Tribo da Periferia celebra 400 semanas no Top 100 do YouTube e lança a nova mĂșsica “O Cravo e a Flor” abordando a violĂȘncia contra mulheres
A Tribo da Periferia alcançou um feito inĂ©dito no YouTube. Eles completaram 400 semanas no Top 100 da plataforma musical em uma lista onde predomina nomes da mĂșsica sertaneja. AlĂ©m disso, eles atingiram recentemente, 600 milhĂ”es de visualizaçÔes na faixa âImprevisĂvelâ, divulgada hĂĄ seis anos. Paralelamente a tantas conquistas, eles acabam de lançar o single âO Cravo e a Florâ. A faixa Ă© tema do combate contra o feminicĂdio em uma campanha promovida pelo MinistĂ©rio PĂșblico do Distrito Federal e TerritĂłrios (MPDFT).
Tribo da Periferia
âEu vivo e canto o rap desde 1998, e a gente sempre enunciou, protestou, juntou forças para lutar contra o sistema e para enfrentar os males e as injustiças da periferia. Por mais que pareça que esquecemos isso, o rap ainda tem essa missĂŁo. E nĂŁo existe ninguĂ©m melhor para conversar com a comunidade, do que o rap. Acredito que nenhum outro estilo de mĂșsica poderia ter tamanha liberdade para falar sobre um assunto como esse. Vamos nos juntar, denunciar e divulgar essa força contra o feminicĂdio e a violĂȘncia domĂ©stica para criarmos um mundo melhor para nossas mulheres, filhos e famĂlia. NĂŁo sĂł nas periferias, mas em todo paĂs, pois este Ă© um crime sem raça, credo e classe social, que atinge todas as esferas da nossa sociedadeâ, fala Duckjay.
A mĂșsica Ă© baseada em histĂłrias reais. As estatĂsticas estĂŁo aĂ. Os casos de feminicĂdio sĂł crescem no Brasil e quando a Tribo da Periferia foi convidada para participar desta campanha, infelizmente Duckjay teve um vasto material para trabalhar. Desde as muitas notĂcias divulgadas por todo o territĂłrio nacional, atĂ© casos que acompanhou de perto. Na letra da canção ele faz tambĂ©m uma alusĂŁo Ă cantiga popular âO Cravo e a Rosaâ, uma mĂșsica infantil que foi romantizada como se fosse uma disputa de forças.
A direção criativa do videoclipe segue tambĂ©m uma linha real e bem explicativa de como a violĂȘncia domĂ©stica atinge uma famĂlia e impacta toda uma comunidade que nĂŁo pode mais blindar os olhos utilizando o discurso âem briga de marido e mulher, ninguĂ©m mete a colherâ, passando assim a mensagem de uma mudança de percepção.
âEssa Ă© uma mĂșsica necessĂĄria, um clipe necessĂĄrio. Nosso objetivo Ă© que este trabalho atinja o maior nĂșmero de pessoas. A realidade choca, te coloca em uma situação de provação. NĂŁo Ă© simplesmente um crime, Ă© algo devastador nĂŁo sĂł na vida de quem sofre essa atrocidade, mas na vida de toda famĂlia que fica destruĂda com essa perda. As mulheres sĂŁo o sĂmbolo da vida e o feminicĂdio Ă©, literalmente, o contrĂĄrio dissoâ, conclui Duckjay.
HĂĄ 26 anos na estrada, a Tribo da Periferia, um dos grandes nomes do cenĂĄrio do rap e hip hop nacional. Os nĂșmeros impressionam. SĂŁo mais de 8.9 milhĂ”es de inscritos no canal oficial do YouTube e mais de 3.4 bilhĂ”es de visualizaçÔes na plataforma, algo inĂ©dito para artistas do rap e hip-hop no Brasil. No spotify sĂŁo mais de 3.2 milhĂ”es de ouvintes mensais, 2.2 milhĂ”es de seguidores no Instagram e 5 milhĂ”es no Facebook. A histĂłria da Tribo da Periferia nasceu nas raĂzes do Distrito Federal, em 1998, quando Luiz Fernando Correia da Silva, mais conhecido como Duckjay, decidiu dar o primeiro passo para esse sonho, compondo sua primeira letra musical. Desde entĂŁo, a Tribo foi tomando novas formas e ganhando novos protagonistas, como Look (Nelcivando Lustosa Rodrigues), que desde 2016 segue ao lado de Duckjay conectando cada vez mais pessoas. Agenciados pela Kamika-Z Produtora e com apresentaçÔes por todo territĂłrio nacional, a Tribo da Periferia arrasta multidĂ”es por onde passa.
TRIBO DA PERIFERIA â 26 anos de carreira:
26 motivos que fazem do Tribo da Periferia um dos melhores sons de rap do Brasil:
1 â O Tribo da Periferia nasceu em 1998, nas raĂzes do Distrito Federal;
2 – Em uma Ă©poca em que o rap sofria discriminação expressiva, atĂ© da prĂłpria periferia, o Tribo da Periferia tinha que conquistar os fĂŁs no corpo a corpo;
3 – NĂŁo existia internet, por isso, os mĂșsicos dependiam muito das rĂĄdios e Djs para tocar as mĂșsicas nas festas;
4 – Havia dificuldades para se ter acesso a um estĂșdio, eles nĂŁo eram vinculados a uma grande gravadora e a situação financeira dos integrantes tambĂ©m era um problema;
5 – Mesmo com todas as dificuldades, em 2002, o Tribo lançou o primeiro ĂĄlbum: âVerdadeiro Brasileiroâ;
6 – Com 12 mĂșsicas e poucos recursos, o trabalho de estreia do grupo atingiu fama regional com letras que falavam sobre amor, fĂ©, coragem, futuro, sonhos e representatividade temĂĄtica;
7 – Em 2003, com o single âCarro de Malandroâ, o Tribo teve o primeiro sucesso nacional;
8 – Em 2008 Duckjay foi indicado ao prĂȘmio Hutiz como melhor produtor musical do Brasil;
9 – A partir de 2011 o Tribo da Periferia passou a intitular seus ĂĄlbuns como â1Âș Ăltimoâ, lançado no mesmo ano, â2Âș Ăltimoâ (2013), â3Âș Ăltimoâ (2014), â4Âș Ăltimoâ (2016), â5Âș Ăltimoâ (2019) e agora, em 2023/2024, â6Âș Ăltimoâ;
10 – Com o surgimento de diferentes plataformas, os artistas passaram a nĂŁo ser mais refĂ©ns da situação financeira e compartilhar novas mĂșsicas e projetos tornou-se acessĂvel para todos;
11 – JĂĄ com o mercado musical totalmente diferente devido Ă revolução digital, o canal oficial do grupo no YouTube, criado em 2014, ganhava cada vez mais inscritos;
12 – Em 2016 o Tribo ganhou o prĂȘmio Palco Mp3 como o artista mais acessado na categoria Rap/Hip Hop;
13 – No mesmo ano foram convidados para cantar no show de MarĂlia Mendonça no Festeja GoiĂąnia;
14 – No palco da capital do sertanejo, Duckjay e Look ouviram uma multidĂŁo cantando com eles;
15 â Em 2020 foi a vez do Tribo da Periferia convidar MarĂlia Mendonça para um feat. A faixa âConspiraçãoâ foi um sucesso na Ă©poca do lançamento e possui mais de 163 milhĂ”es de views no YouTube (https://www.youtube.com/
16 â Atualmente, o canal do Youtube do Tribo da Periferia possui mais de 8.9 milhĂ”es de inscritos (https://www.youtube.com/
17 â Na plataforma eles possuem mais de 3.4 bilhĂ”es de visualizaçÔes, algo inĂ©dito para artistas do rap e hip-hop brasileiro;
18 â Possuem mais de 49 videoclipes divulgados, sĂŁo os que possuem mais vĂdeos lançados no segmento nacional;
19 â Contam com 3.2 milhĂ”es de ouvintes mensais no Spotify e mais de 1 bilhĂŁo de streams;
20 â EstĂŁo com 2.2 milhĂ”es de seguidores no Instagram (@tribodaperifeira);
21 â No Facebook, sĂŁo 5 milhĂ”es de seguidores;
22 â O clipe de âImprevisĂvelâ, lançado em 2018, ultrapassou a marca de 600 milhĂ”es de views no YouTube (https://www.youtube.com/
23 – Em 2022 o YouTube Brasil divulgou o ranking dos clipes mais vistos da histĂłria da plataforma e o vĂdeo de âImprevisĂvelâ nĂŁo ficou fora da lista. Uma grande conquista para o segmento do rap e hip-hop. O levantamento considerou todos os clipes brasileiros de mĂșsica lançados desde o inĂcio do YouTube, em 2005. As visualizaçÔes foram somadas de todos os paĂses, nĂŁo sĂł da audiĂȘncia no Brasil, atĂ© o dia 10 de junho de 2022. NĂŁo foram considerados vĂdeos de mĂșsica infantil. Os dados sĂŁo do prĂłprio YouTube, coletados pelo site Kworb;
24 – Com mais de 147 mĂșsicas autorais no currĂculo, o nome de Duckjay, se consolidou como o maior compositor e produtor do gĂȘnero no paĂs;
25 â Recentemente o Youtube divulgou que a Tribo da Periferia estĂŁo hĂĄ 400 semanas na lista dos Top 100 da plataforma musical (estĂŁo na 16ÂȘ colocação). Ou seja, sĂŁo 7 anos e meio presentes nos charts brasileiros;
26 â AlĂ©m de intĂ©rprete, compositor e produtor Duckjay Ă© gago e recorrentemente aborda o tema nas suas redes sociais. Falando abertamente sobre o assunto ele espera ajudar a desassociar a gagueira do humor, da chacota e do bullying, inspirando jovens que, assim como ele, possuem a mesma condição.