Anatomia da Autoria, de Nicolau, explora a essência do autor e do artista, analisando suas diferenças e reflexões sobre a criação no cinema e na literatura
A pesquisa sobre o “ser autor”, seja de cinema ou autor literário, serviu de mote para o pesquisador, escritor e cineasta brasiliense Nicolau escrever o livro Anatomia da Autoria. A obra, que conta com versão imprensa e e-book, já pode ser adquirida pelo site da Amazon.
A pesquisa e resultado do livro são realizadas com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o que permitiu ao multiartista investigar sobre a dinâmica da autoria, bem como a do “ser artista” no Brasil.
A proposta delineia uma distinção entre dois conceitos. O artista é concebido como a entidade que materializa e transforma pensamentos, reflexões e ideias imateriais em criações palpáveis, como objetos de arte, livros, filmes e outras expressões artísticas. Em contraposição, o autor é concebido como aquele imerso no reino das reflexões, caracterizado por não necessariamente converter suas ponderações em formas tangíveis. O autor, na visão proposta, permanece no âmbito das ideias, uma esfera em que a autoralidade é vinculada à essência do ser.
“Afeto e memória sempre foram características fundamentais para a Autoria no documentário brasileiro na primeira pessoa. Neste apanhado a respeito de autoria, investiguei tanto autores quanto filósofos e cineastas que escreveram a respeito da autoria com viés pessoal. Espero que leiam porque é muito interessante debater sobre a profissão do Autor, que se desmembra em várias frentes”, destaca Nicolau.

Ficha Técnica:
Pesquisa: Nicolau
Projeto Gráfico: Izabella Bretas, Nicolau e Estúdio Sarau
Consultoria de Pesquisa: Maria Irene Aparício e Mike Peixoto
Assistência de Pesquisa: Kenzo Suzuki
Ilustrações: Flávio Lima Maravilha
Produção Executiva: Cristian Lampert e Nicolau
Correção Textual: Cristian Lampert
👉 Aproveite com nosso link a oferta do livro na AMAZON