Tradicional mostra de animação, Mumia criada há duas décadas na capital mineira, chega ao Sesc Edusesc Taguatinga entre 22 e 25 de setembro

Realizada em Belo Horizonte desde 2003, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA) é o segundo maior evento do Brasil dedicado a este tipo de produção audiovisual. As programações da mostra, ao longo desses 20 anos, cumpriram a importante missão de incentivar seus realizadores e servir como uma referência para o público sobre a diversidade de técnicas e pluralidade de propostas, conceitos e enredos na linguagem da animação, principalmente aquelas fora do circuito comercial, exibindo longas e curtas-metragens de diversos cantos do mundo e levando a animação brasileira para ser exibida pelo Brasil e em países como Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e Armênia.

Entre os dias 22 e 25 de setembro, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA – Especial 20 anos chega ao Distrito Federal e ocupa o telão da teatro Paulo Autran, do Sesc Edusesc Taguatinga Norte, com uma retrospectiva de suas duas décadas com o melhor da animação brasileira e internacional. Serão exibidos 46 curta-metragem divididos em programas para o público adulto e o infantil. Toda a programação é gratuita.

Criador da MUMIA, o diretor de animação Sávio Leite comenta que a seleção de filmes foi composta por curtas, oriundos de 14 países, exibidos nas quatro últimas edições da mostra e que fossem inéditos nas telas do DF – passando pela delicadeza de Mi otro hijo, do argentino do Gustavo Alonso, que reflete sobre sua relação com um filho portador da Síndrome de Down; até chegar na questão da violência urbana em 8 Bullets e Riot, ambos do francês Frank Ternier.

“Tem animações para todos os gostos. Dream Into Drawings, do Koji Yamamura, por exemplo, é uma animação japonesa maravilhosa, que ganhou muitos prêmios. Já quem prefere algo mais experimental, precisa conferir Strange Case, de Zbigniew Czapla, uma animação surrealista polonesa, feita com a técnica da pintura, algo que também pode ser encontrado em Erlkönig, do artista plástico suíço Georges Schwizgebel, um dos grandes nomes da animação vivo”. Para os fã da popular técnica stop motion, na qual objetos são usados para criar a animação, Sávio Leite indica ainda o búlgaro Ugly Fairy Tale, de Radostina Neykova, feito com bordados, e eslovaco The Kite, de Martin Smatana. “Da programação infantil, gosto muito de Lé com Cré, de Cassandra Reis, premiada animação brasileira, imperdível para quem for ao evento com as crianças”.

Também durante a mostra será lançado o livro A forma realizada – O cinema de animação, de autoria de Dean Luís Reyes, e traduzido por Sávio Leite, que analisa em seus capítulos temas como os pioneiros da animação no século 20, a animação japonesa (partindo dos expoentes Osamu Tezuka e Hayao Miyazaki), a produção do realizador cubano Juan Padrón, a animação russa O conto dos contos, de Yuri Norstein, o trabalhos dos irmãos americanos Stephen e Timothy Quay, além de outras personalidades importantes no cinema de animação do leste europeu, como Jan Lenica, Wladyslaw Starewicz e Jan Svankmajer.

A publicação traz também um capítulo especial sobre o cinema digital e as novas formas de produção, partindo do filme Tango, de Zbigniew Rybczynski, até os longas feitos em computação gráfica. O livro ainda explora várias facetas do cinema contemporâneo, passando por Steven Spielberg, James Cameron, John Lasseter, assim como autores de cinema que utilizaram recursos da animação em suas obras, como Chris Marker e Peter Greenaway, até figuras do underground, caso de Ryan Larkin.

PROGRAMA 1 (73 min)

He Won’t Hold You (feat. Rapsody) (Daniel Bruson / 5’ 25” / Brasil / 2020)

As coisas se rearranjam, sentimos falta do que não é mais o mesmo. Animação pintada à mão quadro a quadro, é o videoclipe oficial da música He Won’t Hold You, do vencedor do Grammy Jacob Collier, com participação de Rapsody. O quarto single do álbum Djesse Vol. 3.

Flut (Malt Stein / 10 min / Alemanha / 2018)

As margens de um lago poluído se rompem e a cidade começa a ser inundada. Pelo menos há um bom motivo para manter seu filho em casa. Mas no isolamento, os pensamentos e associações passam a tomar forma de pesadelos e a se misturar com a realidade.

De onde vêm os dragões (Grace Luzz / 9’57” / Brasil /2020)

Ao nascer um bebê, também nasce uma família e suas complexidades. Curto e bem humorado retrato sobre a maternidade e suas sombras mais ocultas.

At First Sight (Sjaak Rood / 16 min / Holanda/ 2018)

Um homem e uma mulher se dirigem diretamente um para o outro. Eles acertam o freio bem a tempo e param, um de frente para o outro. Ambos são teimosos demais para dar lugar um ao outro. Uma história de vida começa.

The Kite (Martin Smatana / 13 min / Eslováquia / 2019)

O filme trata da questão da morte, mas o faz de forma simples, metafórica e simbólica na relação entre o menino e seu avô. Isso explica que nenhum de nós está aqui para sempre e que todas as criaturas vivas devem morrer, mas também para mostrar que a morte não significa o fim de nossa jornada.

A Double Life (Job, Jors e Marieke / 3 min / Holanda / 2018)

Uma deliciosa comédia dark sobre marido e mulher cujas ideias diferentes de conformidade de gênero levam a um confronto inesperado.

Back and forth (LIsa Foster / 4 min / Belgica / 2018)

Todos nós temos um ritmo diferente. VOLTAR E SEGUIR é uma dança sobre ritmos individuais que caminham juntos, parecem se chocar ou simplesmente permanecem separados.

Tom (Felippe Steffens / 7 min / Brasil / 2020)

Um astronauta passa seus dias na Estação Espacial Internacional à espera de um retorno.

Tough (Jennifer Zheng / 5 min / Irlanda / 2016)

Algumas coisas só podem ser entendidas com maturidade. Uma nova luz é lançada sobre os mal-entendidos culturais da infância quando uma mãe chinesa e sua filha nascida no Reino Unido falam como adultas pela primeira vez.

PROGRAMA 2 (73 min)

Dream Into Drawings (Koji Yamamura / 10 min / Japão / 2019)

Um dia ele estava desenhando uma carpa, naquele exato momento ele dormiu e se tornou uma carpa em sonho. Uma carpa gostava de nadar, mas um pescador a apanhava.

Strange Case (Zbigniew Czapla / 13′ 30´´ / Polônia / 2017)

O filme como uma metáfora da vida, a última jornada surrealista na consciência. Fluxo de imagens, pensamentos e memórias. A sequência das experiências pessoais do protagonista e da memória coletiva.

1 peixe para dois (Chia Beloto / 9 min / Brasil / 2019)

Um senhor que come sozinho, uma espécie de ser humano que vive no interior do coração da baleia de 52 hertz, o animal mais solitário do mundo. Comer sozinho é sua atividade preferida. Até que um dia, um outro ser aparece para dividir os espaços.

Apneia (Carol Sakura & Walkir Fernandes / 15 min / Brasil / 2019)

Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.

Sangro (Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR / 7 min / Brasil / 2019)

Inspirado em uma história real, “Sangro” é a confissão íntima de uma pessoa que vive com HIV. Turbilhão de sentimentos. As primeiras sensações. Um filme em animação que busca desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus.

Sauvage (Rauol Dhellemmes, Axel Beaudelot, Pauline Lemaire, Marius Dalle, Alexis Jouen, Ophelie Kasznski / 5 min / França / 2019)

Na floresta fria da Sibéria, uma lebre tenta escapar de uma matilha de lobos.

Me (Begoña Arostegui / 13 min / Espanha / 2020)

Para nosso herói, todos os dias parecem iguais. Ou talvez sejam muito parecidos: as mesmas rotinas repetidas indefinidamente. Um dia, uma placa simples que diz Park vai fazer tudo tremer.

PROGRAMA 3 (73 min)

Memorias de Alba (Maria Steinmetz e Andrea Martignoni / 6’20” / Alemanha / 2019)

Alba se lembra como ela se apaixonou por Pierino, amigo de seu irmão, no início dos anos cinquenta, na Itália.

Purpleboy (Alexandre Siqueira / 14min / França / 2019)

Oscar é uma criança que brota no jardim dos pais. Ninguém conhece seu sexo biológico, mas ele reivindica o sexo masculino. Um dia, Oscar vive uma aventura extraordinária, mas dolorosa, em um mundo autoritário e opressivo. Ele conseguirá ter o reconhecimento de identidade que deseja tanto?

8 Bullets (Frank Ternier / 13 min / França / 2014)

Meu nome é Gabriel e eu vivo em Taipei. Perdi minha esposa durante um assalto. Um homem ruivo veio em minha direção, cheirava a peixe frito. Ele tinha uma arma e matou minha família. Desde então, me sinto vazio como se tivesse um buraco na cabeça.

O Retrato do Mal (Márcio Júnior e Márcia Deretti / 10 min /Brasil / 2021)

Por séculos muitos artistas têm sido vaidosos, arrogantes e pretensiosos. Mas ninguém como Gascon, que dedicou toda a sua existência à procura da obra-prima do horror. Baseado na obra de Jayme Cortez.

Carne (Camila Kater / 12′ 12″/ Brasil/ Espanha / 2019)

Raro, médio raro, médio, médio bem e bem passado. Por meio de histórias íntimas e pessoais, cinco mulheres compartilham suas experiências em relação ao corpo, desde a infância até a velhice.

Ehiza (Hauazkena Taldea / 5 min / Espanha /2020)

O artista Rafael Ruiz Balerdi realizou em 1969 a curta-metragem de animação “Homenaje a Tarzán”, que terminou com um enigmático “continuará”. “Ehiza” é a nossa continuação. Em “Ehiza” aceitamos a proposta estética de Balerdi, mas longe dos olhares coloniais dos filmes que inspiraram aquele trabalho, “Ehiza” retrata a crueza da nossa própria realidade: acosso, violência e destruição.

Stuffed (Élise Simoulin, Édouard Heutte, Clotilde Bonnotte, Anna Komaromi

Marisa Di Vora Peixoto, Helena Bastioni / 6′ 34” / França / 2018)

Um gato emocionalmente instável faz um encontro estranho que o ajuda a crescer e aprender a superar sua raiva.

Cecilia (Daniel Veloso / 5’ 31” / Belo Horizonte / 2021)

Em um mundo tomado pela superexposição na mídia, Cecilia vive um dia atípico.

PROGRAMA 4 (64 min)

Erlkönig (Georges Schwizgebel / 5’30” / Suíça / 2015)

Um pai passeia com seu filho pela floresta. A criança doente acha que vê o Erlking, que tanto o encanta quanto o assusta. Baseado no poema de Goethe Erlkönig e na música de Schubert / Liszt.

Ninbus (Marcus Buccini / 11 min / Brasil / 2020)

Em uma terra árida e quase morta, um homem acende uma vela e reza. Uma tempestade começa a surgir. Nimbus é uma fábula sobre fé, religião e o poder da natureza.

Hooked (Lucil Lepeuple, Margot Cardinael, Zoé Caudron, Benjamin Bouchard, Camille Gras, Marine Boudry / 8 min / França / 2017)

April é uma jovem mulher com cabeça de peixe e ela é obcecada por água. Mas o problema é que quanto mais ela a toca, mais ele fica perigoso e tóxico para ela. Quando ela acha que ela finalmente está presa por seu vício, a esperança aparece e um urso a pesca …

Ugly Fairy Tale (Radostina Neykova / 10´20˝ / Bulgária / 2018)

Inovação Bordados feitos à mão. Homem e mulher passam seus dias em discussões inúteis. Um dia, a casinha deles se enche de suas querelas intermináveis e foge.

Sans Gravité (Charline Parisot, Jérémy Cissé, Fioretta Caterina Cosmidis, Flore Allier-Estrada, Maud Lemaître-Blanchart, Ludovic Abraham / 7´56˝ / França / 2018)

Um astronauta volta à Terra e tenta se ajustar a ela novamente.

Riot (Frank Ternier /13 min / França / 2017)

Um jovem negro é morto em uma briga com um vizinho vigilante e a polícia. Uma multidão indignada se reuniu. O sentimento de injustiça é alto. Um grupo se isola. Emoção gera revolta …. Na ausência de palavras, o corpo pode se vingar?

Subsolo (Erica Maradona e Otto Guerra/ 8 min / Brasil / 2020)

Em busca de corpos sarados, três amigos frequentam diariamente a mesma academia. Apesar de assíduos, vivem um ciclo interminável que não os permite alcançar a meta.

PROGRAMA 5 (55 min)

Magnética (Marco Arruda / 16 min / Brasil / 2020)

Em uma cidade habitada por seres desenhados, um garoto indígena testemunha uma aparição holográfica. É a chegada de uma entidade de materialidade desconhecida. Com uma presença misteriosa e alegorias exóticas, ela passa a encantar os moradores, despertando os seus sentidos mais insanos.

Ecorce (Samuel Patthey e Silvain Monney / 15min / Suiça / 2020)

Em um lugar escondido, a rotina diária de uma casa de repouso se desenvolve à medida que o tempo parece parar. Os residentes desenhados ganham vida no papel.

I Wish (Nadia Goldman / 5′ 15″ / Rússia / 2021)

Marina quer dormir muito, mas não é assim tão simples. Marina perdeu seu travesseiro, e os pequenos brincalhões da floresta não a ajudam a procurar por algum motivo.

Maji (Cesar Diaz Melendez / 1′ 30″ / Espanha / 2020)

Uma pequena jornada para descobrir a importância da água em nossas vidas.

Love Me, Fear Me (Veronica Solomon / 6 min / Alemanha / 2018)

Uma metáfora de dança sobre os papéis que desempenhamos e as formas que assumimos, sobre os palcos que escolhemos, o público que tentamos impressionar e o preço da aceitação.

Mi otro hijo (Gustavo Alonso / 11 min / 2018 / Argentina)

“Às vezes, com os filhos, acontece como no desenho: eles não saem como você imaginava”. Esta é a história de Gusti, um pai que passa pelo desnorteamento, negação e o amor mais incondicional por seu novo filho, ao descobrir que ele tem Síndrome de Down.

INFANTIL (65 min)

Eu queria ser um monstro (Marão / 8 min / Brasil / 2009)

Cotidiano de uma criança com bronquite.

Lé com Cré (Cassandra Reis / 5´29” / Brasil/ 2018)

Dinheiro, medo e coisas de menino & menina contados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito.

The Kite (Martin Smatana / 13 min / Eslovaquia / 2019)

O filme trata da questão da morte, mas o faz de forma simples, metafórica e simbólica na relação entre o menino e seu avô. Isso explica que nenhum de nós está aqui para sempre e que todas as criaturas vivas devem morrer, mas também para mostrar que a morte não significa o fim de nossa jornada.

Vento Viajante (Alunos do Projeto Animação / 6′ 10″/ Brasil / 2020)

Desenvolvido por 23 alunos de cinco escolas de Icapuí/CE, em uma oficina do Projeto Animação Ambiental, realizada pelo Instituto Marlin Azul. O vento é o protagonista deste filme. Os alunos trouxeram para a tela vários elementos da natureza da região.

Hornzz (Lena Franz / 5 min / Brasil / 2019)

Como cada escolha reflete em nossas vidas? Através da narrativa surrealista de Hornzz, acompanhamos as escolhas e desafios da menina Lu, viajando por experiências únicas em cenários lúdicos.

Sayounara (Débora Mini / 4’40” / Brasil / 2016)

Sayuri e Yasuo traçam sua história de amor, mostrando que a vida pode se tornar frágil mediante situações inesperadas.

Por que o coração bate rápido? (Débora D’Avila e Simon Brethé / 2’47” / Brasil / 2019)

A Ana Luíza que mora em Caeté, Minas Gerais, nos pergunta: por que o coração bate rápido?

Metamorfose (Jane Carmen Oliveira / 5’22’’ / Brasil/ 2017)

Em busca de aceitação e felicidade, uma menina se espelha nas pessoas ao seu redor.

Billy com limão na mão (Rafael Conde / 15 min / Brasil / 2016)

Bili Belisa / Bela Bili / Bili Bélica / Bili Bárbara / Bilíada / Bili Bipolar / Bili Biruta / Abilolada / Bili Holliday / Bili Biônica / Bili Biotônica / Bili à Beça As Aventuras de Bili em desvestir-se da infância e tornar-se um eu.

PROGRAMAÇÃO

22 de setembro
10h e 14h: Mostra Infantil
19h: Programa 1

23 de setembro
10h e 14h: Mostra Infantil
19h: Programa 2

24 de setembro
10h e 14h: Mostra Infantil
19h: Programa 3 e Programa 4

25 de setembro
10h e 14h: Mostra Infantil
16h: lançamento do livro A forma realizada – O cinema de animação, de autoria de Dean Luís Reyes, com a presença do tradutor Sávio Leite
19h: Programa 5

MUMIA – Especial 20 anos

De 22 e 25 de setembro (quinta-feira a domingo), com sessões às 10h, 14h e 19h, no Sesc Edusesc Taguatinga (CNB 12 Área Especial 2/3 lote B – Taguatinga Norte). Retrospectiva com curtas-metragens de animação da Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA – Especial 20 anos. Evento gratuito. A programação infantil tem classificação indicativa livre e os outros programas têm classificação indicativa 16 anos. Tel: (61) 3451-9146. Visite mostramumia.blogspot.com / www.instagram.com/mumia_bh