O Vassourinhas de BrasĂ­lia traz o frevo de volta Ă s ruas, concentrando-se no Museu da RepĂșblica, segunda-feira, 12/02, numa celebração do Carnaval

ApĂłs o renascimento com alegria total em 2023 depois de 33 anos adormecido, o bloco Vassourinhas de BrasĂ­lia volta Ă s ruas neste carnaval com concentração no Museu da RepĂșblica, onde encontra-se com outros blocos da cidade numa grande celebração da maior festa popular do PaĂ­s.

Fundado em 1967, espelhado na força e no vigor que os pioneiros pernambucanos deixaram como exemplo de resistĂȘncia cultural e conexĂŁo com o sonho da cidade de BrasĂ­lia, o bloco realiza um desfile com a presença e participação de membros fundadores, do Maestro Fabiano Medeiros e da Orquestra Popular Marafreboi fazendo um lindo cortejo nas ruas de BrasĂ­lia com muito frevo, maracatu, coco, ciranda, entre outros ritmos da cultura popular brasileira.

O bloco Vassourinhas de BrasĂ­lia surgiu como herdeiro dos tradicionais blocos Vassourinhas de Recife, Vassourinhas de Olinda e Vassourinhas do Rio de Janeiro. Na sua trajetĂłria, traz o fortalecimento dos blocos de rua que fizeram histĂłria desde os primeiros carnavais da capital tendo o frevo como ponto de referĂȘncia, gĂȘnero musical tombado pelo patrimĂŽnio da humanidade desde 2012.

“O Vassourinhas mais uma vez invade as ruas de BrasĂ­lia como exemplo de resistĂȘncia e identidade cultural, um reconhecimento pela força e originalidade de sua manifestação e mĂșsica brasileira. Estamos muito felizes por esse resgate histĂłrico fundamental para o Carnaval de nossa cidade”, comemora o Maestro Fabiano, organizador do Bloco.

O Bloco Vassourinhas de Brasília ainda levanta a bandeira da sustentabilidade e limpeza urbana. Com o apoio do SLU, garis uniformizados compÔem ala especial com mestre-sala e porta-bandeira garis, papa-lixos na concentração do Bloco, campanha de conscientização com o correto descarte do lixo e campanha com troféus para os blocos mais limpos do carnaval do DF.

O projeto é realizado pelo Beco da Coruja, com produção do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade e apoio do Instituto Brasileiro do Frevo, SLU e Sindicato dos Bancårios de Brasília.

Serviço:

Bloco Vassourinhas de BrasĂ­lia
Data: 12/02 – segunda-feira
Concentração: 16h
Local: Museu da RepĂșblica