade de estudo, pesquisa, montagem e apresentação de peças teatrais e cinema com sede em Brasília/DF. Desde 1995, o grupo vem se dedicando à realização de trabalhos com jovens por meio de oficinas, apresentação de espetáculos e produção de cinema no Distrito Federal, além da passagem por 15 estados brasileiros, pela África e pelos Estados Unidos a América.

Com espetáculos de responsabilidade social, a Cia. tem contribuído para a conscientização da população para a preservação do patrimônio público, do meio ambiente e também para a prática do sexo seguro. Em 27 anos de atividades ininterruptas, O Hierofante Cia. de Teatro recebeu 11 prêmios, tendo sido visto por aproximadamente 1. 000.000 (um milhão) de pessoas.

Serviço:

O Arcano
Local: Teatro do Espa̤o Jovem de Expresṣo РEQNM 18/20 Pra̤a do Cidaḍo, Ceil̢ndia DF
Datas: 1, 2, 3, 4, 16, 17, 18, 30/9* e 1*, 2*/10
Hrs: 20:00
Entrada Franca mediante retirada de ingresso na bilheteria no dia da apresentação
* Com acessibilidade em Libras e audiodescrição

Ficha Técnica

Dramaturgia
Anderson Floriano
Edimilson Braga
Daniela Josper
Diretor Artístico
Anderson Floriano
Assistente de Direção
Daniela Josper

Elenco

Anderson Floriano
Diogo Cerrado
Edimilson Braga
Rodrigo Lelis
Tati Ramos
Tauã Franco

Coordenação Geral
Leonardo Ferreira

Diretor de Produção
Anderson dos Reis

Assistente de Produção
Aleh barbosa

Direção Musical
Diego Galeno

Administrador
Anderson Floriano

Figuinista
Cyntia Carla

Cenografia
Aleh Barbosa
Anderson Floriano

Preparador de Ator e Corpo
Edimilson Braga

Audiodescrição
Aleh Barbosa

Mídias Sociais e Internet
Anderson dos Reis
Aleh Barbosa

Foto
Aleh Barbosa

Apresentação:
FAC

Realização
O Hierofante Companhia de Teatro

Patrocínio:
FAC – Secretaria de Cultura – GDF