Dirigido por Renata Pinheiro Carro Rei tem estreia no 🍿 Festival de Gramado. Filme com Matheus Nachtergaele e um carro falante chega ao país depois de uma bem sucedida première no Festival de Roterdã

Combinando fantasia e drama social, CARRO REI, novo longa de Renata Pinheiro (“Amor, Plástico e Barulho”), terá sua primeira sessão no país durante a 49o edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 13 e 21 de agosto. “Fazer a estreia brasileira no Festival, este ano, vem com a sensação de participar de um importante momento histórico. 2021 é um ano em que estamos lutando contra dois males que assolaram o mundo, a pandemia de Covid-19, e a política devastadora da extrema-direita. Este é um filme que utiliza o gênero fantástico para tratar de assuntos duros e urgentes. O longa, além de conter outras facetas, é a minha forma de tentar digerir os fatos recentes que ocorreram no Brasil desde 2013. O Festival de Gramado, nascido em 1973, certamente também precisou digerir o caminho tortuoso que a história brasileira já fez e se impor como algo importante e fundamental para o país. Mostrar anualmente um recorte da produção cinematográfica brasileira é uma atitude política. Com a pandemia, sua parceria com o Canal Brasil ampliou ainda mais seu público. Nós que fizemos o CARRO REI estamos muito felizes em participar desta resistência”, declara a cineasta.

O filme fez sua estreia mundial no Festival de Roterdã, em fevereiro passado, vem participando de diversos festivais ao redor do mundo e colheu diversos elogios. A revista on-line Slant destacou a performance de Nachtergaele, classificando-a como “extraordinária”. Carlos Alberto Mattos, na Carta Maior, disse que “não faltaram coragem e capacidade de invenção a Renata Pinheiro e sua equipe. […] A direção de arte transborda criatividade, o aparato de luz e cores é estimulante, e o som faz um espetáculo à parte com seus hibridismos de voz e ronco de motor.” Já o jornal português Público apontou o filme como “Christine vai a Caruaru e Antonioni ao sertão” – em referência ao clássico romance de terror de Stephen King, e ao famoso cineasta italiano, conhecido pelos seus filmes de temática existencialista.

No início dos anos 2000, o nascimento de uma criança dentro de um carro 0km recém saído da concessionária, provoca um evento fantástico. O bebê cresce e se torna uma espécie de criança transumana que tem a habilidade de se comunicar com carros. Ele é Uno da Silva (Luciano Pedro Jr). Uno e o carro “crescem” juntos e são melhores amigos, ao lado de Zé Macaco, seu tio, um mecânico de ideias pouco convencionais. Mas um acidente os separa. A criança se torna um jovem ativista ambiental, afastando-se de seu dom único e da tradição familiar. O carro é exilado junto com Zé Macaco num ferro-velho desativado.

Com roteiro assinado pela diretora, Sergio Oliveira e Leo Pyrata, CARRO REI é um filme do gênero fantástico que aborda o transhumanismo, um conceito que acredita no aumento das capacidades humanas através da tecnologia. “O longa se passa em Caruaru, uma cidade média brasileira onde a crise econômica está afetando a todos, especialmente a classe trabalhadora. A ideologia de extrema direita, carregada de falsas esperanças, está se espalhando com velocidade; e ela chega de carro”, explica Renata, que define o longa como “um filme sobre luta de classes”.

Para a diretora, em sua obra, “qualquer coisa pode se transformar em personagem quando entende-se que a linguagem visual tem o mesmo poder de comunicação que o diálogo falado. Portanto, tento economizar palavras porque gosto mais quando a encenação já é o bastante para a construção da narrativa do filme. Em CARRO REI esses objetos inanimados, os carros, que já são presentes nos sonhos e histórias pessoais da maioria dos brasileiros, são trazidos para a vida real. Fazem parte da prole humana. E neste caso até ganham voz.”

“Nesta obra pude trabalhar com grandes colaboradores como Sergio Oliveira, um premiado diretor e roteirista brasileiro com quem venho trabalhando desde meu primeiro curta (“Superbarroco”), e com quem codirigi vários filmes; Fernando Lockett, cinegrafista argentino com quem trabalho desde meu primeiro longa (“Amor, Plástico e Barulho”); Matheus Nachtergaele, um artista excepcionalmente versátil que conquistou uma reputação formidável no Brasil e no exterior; Jules Elting (“O ornitólogo”), um ator transgênero, não binário, da Alemanha de carreira sólida no teatro e há alguns anos emergente no cinema internacional de arte. Foi incrível também trabalhar com os atores jovens e talentosos Luciano Pedro Jr e Clara Pinheiro”, conclui.

CARRO REI será lançado no Brasil pela Boulevard Filmes.

Ficha Técnica

Direção: Renata Pinheiro
Produção: Sergio Oliveira
Produtora: Aroma Filmes
Produção Executiva: Carol Ferreira, Sergio Oliveira
Roteiro: Sergio Oliveira, Leo Pyrata, Renata Pinheiro
Direção de Fotografia: Fernando Lockett
Direção de Arte: Karen Araújo
Edição: Quentin Delaroche
Edição de Som/Mix: Guile Martins
Trilha Original: Dj Dolores
Diretor Assistente: Sergio Oliveira
Preparação de Elenco: Raissa Gregori
Casting: Marcelo Caetano
Elenco Principal: Matheus Nachtergaele, Luciano Pedro Jr, Jules Elting, Clara Pinheiro, Adélio Lima, Ane Oliva
Voz do Carro Rei: Tavinho Teixeira
Gênero: fantasia, drama
País: Brasil
Ano: 2021
Duração: 97 min.

Sobre Renata Pinheiro

RENATA PINHEIRO é cineasta e artista brasileira. Graduada em artes visuais pela UFPE, foi artista residente na John Moore University, Inglaterra; e estudou no INA (Institut Nacional de L’Audivisuel), França. Partindo da premissa da universalidade da linguagem visual, Renata tem como característica de suas obras a criação de narrativas emocionais elaboradas a partir de construções imagéticas ousadas e vigorosas.

Em 2020 lança o curta MANSÃO DO AMOR na Mostra de Tiradentes. O curta é premiado com melhor direção no Bangalore Film Festival, Índia 2020.

Em 2018, Renata, em codireção com Sergio Oliveira, estreou o longa AÇÚCAR no IFFR (Festival de Roterdã, Holanda). Recebeu prêmio de Melhor filme pelo júri da crítica no Festin Lisboa, Pt, 2018 (Festival de Cinema da Língua Portuguesa).

Seu primeiro longa, AMOR, PLÁSTICO E BARULHO (2013), estreou no Festival de Brasília recebendo três prêmios. O filme também foi exibido no IndieLisboa (Portugal) e ABRAFFTY Fest (Canadá), onde ganhou os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor atriz e atriz coadjuvante.

PRAÇA WALT DISNEY recebeu prêmio de melhor filme no San Diego Film Fest, EUA, além de mais de 50 prêmios em festival do mundo.

SUPERBARROCO, seu primeiro curta, estreou no Festival de Cannes – Quinzena dos Realizadores, 2009, e recebeu mais de 45 prêmios ao longo da sua carreira. Seu mais recente trabalho como diretora de arte foi para ZAMA, de Lucrecia Martel, pelo qual ganhou diversos prêmios como Fênix e Platino. Renata Pinheiro vive e trabalha em Recife, Brasil.

Sobre a Boulevard Filmes

A Boulevard Filmes é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto. Entre seus lançamentos comerciais estão os longas “Amor, Plástico e Barulho” (Renata Pinheiro), “Histórias que nosso cinema (não) contava” (Fernanda Pessoa) , “Legalidade” (Zeca Brito), “Açúcar” (Sergio Oliveira, Renata Pinheiro) e “Sol Alegria” (Tavinho Teixeira) este último com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2021.

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