O Quarteto Capital inaugura o Festival Estação da Música Clássica, trazendo performances memoráveis ao público do Gama e região

Com data marcada para o início da turnê, o Estação da Música Clássica abre espaço para a comunidade do Distrito Federal. Nesta edição, solistas, duos, trios e quarteto se apresentarão gratuitamente na Companhia de Teatro Lábios da Lua, com o apoio do FAC-DF, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. A abertura oficial do primeiro ciclo de apresentações será nesta quarta-feira, 13 de maio e sexta-feira, 15 de maio, com o quarteto convidado, o Quarteto Capital, às 20 horas. A mostra acontecerá nos palcos da Cia Lábios da Lua – Quadra 4 Lote 16 Loja C e D – Setor Sul.

Concebido com o objetivo de aproximar a comunidade da música clássica e da revelação de novos músicos do gênero, o Estação da Música proporcionará acesso a performances de alta qualidade e educando sobre a riqueza e a diversidade desse gênero musical. Além disso, estudos têm demonstrado os benefícios cognitivos da música clássica, influenciando positivamente a aprendizagem e a memória. Dentre o time de artistas selecionados: Ramon Paraguai garantiu a categoria Solo, seguido pelo Duo Sanches Madalena, Satélite Trio e Quarteto Dolce. O evento também conta com a presença de artistas convidados: Yuri Zuvanov Solo de trompa, Duo Alvaro Henrique e Diana Mota, Di Stéffano Trio e Quarteto Capital.

À frente da ação, o produtor cultural Gilmar dos Santos afirma que a música clássica, também conhecida como música erudita, é um tesouro cultural que atravessa séculos e continua a encantar pessoas de todas as idades. Apesar de suas raízes históricas, a música clássica permanece vibrante e relevante nos dias de hoje, com compositores contemporâneos criando obras inovadoras e emocionantes.

“Diferente dos estilos musicais populares, a música clássica utiliza uma variedade de formas, como concertos, sinfonias, óperas, músicas de dança e muito mais. Essa diversidade oferece aos artistas uma plataforma única para explorar e expressar sua arte”, destaca o idealizador.

Quarteto Capital

Formado por Daniel Cunha e Igor Macarin Рviolinos; Daniel Marques-viola; e Augusto Guerra Vicente Рvioloncelo (todos integrantes da Orquestra Sinf̫nica do Teatro Nacional Claudio Santoro), o Quarteto Capital desenvolve intenso e importante trabalho de apresenta̤̣o da m̼sica instrumental de c̢mara, cumprindo agenda de apresenta̵̤es, participa̵̤es em festivais nacionais e internacionais de m̼sica.

O grupo participou da gravação da turnê nacional de lançamento do CD Descobertas, da gravação da integral dos quartetos de Marco AB Coutinho, interpretação da MPB, colaborações variadas e apresentações em programas de rádio e TV. Com um repertório eclético, o Quarteto Capital executa obras de compositores brasilienses ou ligados à capital federal, como Claudio Santoro, Fernando Morais, Marco AB Coutinho, Suzi Magalhães, Marcos Cohen e Valéria Lehman, dentre outros.

SERVIÇO:

Abertura da 4ª Edição do projeto Estação da Música
Horário: 20 horas
Datas: 13 e 15 de março de 2024
Ingressos: Contribuição Voluntária
Local: Teatro da Cia Lábios da Lua.
End.: Quadra 4, lote 16 – Setor Sul Comercial – Gama
CLASSIFICAÇÃO LIVRE.
Acompanhe também no site: https://bit.ly/estaçãodamúsica