Em “Is This Love” Venusto faz homenagem a Bob Marley e tem certeza do amor. Artista brasiliense traz imagens bucólicas para novo clipe no aniversário de morte do jamaicano

Venusto vivia em uma cidade afastada do centro de Brasília quando era pequeno. Lá tinha a oportunidade de brincar nas árvores de ver de perto o cerrado. De noite os vagalumes que se escondiam davam um novo brilho para aquele olhar de criança e se transformava numa imagem mágica. Foi daí, que veio a inspiração para o clipe de “Is This Love”, versão que o artista brasiliense mostra no dia do aniversário de morte do grande Bob Marley.

“Para interpretar “Is This Love” me conectei com a lembrança que tenho de mim quando criança, que está descobrindo os sentimentos. Uma floresta que se pode brincar o dia todo, e no fim, ser presenteada com o brilho de vagalumes. Quando criança, eu tive a oportunidade de brincar todos os dias entre árvores, por morar em cidade satélite a Brasília. No verão, eu esperava pelo entardecer, para ver o cerrado cheio de vagalumes.

Os vagalumes já deviam estar ali, mas com a claridade do dia, acho que os confundia com besouros. Adulto, ainda hoje, tenho dificuldades para decifrar os sentimentos, e acredito que essa busca, devo levá-la até o fim, esperando pelo entardecer para talvez enxergar em besouros alguma luz”, revela Venusto.

A conexão com a obra de Bob Marley veio bem mais tarde, quando estudava música e explorava o reggae pela primeira vez. O artista se apaixonou pela canção, pelo timbre e pela filosofia de Marley.

“É impossível trabalhar com música e não entender a contribuição de Bob Marley para o cenário. Me conectei profundamente com o legado de Marley quando procurava decifrar o gênero Reggae, seus compassos diferenciados e as características vocais do gênero. Marley é único com seu vocal, interpretação e como letrista. É possível ver sua fé na humanidade, na paz em seu trabalho. Em “Is This Love”, que está entre minhas músicas favoritas da vida, ouço a materialização do conjunto de sentimento que formam o amor. Enquanto Marley canta, se questionando se é amor o que ele sente, para mim, não há dúvidas, de que é o que o vocal e a história de Marley transmitem”, explica o artista.

O amor de Bob Marley o tocou tanto, que o artista resolveu fazer essa nova versão, que se junta as canções “Gatinha 33”, em que discorria sobre as personas que criadas para se apresentar na hora da conquista e “Tagarelá”, onde fala do desejo de estar junto, completando a tríade de lançamentos que antecedem o EP previsto para o segundo semestre de 2023. Todas as músicas vieram acompanhadas de clipe, que apresentam o universo visual desse artista que também é ator e diretor de cinema na capital federal.

“Is This Love” tem direção de Pryscilla Kacilda; Matheus Velloso na fotografia; Yasmin Velloso, na câmera; Regina Celia (Barú Ateliê), no figurino; CADU – Underground Lab Studio na produção e Beta Rangel (Apt7filmes) na montagem.

Escute “Is This Love” em todas as plataformas de streaming.

Mais sobre Venusto

Venusto, é Tiago Nery Borges, cantor, ator, cineasta e arte-educador. Artista negro, não binário, nascido em Brasília (DF). Em seu trabalho sempre procura a transformação da realidade por meio do diálogo e da democratização do acesso à cultura, tanto que trabalha em um projeto socioeducativo em unidades de internação no DF. Estudou cinema na Academia Internacional de Cinema (SP) e na New York Film Academy (NY/EUA). E música no Conservatório Souza Lima (SP) e na Berklee College of Music (Boston/EUA).

Estuda arte desde os 7 anos de idade, tendo acesso a área a partir do projeto das Escolas Parques no Distrito Federal. Hoje é diretor e sócio fundador da APT7Filmes, diretor no grupo teatral Coletivo Esperanza e diretor e ator na Estupenda Trupe. Para a carreira como cantor escolheu se rebatizar como Venusto numa homenagem a “estrela” que não se apagava de manhã, o planeta Vênus. No dicionário formal, “venusto” quer dizer: elegante, formoso e gracioso.

Redes Sociais

Site Oficial: https://www.venusto.art/
Youtube: https://www.youtube.com/@venustomusica
Instagram: https://www.instagram.com/venusto/