As melhores frutas para consumir no outono: conheça os benefícios do caqui. É uma boa fonte de vitamina C, que atua na imunidade e no antienvelhecimento

Possui uma ótima quantidade de licopeno, que está relacionado com prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de próstata, segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Originário da China e do Japão, o caqui se deu muito bem por aqui devido ao clima tropical brasileiro. Uma das frutas dessa estação, é fonte de licopeno que atua no sistema imunológico, auxiliando no combate a muitas doenças, inclusive o câncer e doenças cardíacas. “Além disso, é uma boa fonte de vitamina C, que atua na imunidade, no sistema antioxidantes e na produção natural de colágeno no nosso corpo”, aponta Renata Guirau.

Rico em fibras, o caqui ajuda na função intestinal e por ser uma fruta doce, apresenta um teor de carboidratos de, em média, 30g na mesma porção de 100g. “Isso faz dele uma fruta energética e ótima para sobremesas (ver receitas)”, completa a nutricionista.

O caqui tem aproximadamente 120 Kcal para cada 100g de fruta, o que é um pouco acima da média do valor calórico das frutas. “Por isso pessoas com restrição a frutose, como os diabéticos, devem priorizar seu consumo como sobremesa de refeições como o almoço e o jantar. Isso porque a fruta isolada tem absorção mais rápida e pode alterar a glicemia de um diabético”, aponta Renata.

“Quando ingerido junto com fontes de proteínas e gorduras, como as carnes, a digestão fica mais lenta e a liberação do açúcar também, influenciando menos no aumento da glicemia”, explica.

Na hora de escolher a fruta, a cor da casca do caqui deve estar entre o tom alaranjado e o vermelho. É importante observar que a casca esteja íntegra, sem bolores. “Se a casca tiver alguma rachadura, ou a polpa estiver muito amolecida deverá ser consumido mais rapidamente”, orienta.

A nutricionista indica o consumo do caqui in natura em lanches ou como sobremesa das refeições principais. Pode ser incluído em receitas como geleias, sorbet, tortas doces, mousses e pavês. Algumas receitas salgadas também podem incluir essa fruta, como molhos para massas, saladas e canapés.

Sugestões de receitas

Sorbet de caqui

Sorbet de caqui

3 caquis bem maduros
3 col de sopa de açúcar
Suco de 1 limão

Preparo

1) Descasque e bata os caquis em um mixer.
2) Acrescente o açúcar e o suco de limão e bata novamente.
3) Leve ao freezer por cerca de 2 horas.
4) Retire a massa do freezer e bata novamente no mixer. Outra opção é levar a massa antes mesmo de congelar direto para uma sorveteira.

 Salada de Caqui

Salada de folhas com caqui

1/3 de maço de rúcula
1/3 de maço de alface roxa
1 caqui maduro cortado em fatias grossas
1 xícara de chá de mussarela de búfala picada
½ xícara de chá de nozes descascadas
Azeite e sal a gosto para temperar

Preparo

1) Monte a salada em um recipiente de sua preferência.
2) Acomode as folhas, a seguir as fatias de caqui, a mussarela e finalize com as nozes. 3) Regue com azeite e acrescente sal antes de servir.

Mousse de caqui

Mousse de caqui

6 caquis médios
2 xícaras de chá de leite integral
½ lata de leite condensado
1 caixinha pequena de creme de leite sem soro
1 envelope de gelatina sem sabor

Preparo

1) Descasque os caquis e prepare a gelatina sem sabor de acordo com as instruções do fabricante.
2) Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para gelar em taças, por pelo menos 2 horas antes de servir.

Molho de caqui para massas

Molho de caqui para massas

2 dentes de alho amassados
½ cebola ralada
2 col de sopa de azeite
½ xícara de salsinha picada
5 caquis maduros médios
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

1) Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola.
2) Bata os caquis em um mixer e acrescente o conteúdo batido ao refogado.
3) Acerte o sal e a cebola e cozinhe até o molho começar a ferver.
4) Acrescente na massa de sua preferência.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui 50 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Esse ano, comemora 40 anos de história. A rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: www.obahortifruti.com.br

 Siga o ObaHortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

Anterior St. Patrick’s Porks simultaneamente em seis cidades
Próximo Vírus é antídoto para o preconceito em seu primeiro single