Umbrella (guarda-chuva)
Joseph é um menino que vive em um orfanato e, por memórias afetivas, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. O encontro com uma jovem garota que acompanha a mãe até o local para fazer doações lhe dá novas perspectivas de pensamento.
Ficha técnica:
Data de lançamento: 16 de novembro de 2019 (mundial)
Diretores: Helena Hilario, Mario Pece
Elenco: Não Possui
Roteiro: Helena Hilario, Mario Pece
Produção: Helena Hilario
Produtora: Stratostorm
Redes Sociais e Site
Curta nosso Facebook: facebook.com/umbrellaanimatedshort/
Siga no Instagram: instagram.com/umbrellaanimatedshort
Nosso Website: www.umbrella.movie
Curiosidades
Umbrella, o curta-metragem de animação brasileiro que quase foi indicado ao Oscar 2021.
Curta cem por cento brasileiro, produzido em São Paulo, participou de mais de 50 festivais dentro e fora das terras tupiniquins. E chegou muito perto de entrar na lista de melhores curtas, marcando presença até na fase de qualificação. Seria o primeiro filme brasileiro a concorrer nesta categoria.
Num comunicado à imprensa, a diretora Helena Hilario e Mario Pece, disseram:
“Após a qualificação do Umbrella, optamos por divulgar o filme na plataforma livre do YouTube. Queremos que o público finalmente assista e compartilhe essa linda história para apoiar o cinema nacional independente”
Umbrella apresenta 7 minutos e 55 segundos muito sensíveis. Sem nenhum diálogo, o roteiro trabalha contando sobre o menino Joseph que vive num orfanato e sonha em ter um guarda chuva amarelo, por conta de algumas memórias afetivas.
Esse roteiro super emocionante foi baseado numa história real.
“Em 2011, minha irmã foi a um lar para crianças. Estava um dia de sol, mas um garotinho pediu um guarda-chuva. Ele falou que quando o pai dele o deixou lá, estava chovendo, e quem sabe assim ele voltasse (…) Criamos um curta-metragem sem diálogos pois queríamos que a mensagem fosse universal, e que as emoções e as reflexões ecoasse pela própria narrativa, pela animação e música”, afirma Helena
Se o curta paulista fosse escolhido, ele teria que concorrer com grandes obras, como Borrow (Madeline Sharafian), Genius Loci (Adrien Merigeau), If Anything Happens I Love You (Will McCormack e Michael Govier), ÓPERA (Erick Oh) e o islandês Yes-People, dirigido por Gísli Darri Halldórsson e Arnar Gunnarsson.
Fonte: UOL