Desinger Tunico Lages vai representar o Centro-Oeste no Congresso Nacional de designer de interiores em São Paulo
Em sua 15º edição, o Congresso, que será realizado nos dias 3 e 4 de agosto em São Paulo vai contar com representantes do segmento de diferentes regiões do país e já tem confirmados para o evento nomes como Marcelo Rosenbaum, Sérgio Matos, Marcelo Salum, Alê Salles e Tunico Lages.
Com o tema “O DNA do Design de Interiores Brasileiro”, a ABD – Associação Brasileira dos Designers de Interiores, que realiza do Congresso, destaca como a singularidade plural da cultura brasileira influencia no design de Interiores e Ambientes.
Tunico Lages será o representante do planalto central para falar das características tão próprias do Centro- Oeste e como a região inspira e instiga em suas produções, criando um DNA único e cheio de brasilidade. A palestra de Tunico acontece no dia 3, no teatro WTC/ anexo ao D&D shopping.
Sobre Tunico Lages
Há quarenta anos, Tunico Lages está à frente de um projeto que valoriza o natural em consonância com o homem, resgatando as riquezas culturais do Brasil.
O seu trabalho tem como matéria-prima as árvores encontradas mortas no cerrado. Aquelas que foram descartadas pelo tempo, por circunstâncias naturais ou emergenciais. O seu olhar livra do fogo e do apodrecimento, peças únicas que irão surpreender, depois de todo o trabalho aplicado.
A mão de obra deste ofício é sempre cuidadosamente orientada. Essa transformação da matéria muito repercute na lapidação interior do artesão, o qual vai se reconstruindo paralelamente.
Nesse processo, as influências vividas por um menino numa cidadezinha qualquer e única são recolhidas e enriquecidas pelas lições do tempo. Os estrangeiros que aqui chegam, logo reconhecem no trabalho dele, a procedência implícita dessa essência brasileira e, os brasileiros se comovem com a lembrança de suas origens. Suas peças revelam o simples, o inusitado, o funcional, o belo e o contemporâneo. Elas quebram as fronteiras de conceitos estáticos e sempre estão a surpreender os olhares atentos.
Sonho
Foi na década de setenta que Tunico Lages deixou a economia e o mercado de capitais para se dedicar a um novo ofício. Numa noite, naquele tempo, teve um sonho, no qual era criança e sentado num toco, observava o marceneiro da sua terra natal trabalhar a cumeeira da igreja com a ferramenta enxó.
Quando acordou, num lampejo intuitivo, compreendeu o que as imagens oníricas lhe revelavam. Não hesitou… comprou ferramentas e encarou o desafio! Há mais de quarenta anos, Tunico Lages trabalha com árvores que são mortas por circunstâncias naturais ou inevitáveis. O seu design tem uma assinatura contemporânea, cujas formas expressam o que o tempo não deleta. Sua inspiração supera o conceitual e tem a intuição como fonte provedora.