Feira internacional de vinhos projeta gerar mais de R$ 30 milhões em negócios. Conhecimento, parcerias comerciais e enoturismo na Serra Gaúcha são algumas das atrações da Wine South America, que ocorre de 12 a 14 de setembro

A Serra Gaúcha se prepara para ser o destino de marcas e profissionais do vinho de várias partes do mundo. Em cerca de um mês, ocorre a 4ª edição da Wine South America, considerada a principal feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina. O evento acontece de 12 a 14 de setembro em Bento Gonçalves, cidade que é considerada a capital do vinho brasileiro.

Rodadas de negócios nacionais e internacionais, geração de conhecimento e lançamentos em enoturismo são algumas das atrações desta edição. Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa, a Wine South America conta com o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.

Em um único ambiente, o visitante vai poder ter acesso a mais de 360 marcas nacionais e internacionais. Ao todo, rótulos de 20 países serão representados na feira, sendo eles: África do Sul, Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Grécia, Itália, Macedônia, Moldávia, Nova Zelândia, Portugal, Romênia, Sérvia, Síria e Uruguai e, claro, Brasil. “Juntamente com tintos, brancos, rosés e espumantes, a WSA amplia ainda os seus expositores com marcas de produtos correlatos, como destilados e azeites de oliva. A 4ª edição do evento será, certamente, um palco imenso de oportunidades para o setor”, avalia Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.

Mais do que promover e fortalecer o setor vitivinícola, a Wine South America tem como objetivo gerar novos negócios e efetivar a expansão do mercado de vinhos no país. Durante os três dias de feira, cerca de 220 compradores de todas as regiões do Brasil irão participar de mais de mil e quinhentas rodadas comerciais promovidas em diversos pontos da WSA. A iniciativa projeta gerar mais de R$ 30 milhões em negócios para o setor vitivinícola.

Outra ação que deve gerar muitas trocas comerciais é o chamado Projeto Comprador Internacional. A iniciativa é do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Neste projeto, 13 compradores internacionais de vinhos, espumantes e sucos de uva farão rodadas de negócios pré-agendadas com vinícolas brasileiras durante a WSA.

Serão dois profissionais da Colômbia, dois dos Estados Unidos, dois da Rússia, dois da Europa, dois da China e outros três de Singapura, Japão e Coreia do Sul. “Pela primeira vez, o projeto trará compradores internacionais interessados exclusivamente no suco de uva brasileiro, produto que conquista cada vez mais apreciadores no Exterior”, salienta o gerente de Promoção para Mercado Internacional do Consevitis-RS, Rafael Romagna.

Vinícolas que participaram de rodadas de negócios em anos anteriores já confirmaram presença na nova edição da iniciativa. “Participamos do projeto em anos anteriores e tivemos experiências muito enriquecedoras não apenas pelos contatos que foram abertos, mas também pelos negócios que foram fechados. Para nós, que somos uma vinícola pequena, é uma oportunidade única de alavancar negócios em termos de exportação. Ter acesso a esses mercados e compradores no nosso dia a dia seria muito difícil, então o projeto é fundamental para fomentar negócios que são tão importantes para o desenvolvimento da viticultura nacional”, destaca Luciano Lopreto, diretor comercial e de marketing da Vinícola Góes, de São Paulo/SP.

A WSA é direcionada a profissionais do segmento do vinho e reúne diversas importadoras do Brasil, além de lojas especializadas, empórios, wine bars, restaurantes, hotéis, e-commerce, mercados e supermercados, distribuidoras e atacadistas.

Novidades do enoturismo serão lançadas na WSA

Entre as novidades das vinícolas expositoras, figuram o lançamento de atrações voltadas ao enoturismo na Serra Gaúcha. Marca que vem se destacando na elaboração de vinhos e espumantes pelo mundo afora, a gaúcha Amitié se prepara para inaugurar oficialmente a estrutura da vinícola durante a Wine South America, aproveitando o período da feira para apresentar ao público o espaço que está sendo construído há mais de dois anos no Vale dos Vinhedos. Conduzido pela sommelière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande, o empreendimento terá espaço de produção, visitação, loja e wine bar. “Nós vamos aproveitar o momento da feira para fazer a inauguração das instalações em função da presença de compradores e outros profissionais do mundo dos vinhos. A feira acaba criando esse ambiente de negócios bastante favorável e que combina com a inauguração de um empreendimento como o nosso”, descreve Andreia.

Ao participar da Wine South America, os compradores terão a oportunidade de visitar in loco as principais vinícolas do Brasil que estão localizadas na Serra Gaúcha, ampliando assim as chances de realizar negócios e conhecer mais sobre cada marca. É o caso da Vinícola Arteviva, que abriu recentemente as portas de um varejo exclusivo no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, um dos mais visitados na Serra Gaúcha. A loja física nasceu com o intuito de estreitar a relação entre a empresa e o consumidor. “É uma satisfação para a Arteviva participar da Wine South America. Para nossa empresa, a feira representa uma oportunidade de apresentar nossa filosofia e valores para um público qualificado, apaixonado por vinhos e com conhecimento aprofundado do setor. A WSA nos possibilita estabelecer conexões com profissionais do ramo, distribuidores, importadores, sommeliers e demais entusiastas do vinho”, afirma o enólogo e proprietário da vinícola, Giovanni Ferrari.

Lançamento oficial da DO Altos de Pinto Bandeira também ocorre na WSA

Os primeiros rótulos de espumantes que levam o selo da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira, conquista obtida em novembro de 2022, estão começando a chegar ao mercado. A segunda DO do Brasil para produtos vinícolas certifica a elaboração de espumantes de excelência e será lançada oficialmente durante a WSA. As vinícolas Aurora, Don Giovanni, Familia Geisse e Valmarino irão apresentar seus produtos com degustações guiadas no espaço da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), permitindo que os compradores sintam no aroma e no paladar a qualidade dos espumantes, além de conhecer mais sobre os critérios da DO Altos de Pinto Bandeira.

O selo conferido para a região exige que os produtores cumpram regras bastante exigentes de controle, passando por normas que vão desde o cultivo das uvas (Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico) até o engarrafamento. “A Wine South America é o momento ideal para apresentar nossos produtos ao grande público com as novidades e lançamentos de cada vinícola. Termos o selo da DO nestes espumantes é fruto de muitos anos de trabalho, reconhecimento que se deve às empresas que apostaram e acreditaram nisso ao elaborar espumantes de alta qualidade e com a identidade da região. Além disso, deve-se também ao amadurecimento de ideias em conjunto dos produtores de vinhos, com a criação da entidade Asprovinho”, comenta Marco Salton, diretor administrativo da Vinícola Valmarino.

Programação contempla dezenas de palestras, painéis e masterclass

Além de conferir as novidades do setor vitivinícola, o visitante da WSA tem acesso a uma série de eventos paralelos durante a feira. Dezenas de palestras, painéis e masterclass serão realizados nos três dias de evento. A exemplo da edição passada, a 4ª WSA terá o Espaço Masterclass, que conta com a curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers – Rio Grande do Sul (ABS-RS). O ambiente está sendo projetado para ser um local de convivência e de aprendizado. Durante os três dias de feira, o espaço reunirá profissionais do vinho que tenham como objetivo aprofundar seus conhecimentos e realizar degustações.

As palestras e painéis também são destaques da WSA. Elaborada com a curadoria de Diego Bertolini, que é consultor de mercado e conta com uma bagagem de mais de 20 anos de experiência no mundo do vinho, a programação contempla temas atuais e relevantes para o universo vitivinícola. Confira abaixo algumas palestras e acompanhe as atrações no www.winesa.com.br.

* 12 de setembro | Terça-feira

Р17h РO marketing de influ̻ncia e sua import̢ncia no mercado de vinhos.
Com Gianni Tartari, Jessica Marinzeck, Deisi da Costa, Glaybson Andrade @ocaradosvinhos, Luli Dias e Tomaz Saleme

* 13 de setembro | Quarta-feira

Р14h РMesa Redonda: Raio-X do mercado de vinhos de janeiro a agosto de 2023, com uma discusṣo global sobre as perspectivas dos principais canais de venda para 2024.
Com Felipe Galtaroça, João Pedro Campos, Fabiano Ruiz, Maiquel Vignatti, Daniel Panizzi e Peterson Cantu

– 16h – Tendência de marca própria no Brasil: Como aumentar a margem de lucro e impulsionar o seu crescimento financeiro.
Com Fábio Augusto GPA, Ari Gorenstein, Daniela Buso, Camila Vila Verde e Lucas Afonso

* 14 de setembro | Quinta-feira

Р14h РA intelig̻ncia artificial e o impacto na ind̼stria do vinho.
Com Vinícius Piva, Marina Benato, Luciano Libardi e Rodrigo Valério

– 15h30min – Como criar uma loja online de vinhos que converte
Com Diego Bertolini, Eduardo Pezzi, Patrícia Carraro, Aline Ciota e Diego Fabris

– 17h30min – As Mulheres no mundo do vinho: Do campo à mesa
Com Bruna Cristófoli, Juciane Casagrande, Rosana Pasini e Delphine Vazquez

Sobre a Wine South America

Com data marcada para 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.

A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. Recentemente, o município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.

A WSA reunirá em único ambiente mais de 360 marcas nacionais e internacionais, e oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina.

A Wine South America tem o patrocínio da Prefeitura de Bento Gonçalves e o apoio do Consevitis-RS e Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação.

Todas informações sobre a feira podem ser acessadas no www.winesa.com.br.