O esperado filme “Vermelho Monet”, protagonizado por Chico Diaz e Maria Fernanda Cândido, estreia nesta quinta-feira, abordando o processo artístico e o mercado das artes

Exibido em 15 festivais pelo Brasil e o mundo, e ganhador de mais de dez prêmios, VERMELHO MONET, de Halder Gomes chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 9 de maio com distribuição da Pandora Filmes.

VERMELHO MONET

Dentre as praças confirmadas, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Maceió, Aracaju, Recife, Florianópolis, Natal, Niterói, Ribeirão Preto, Caxias do Sul, Brasília, Manaus e Sobral. A classificação indicativa é de 16 anos,

O longa é coprodução da ATC, da Glaz Entretenimento e da Globo Filmes, com produção executiva da Ukbar Filmes produtora de Portugal, e conta com a participação de atores e parte da equipe de portugueses. Além disso, tem apoio da Lei do Audiovisual, Fundo Setorial do Audiovisual.

Mais conhecido por suas comédias, como Cine Holliúdy e Os Parças, Gomes aqui apresenta um drama marcado pela discussão sobre a arte e a transformação dela em mercadoria. O protagonista é Johannes Van Almeida, interpretado por Chico Diaz, um pintor pouco aceito no mercado, que está perdendo sua visão.

Ele encontra na atriz Florence Lizz (Samantha Müller) a inspiração para realizar sua maior obra, e seu caminho também cruza com o de Antoinette Lefèvre (Maria Fernanda Cândido), uma marchand influente que tem o poder de transformar o quadro numa obra famosa e valiosa.

“Fazer VERMELHO MONET não foi muito diferente de fazer uma comédia em seu processo físico. Todos os esforços e etapas que constituem a realização de um filme estão presentes no drama e na comédia. Além do gênero drama em si, esse trabalho também é contado pela sua estética, referências artísticas, trilha musical, ambiências e simbolismos. A condução rítmica também é outra, com tempo de tela mais largo para assimilação e contemplação de suas simbologias e estética, respectivamente”, explica o diretor, que também assina o roteiro do filme.

Gomes conta que esse é o primeiro de uma planejada trilogia, e o próximo deverá ser Azul Vermeer. “O filme transborda da vontade de pôr na tela o que mais me fascina: pintar, ler sobre arte e ver pinturas. Viajo pra visitar museus e galerias incessantemente e passo grande parte do meu tempo livre pintando ou desenhando. Nessas andanças sempre me deparo com pinturas que aguçam a curiosidade de saber quem e o que está além do alcance dos olhos. Para isso, viajo pra lugares pra entender o que certos pintores viram e o que os fizeram pintar daquela forma. Já fui três vezes a Delft, Países Baixos, para decifrar o olhar, luz e paleta de Vermeer.”

É de se destacar também, dentro do filme, a importância da fotografia de Carina Sanginitto, e a direção de arte de Juliana Ribeiro, ambas premiadas em festivais, e cujos trabalhos ajudam na evocação das cores e luzes de Monet. Além das visitas ao museu, ao lado delas, Gomes também destaca que fizeram um estudo de paletas e tons de pele muito elaborados – em especial a progressão da luz na tez de Florence Lizz que, aos olhos de Johannes Van Almeida, tem cor – do dessaturado ao P&B – e textura de mármore.

Definindo o filme como “uma grande história de amores desencontrados, intensos, tortuosos e trágicos”, Gomes coloca as personagens em questões existenciais profundas transpostas à arte que, por sua vez, é a única e provável tábua de salvação de todos eles – cada um ao seu modo.

“Para abrir essa caixa de pandora, não podia ser outra cor senão o vermelho. É a primeira cor que o ser humano teve o domínio de sua manipulação. É a cor mais forte, mais vibrante, com as maiores potencialidades poéticas, oníricas e simbólicas. O vermelho é a ambivalência do vigor, fogo e plenitude, associado a sua extrema fragilidade se misturada com outras cores. A complementaridade cromática e dissolução metafórica dos personagens representados pelas cores é a principal condução simbólica do filme. Vermelho Monet, em si, é uma cor simbolista criada para o título numa alusão aos vermelhos dos entardeceres impressionistas de Claude Monet.”

Num primeiro momento, um filme sobre alta cultura pode não parecer ter um diálogo direto com o Brasil contemporâneo, mas o diretor ressalta que o mercado de arte é uma realidade que pode se mover por caminhos tortuosos em todo o mundo. “Neste exato momento, no Brasil, deve ter alguém colecionando arte, lavando dinheiro com obras de arte, lucrando, manipulando valor, falsificando pinturas e até mesmo roubando quadros e esculturas em igrejas, residências e galerias. Assim como também tem milhares de pessoas visitando nossos museus e apreciando obras e a história da arte.”

“Neste mesmo Brasil, milhares de artistas estão lutando para viver da sua arte. De certa forma, este cenário expõe as vísceras da discrepante desigualdade social em países como o nosso, onde neste exato momento tem alguém negociando sorrateiramente obras de arte por valores milionários, enquanto alguém está passando fome e morando na rua. A arte está em todo lugar, o que faz o universo provocativo abordado em VERMELHO MONET ser atemporal e universal.”

VERMELHO MONET será lançado no Brasil pela Pandora Filmes.

Sinopse

Johannes Van Almeida (Chico Diaz) é um pintor de mulheres sem aceitação no mercado; obsoleto. Com a visão deteriorada e à beira de um colapso nervoso, encontra em Florence Lizz (Samantha Müller) – uma famosa atriz em crise e insegura na preparação para o seu filme mais desafiador – a inspiração para realizar sua obra prima. Antoinette Lefèvre (Maria Fernanda Cândido) é uma influente marchand/connoisseur de arte que fareja o valor de obras de arte quando histórias de inspiração viram obsessão entre pintores e modelos.

Ficha Técnica

Argumento, roteiro e direção: Halder Gomes
Elenco: Chico Diaz, Maria Fernanda Cândido, Samantha Müller, Gracinda Nave, Matamba Joaquim, Duarte Gomes.
Produção: Mayra Lucas e Halder Gomes
Empresas produtoras: ATC e Glaz
Produção executiva: Patricia Baia, Pandora da Cunha Teles, Pablo Iraola e Paulo Serpa
Direção de fotografia: Carina Sanginitto
Direção de arte: Juliana Ribeiro
Montagem: Helgi Thor
Efeitos Visuais: Márcio Ramos
Colaboração de roteiro: Michelline Helena
Produtora de elenco: Alê Tosi
País: Brasil

Sobre Halder Gomes

Halder Gomes é sinônimo de habilidades e talentos múltiplos. Cineasta, produtor, diretor, roteirista, ator, artista plástico, mestre em taekwondo, formado em administração de empresas e um apaixonado pelo estado do Ceará, onde nasceu em 1967, e pelo time do Fortaleza, clube do coração. Apesar de ter nascido na capital, foi no sertão central cearense, mais precisamente na cidade de Senador Pompeu, onde viveu sua infância, que Halder tira muito de sua inspiração para mostrar o melhor do “cearensês” para o mundo. Iniciou sua carreira no cinema como dublê de lutas, no início dos anos 1990, em Los Angeles (EUA). Pouco depois passou a fazer roteiros para produções e logo começou a dirigir filmes. O sucesso do curta “O Astista contra o Caba do Mal” (2004) o credenciou para iniciar a carreira como diretor de longas. O curta deu origem a “Cine Holliúdy”, seu 4º longa-metragem como diretor e o primeiro grande sucesso nas bilheterias e que o levou para uma sólida e crescente carreira marcada pela pluralidade do repertório criativo.

Sobre a ATC

A ATC Entretenimentos é uma produtora situada no Ceará, para a realização de Vermelho Monet a ATC se associou à Glaz (Coprodutora), empresa com grande expertise na produção de conteúdo audiovisual. Dentre os projetos em Coprodução, destacam-se: “Cine Holliúdy 2- A Chibata Sideral que venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2020) nas categorias Melhor Ator Coadjuvante (Chico Diaz) e Melhor Longa-Metragem Comédia, “Cabras da Peste” e “Bem-vinda a Quixeramobim” que venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2022) na categoria de Melhor Filme pelo Juri Popular. A ATC é produtora do longa “O Shaolin do Sertão”, também vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2017) na categoria de Melhor Longa-Metragem – Comédia.

Sobre a Globo Filmes

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’, maior bilheteria nacional pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Sobre a Glaz Entretenimento

A GLAZ é uma produtora dedicada à criação de séries, filmes e animações com alto nível de diversão e emoção. Seus filmes chegaram ao Top 10 de bilheteria nos cinemas brasileiros e estiveram no Top 10 de streaming em várias plataformas. Suas séries e filmes são destaques de crítica e audiência, tanto de ficção, quanto de animação e documentário. Dentre suas mais de 40 produções, destacam-se: o filme Bróder, 2010, exibido na sessão Panorama do Festival de Berlim e ganhador de três Kikitos no Festival de Gramado; o longa “Loucas pra Casar” que somou mais de 3,8 milhões de ingressos vendidos em salas de cinema; a série documental “O Caso Evandro”, sucesso na GloboPlay e indicado ao Emmy Internacional; O longa “Cabras da Peste”, vencedor do prêmio Paulo Gustavo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Fazem parte ainda do line up da Glaz os inéditos “O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert, e “Greice”, de Leonardo Mouramateus. A Glaz tem em sua missão agregar talentos para realizar obras que cheguem a um público amplo e diversificado.

Sobre a Ukbar

Com mais de 10 anos de experiência em produção cinematográfica, a Ukbar Filmes é uma das principais produtoras de cinema e televisão em Portugal. Já produziu inúmeras obras de ficção e documentários e possui grande expertise em longas do gênero Drama, tanto em produções portuguesas quanto estrangeiras, e possui mais de 50 projetos em seu catálogo. A Ukbar Filmes têm grande interesse em projetos no mercado internacional e com Vermelho Monet não foi diferente. Ao longo de sua história, já colaborou com longas na Espanha, França e África do Sul. A Ukbar está constantemente à procura de novos horizontes, desde que os projetos os desafiem. Além disso, a Ukbar possui ampla experiência no sistema de reembolso em dinheiro português, sendo os produtores com mais projetos aprovados pelo Cash Rebate Português – PIC Portugal.

Sobre a Pandora Filmes

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.