A Companhia Afro Contemporânea Corpus Entre Mundos leva seu novo espetáculo “Raízes em Movimento” para um dos espaços culturais mais especiais de Brasília. Entre os dias 6 e 8 de fevereiro (sexta a sábado), artistas dançam e carnavalizam no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 sul.
A apresentação que arrebatou o público do Teatro SESC Taguatinga Norte no último final de semana é um convite à celebração da dança como herança viva, tecida a partir da ancestralidade negra, das rodas coletivas e da memória corporal.
Com direção artística de Dilo Paulo e Lenna Siqueira, a obra é resultado do projeto “Raízes em Movimento: Companhia Afro Contemporânea Corpus Entre Mundos”, apoiado pelo Edital Funarte Ações Continuadas 2026, que fortalece processos artísticos duradouros e o protagonismo negro nas artes cênicas.
A montagem foi concebida na 5ª Residência Artística da companhia, iniciada em janeiro, a partir de uma série de oficinas e encontros que reuniram bailarinos, produtores e técnicos.
“O espetáculo nasceu no Teatro Sesc e vai florescer no Renato Russo. São 36 pessoas em cena para um mergulho mágico que encanta o público”, conta Lenna Siqueira.
“Temos pessoas de São Sebastião, Ceilândia, Plano Piloto, mas também Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Angola. Pessoas trans, negras, brancas, maiores e menores de idade. Os corpos e a entrega dão vida a essa apresentação.”
A performance envolve o público ao evocar gestos de contato, jogos corporais e movimentos que nascem do chão e se expandem no coletivo.
A dramaturgia, pulsante e emotiva, é marcada por encontros e estados de transcendência, construídos com o fluxo contínuo de pernas e o giro das saias.
“Ambientado como um ritual em torno de uma fogueira imaginária, o espetáculo articula passado, presente e futuro, criando uma dança que não se encerra, mas se mantém em movimento”, explicam os diretores Dilo Paulo e Lenna Siqueira.
Por Trás da Cena
Mais do que apenas ensaiar, a Residência Artística da Companhia surgiu como uma maneira de os participantes vivenciarem a rotina diária com os bailarinos, produtores e técnicos da Corpus Entre Mundos.
O objetivo é que cada residente compreenda o funcionamento do “por trás da cena” e o papel fundamental de cada etapa. Da criação coreográfica à gestão, iluminação e figurino, para que o espetáculo ganhe vida. É um modelo de formação integral que visa a empregabilidade e o desenvolvimento profissional do artista.
A residência ainda prioriza a inclusão, equidade de gênero e raça, acolhendo e desenvolvendo o trabalho de artistas negros, periféricos, trans/travestis e PcD, em sintonia com as ações afirmativas do projeto.
Sobre a Companhia de Dança Corpus Entre Mundos
Dirigida por Dilo Paulo (Angola) e Lenna Siqueira (Brasil), a Companhia, sediada em Brasília, completa 13 anos de trajetória em 2026. É reconhecida por seu trabalho de pesquisa, criação e circulação internacional em Dança Afro Contemporânea, com um repertório que abraça a diversidade cultural e o protagonismo negro. O projeto “Raízes em Movimento” (Funarte 2025) consolida a atuação da Companhia como um núcleo contínuo de arte, formação e impacto social.
Serviço
Espetáculo de dança “Raízes em Movimento”
Companhia Afro Contemporânea Corpus Entre Mundos
6, 7 e 8 de Fevereiro (sexta a domingo)
Local: Espaço Cultural Renato Russo
Horário: sexta e sábado, 20h, domingo, 19h.
Ingressos: R$ 40 a inteira, R$ 20 a meia
https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-de-danca-raizes-em-movimento/3279814?share_id=copiarlink

















