Tribo da Periferia celebra 400 semanas no Top 100 do YouTube e lança a nova mĂșsica “O Cravo e a Flor” abordando a violĂȘncia contra mulheres

A Tribo da Periferia alcançou um feito inĂ©dito no YouTube. Eles completaram 400 semanas no Top 100 da plataforma musical em uma lista onde predomina nomes da mĂșsica sertaneja. AlĂ©m disso, eles atingiram recentemente, 600 milhĂ”es de visualizaçÔes na faixa ‘ImprevisĂ­vel”, divulgada hĂĄ seis anos. Paralelamente a tantas conquistas, eles acabam de lançar o single ‘O Cravo e a Flor’. A faixa Ă© tema do combate contra o feminicĂ­dio em uma campanha promovida pelo MinistĂ©rio PĂșblico do Distrito Federal e TerritĂłrios (MPDFT).

Tribo da Periferia

“Eu vivo e canto o rap desde 1998, e a gente sempre enunciou, protestou, juntou forças para lutar contra o sistema e para enfrentar os males e as injustiças da periferia. Por mais que pareça que esquecemos isso, o rap ainda tem essa missĂŁo. E nĂŁo existe ninguĂ©m melhor para conversar com a comunidade, do que o rap. Acredito que nenhum outro estilo de mĂșsica poderia ter tamanha liberdade para falar sobre um assunto como esse. Vamos nos juntar, denunciar e divulgar essa força contra o feminicĂ­dio e a violĂȘncia domĂ©stica para criarmos um mundo melhor para nossas mulheres, filhos e famĂ­lia. NĂŁo sĂł nas periferias, mas em todo paĂ­s, pois este Ă© um crime sem raça, credo e classe social, que atinge todas as esferas da nossa sociedade”, fala Duckjay.

A mĂșsica Ă© baseada em histĂłrias reais. As estatĂ­sticas estĂŁo aĂ­. Os casos de feminicĂ­dio sĂł crescem no Brasil e quando a Tribo da Periferia foi convidada para participar desta campanha, infelizmente Duckjay teve um vasto material para trabalhar. Desde as muitas notĂ­cias divulgadas por todo o territĂłrio nacional, atĂ© casos que acompanhou de perto. Na letra da canção ele faz tambĂ©m uma alusĂŁo Ă  cantiga popular “O Cravo e a Rosa”, uma mĂșsica infantil que foi romantizada como se fosse uma disputa de forças.

A direção criativa do videoclipe segue tambĂ©m uma linha real e bem explicativa de como a violĂȘncia domĂ©stica atinge uma famĂ­lia e impacta toda uma comunidade que nĂŁo pode mais blindar os olhos utilizando o discurso ‘em briga de marido e mulher, ninguĂ©m mete a colher’, passando assim a mensagem de uma mudança de percepção.

“Essa Ă© uma mĂșsica necessĂĄria, um clipe necessĂĄrio. Nosso objetivo Ă© que este trabalho atinja o maior nĂșmero de pessoas. A realidade choca, te coloca em uma situação de provação. NĂŁo Ă© simplesmente um crime, Ă© algo devastador nĂŁo sĂł na vida de quem sofre essa atrocidade, mas na vida de toda famĂ­lia que fica destruĂ­da com essa perda. As mulheres sĂŁo o sĂ­mbolo da vida e o feminicĂ­dio Ă©, literalmente, o contrĂĄrio disso”, conclui Duckjay.

HĂĄ 26 anos na estrada, a Tribo da Periferia, um dos grandes nomes do cenĂĄrio do rap e hip hop nacional. Os nĂșmeros impressionam. SĂŁo mais de 8.9 milhĂ”es de inscritos no canal oficial do YouTube e mais de 3.4 bilhĂ”es de visualizaçÔes na plataforma, algo inĂ©dito para artistas do rap e hip-hop no Brasil. No spotify sĂŁo mais de 3.2 milhĂ”es de ouvintes mensais, 2.2 milhĂ”es de seguidores no Instagram e 5 milhĂ”es no Facebook. A histĂłria da Tribo da Periferia nasceu nas raĂ­zes do Distrito Federal, em 1998, quando Luiz Fernando Correia da Silva, mais conhecido como Duckjay, decidiu dar o primeiro passo para esse sonho, compondo sua primeira letra musical. Desde entĂŁo, a Tribo foi tomando novas formas e ganhando novos protagonistas, como Look (Nelcivando Lustosa Rodrigues), que desde 2016 segue ao lado de Duckjay conectando cada vez mais pessoas. Agenciados pela Kamika-Z Produtora e com apresentaçÔes por todo territĂłrio nacional, a Tribo da Periferia arrasta multidĂ”es por onde passa.

TRIBO DA PERIFERIA – 26 anos de carreira:

26 motivos que fazem do Tribo da Periferia um dos melhores sons de rap do Brasil:

1 – O Tribo da Periferia nasceu em 1998, nas raízes do Distrito Federal;

2 – Em uma Ă©poca em que o rap sofria discriminação expressiva, atĂ© da prĂłpria periferia, o Tribo da Periferia tinha que conquistar os fĂŁs no corpo a corpo;

3 – NĂŁo existia internet, por isso, os mĂșsicos dependiam muito das rĂĄdios e Djs para tocar as mĂșsicas nas festas;

4 – Havia dificuldades para se ter acesso a um estĂșdio, eles nĂŁo eram vinculados a uma grande gravadora e a situação financeira dos integrantes tambĂ©m era um problema;

5 – Mesmo com todas as dificuldades, em 2002, o Tribo lançou o primeiro ĂĄlbum: “Verdadeiro Brasileiro”;

6 – Com 12 mĂșsicas e poucos recursos, o trabalho de estreia do grupo atingiu fama regional com letras que falavam sobre amor, fĂ©, coragem, futuro, sonhos e representatividade temĂĄtica;

7 – Em 2003, com o single “Carro de Malandro”, o Tribo teve o primeiro sucesso nacional;

8 – Em 2008 Duckjay foi indicado ao prĂȘmio Hutiz como melhor produtor musical do Brasil;

9 – A partir de 2011 o Tribo da Periferia passou a intitular seus ĂĄlbuns como ‘1Âș Último’, lançado no mesmo ano, ‘2Âș Último’ (2013), ‘3Âș Último’ (2014), ‘4Âș Último’ (2016), ‘5Âș Último’ (2019) e agora, em 2023/2024, ‘6Âș Último’;

10 – Com o surgimento de diferentes plataformas, os artistas passaram a nĂŁo ser mais refĂ©ns da situação financeira e compartilhar novas mĂșsicas e projetos tornou-se acessĂ­vel para todos;

11 – JĂĄ com o mercado musical totalmente diferente devido Ă  revolução digital, o canal oficial do grupo no YouTube, criado em 2014, ganhava cada vez mais inscritos;

12 – Em 2016 o Tribo ganhou o prĂȘmio Palco Mp3 como o artista mais acessado na categoria Rap/Hip Hop;

13 – No mesmo ano foram convidados para cantar no show de MarĂ­lia Mendonça no Festeja GoiĂąnia;

14 – No palco da capital do sertanejo, Duckjay e Look ouviram uma multidĂŁo cantando com eles;

15 – Em 2020 foi a vez do Tribo da Periferia convidar MarĂ­lia Mendonça para um feat. A faixa “Conspiração” foi um sucesso na Ă©poca do lançamento e possui mais de 163 milhĂ”es de views no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=qRtxGsGRxsk);

16 – Atualmente, o canal do Youtube do Tribo da Periferia possui mais de 8.9 milhĂ”es de inscritos (https://www.youtube.com/tribodaperiferia);

17 – Na plataforma eles possuem mais de 3.4 bilhĂ”es de visualizaçÔes, algo inĂ©dito para artistas do rap e hip-hop brasileiro;

18 – Possuem mais de 49 videoclipes divulgados, são os que possuem mais vídeos lançados no segmento nacional;

19 – Contam com 3.2 milhĂ”es de ouvintes mensais no Spotify e mais de 1 bilhĂŁo de streams;

20 – EstĂŁo com 2.2 milhĂ”es de seguidores no Instagram (@tribodaperifeira);

21 – No Facebook, sĂŁo 5 milhĂ”es de seguidores;

22 – O clipe de “ImprevisĂ­vel”, lançado em 2018, ultrapassou a marca de 600 milhĂ”es de views no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YrQLmElRT-E) e recebeu do Pro-MĂșsica Brasil o single de Diamante Duplo;

23 – Em 2022 o YouTube Brasil divulgou o ranking dos clipes mais vistos da histĂłria da plataforma e o vĂ­deo de “ImprevisĂ­vel” nĂŁo ficou fora da lista. Uma grande conquista para o segmento do rap e hip-hop. O levantamento considerou todos os clipes brasileiros de mĂșsica lançados desde o inĂ­cio do YouTube, em 2005. As visualizaçÔes foram somadas de todos os paĂ­ses, nĂŁo sĂł da audiĂȘncia no Brasil, atĂ© o dia 10 de junho de 2022. NĂŁo foram considerados vĂ­deos de mĂșsica infantil. Os dados sĂŁo do prĂłprio YouTube, coletados pelo site Kworb;

24 – Com mais de 147 mĂșsicas autorais no currĂ­culo, o nome de Duckjay, se consolidou como o maior compositor e produtor do gĂȘnero no paĂ­s;

25 – Recentemente o Youtube divulgou que a Tribo da Periferia estĂŁo hĂĄ 400 semanas na lista dos Top 100 da plataforma musical (estĂŁo na 16ÂȘ colocação). Ou seja, sĂŁo 7 anos e meio presentes nos charts brasileiros;

26 – AlĂ©m de intĂ©rprete, compositor e produtor Duckjay Ă© gago e recorrentemente aborda o tema nas suas redes sociais. Falando abertamente sobre o assunto ele espera ajudar a desassociar a gagueira do humor, da chacota e do bullying, inspirando jovens que, assim como ele, possuem a mesma condição.