O Grupo Cultural Pé de Cerrado completa 20 anos de carreira e, para comemorar, realiza turnê do espetáculo “Os Brincantes”, em quatro estados brasileiros: Recife, Rio de Janeiro, Amapá e Distrito Federal. A abertura da temporada será no dia 23, às 18h, na Escola de Música de Brasília com acesso liberado.

Dentro do universo das brincadeiras populares, o espetáculo “Os Brincantes” mistura música, folclore e circo popular. No repertório, diversos ritmos brasileiros como: a catira, o samba-pisado, o frevo, o maracatu, a ciranda, o coco, entre outras. As letras incentivam boas atitudes como o sentimento de responsabilidade com o outro e com o mundo, a observação e o respeito à natureza.

O grupo ainda conta com as performances dos palhaços Irmãos Saúde, que convidam o público para dançar e participar das brincadeiras.

Após vivências com mestres do artesanato e dos mamulengos, a trupe aprimorou as cenas e as músicas. Novos figurinos, cenários e bonecos também deram vida nova ao espetáculo. “São composições do nosso álbum para crianças como Vem Colorir e Dona Ema e versões de cantigas de roda como Alecrim, Peixe Vivo e Capelinha de Melão, com roupagem de ritmos da cultura popular brasileira”, explica Pablo Ravi, Integrante do Pé de Cerrado.

Sobre o Pé

O Grupo Cultural Pé de Cerrado se reuniu, pela primeira vez, em 1999, com a proposta de pesquisar a cultura brasileira, depois que seus primeiros integrantes realizaram a trilha sonora da peça “A Pena e a Lei”, de Ariano Suassuna, ainda recém-formados pela Escola de Teatro Dulcina de Morais.

O grupo é formado pelos multi-instrumentistas e pesquisadores da cultura brasileira Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Bruno Berê, Fernando Fernandes, Pablo Fagundes e Clênio Guimarães. Com a destreza de misturar as diversas formas de expressão artística e as mais plurais manifestações da cultura brasileira, os espetáculos trazem música, circo, dança, poesia, teatro e proporcionam uma intensa participação do público.

Influenciados por grandes mestres da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Quinteto Violado, Antônio Nóbrega e outros tantos nomes da música instrumental, o grupo foi responsável por importantes projetos culturais em Brasília, como o projeto infantil “O Pé na Escola”, o projeto “Ensaio Aberto” e o projeto “O Pé Convida”.

Discografia

CDs

2005 – Pé de Cerrado com participação de Dominguinhos
2009- Cultura Candanga
2014 – Pé de Moleque (infantil).

DVDs

2010 -Cultura Candanga
2019- Pé de Moleque em produção

Prêmios

Em 2007, o Pé de Cerrado conquistou o prêmio SESC de Música Tom Jobim. A música “Viva o Côco” foi uma das 12 músicas selecionadas para fazer parte do CD da premiação.

Após seis anos, o grupo levou a melhor trilha sonora na Mostra de Cinema B.O, com o filme “Severino quer Gravar”.

Em 2014, receberam o Prêmio Dulcina de Moraes, do Fundo de Apoio da Cultura/Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal .

Neste ano, o Prêmio FAC Cultura e Cidadania, que reconheceu a relevância do grupo para a categoria de Culturas Populares.

Os Brincantes – Pé de Cerrado e Irmãos Saúde

Pablo Ravi (voz e acordeon), Bruno Ribeiro (triângulo e voz), Bruno Maciel (violão e pife), Fernando Rodrigues (baixo e percussão), Clenio Guimarães (percussão), Pedro Tupã (percussão), Davi Abreu (flautas), Renato Nunes (percussão) e os Irmãos Saúde – palhaços Raquaquá (Ruyberdran) e Xaubraubrau (Ankomárcio)

Pé de Cerrado

Circulação do Espetáculo Os Brincantes

BRASÍLIA

Dia 23/10, às 18h, na Escola de Música de Brasília
Dia 24/10, às 10h30 e às 14h, no Teatro do Guará
Dia 25/10, às 10h30 e às 14h, no Centro de Ensino Infantil de São Sebastião
Dia 26/10, às 10h30 e às 14h, no Centro de Ensino Especial 01 de Planaltina

RECIFE

Dia 03/11, às 18h, no Museu do Estado – Recife
Dia 04/11, às 18h, na Igrejinha do Poço da Panela – Olinda

RIO DE JANEIRO

Dia 1/12 – Local a denifir
Dia 2/12 – Fundição Progresso – Lapa – Rio de Janeiro

AMAPÁ – 2019 com datas ainda a confirmar.

Todas as apresentações são gratuitas e livres para todos os públicos

Instagram: pedecerrado
https://www.facebook.com/pedecerrado
www.pedecerrado.com.br

Anterior Nilson Lima faz homenagem a Gonzaguinha no dia 20/10
Próximo Festa Uma Noite Carioca com Mc Koringa e Dj tubarão