Desde sua primeira edição, em 2008, o Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes se dedica ao cinema do presente

Diretamente da capital brasileira, o evento Lobo Fest exibe filmes de curta-metragem de diversas nacionalidades, em programas temáticos que abordam aspectos – políticos, sociais, estéticos, geracionais, regionais, entre outros – do mundo contemporâneo. Não à toa, o mascote do festival é o lobo guará, animal típico do Cerrado, conhecido por espalhar sementes em suas andanças, comportamento cuja simbologia pode ser entendida como a disseminação e circulação de conteúdos.

Mais antigo festival do Distrito Federal em atividade dedicado à produção curta-metragista, o Lobo Fest realiza sua 15ª edição entre 23 e 30 de outubro e propõe uma reflexão sobre a memória, o que explica o tema da edição: “para não esquecer”. Sendo assim, a linha curatorial do festival em 2023 procurou filmes que abordam, de alguma maneira, como tradições, hábitos, costumes, práticas e referências de ontem dialogam com o presente, propiciando reflexões para o futuro. A curadoria foi realizada pelo cineasta Rodrigo Campos, pelo crítico cinematográfico Bruno Carmelo e pelos produtores do festival, Josiane Osório e Ulisses de Freitas.

O 15º Lobo Fest exibe, entre os dias 23 e 27, no Instituto Federal de Brasília (IFB) Recanto das Emas, e, entre 28 e 30, no Cine Brasília, 74 curtas-metragens, espalhados em 11 programas, sendo 66 filmes em competição – escolhidos entre mais de 3500 filmes, vindos de 111 países. Além da mostra competitiva, o festival conta com programas com temática LGBTQIA+, curtas iranianos, sessões infantojuvenis, uma mostra dedicada ao cineasta Fáuston da Silva, nome de destaque do cinema do Distrito Federal nos últimos 15 anos, e uma sessão de encerramento com produções brasilienses. Entre as sessões, estão filmes adaptáveis aos públicos do espectro autista e idosos. Toda a programação do Lobo Fest é gratuita.

A seleção de filmes, inéditos no circuito exibidor do DF, conta com representantes de 41 países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Bulgária, Brasil, Cazaquistão, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estônia, EUA, França, Grécia, Irã, Israel, Itália, Líbano, Malásia, Marrocos, México, Nigéria, Países Baixos, Palestina, Polônia, Portugal, Quirguistão, Romênia, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça, Taiwan, Tchéquia, Turquia e Ucrânia, e ainda três coproduções: Áustria/Somália, Costa Rica/EUA e Suíça/Colômbia.

As produções selecionadas concorrem a sete prêmios: Direção de arte – Coletivo BRA.DA (para curta brasileiro), Prêmio Dot Cine (para curta brasileiro), Melhor Filme Nacional – Júri Oficial, Melhor Filme Internacional – Júri Oficial, Melhor Filme Nacional – Júri Popular, Melhor Filme Internacional – Júri Popular e Melhor Animação – Júri Oficial.

Também fazem parte da programação no IFB aulas máster com Magali Wistefelt, sobre produção audiovisual, e com Germana Gonçalves de Araújo, sobre os cartazes de cinema da Pathé.

INFORMAÇÕES: www.lobofest.com.br e www.instagram.com/lobofestbsb

PROGRAMAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB) – RECANTO DAS EMAS
23 a 27 DE OUTUBRO DE 2023

23 de outubro (segunda-feira), às 9h:
Se puder, me traga aquela farinha de mandioca
Imagens e quadros: cinema para iniciados e não iniciados
62 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

A Sistina (La Sixtina), de Juan Camilo Fonnegra, Colômbia, 2022, 8min13
Vincho, morador de rua, dedica seu tempo reciclando e classificando os resíduos produzidos na cidade para transformá-los em suas criações. Debaixo de uma ponte, ele trabalha em sua obra-prima: A Sistina.

Coisas nunca ouvidas (Serpêhatiyên neqewimt), de Ramazan Kilic, de Turquia, 2023, 15min36
Uma menina curda tenta devolver o sorriso ao rosto da avó após o desaparecimento da sua televisão, sua única janela para o mundo.

Meus pais virão me ver? (Will my parents come to see me), de Mo Harawe, Áustria e Somália, 2022, 30min
Uma experiente policial somali acompanha um jovem preso durante os procedimentos do sistema de justiça local.

Hiraeth, de Rianne Stremmelaar, Países Baixos, 2023, 7min57
Após terminar um relacionamento, Wendy volta ao dormitório estudantil. Com relutância e com o coração partido, ela tenta retomar assuntos esquecidos.

11h:
Querida amiga, aqui faz bastante calor
Esta composição de filmes chama a atenção para o meteoro que explode ao cair nas nossas cabeças
50 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

A última neve (The last snow), de Shayan Naghibi, Irã, 2023, 3min35
Tudo pode ser perdido em uma nevasca.

Aquecimento de ioga (Yoga warming), de Naama Yiron, Israel, 2023, 4min52
Gaia está vivendo numa realidade na qual o fim do mundo está próximo. Durante sua prática de ioga, ela luta para controlar o impossível. Ansiedades se confundem com cada postura de uma forma absurda. O calor e o suor aumentam com os pensamentos do fim do mundo.

Monólogo (Monologue), de Selim Yıldız, Turquia, 2023, 17min36
O documentário mergulha na vida de Heyam Encü, uma mãe que enfrentou a trágica perda de seus dois filhos. O filme captura a rotina diária de Heyam enquanto ela cuida dos animais deixados por seus filhos e visita seus túmulos. Por meio dos comoventes monólogos de Heyam, testemunhamos a intensidade de sua dor.

Palestina 87, de Bilal Alkhatib, Palestina, 2021, 12min40
Um homem que foge do exército israelense durante a Primeira Intifada Palestina é abrigado por duas pessoas estranhas que impedem sua captura.

O festival de música de Kharkiv aconteceu (Харків мюзік фест відбувся), de Vyacheslav Turyanytsya, Ucrânia, 2022, 11min05
Após o início da guerra entre Ucrânia e Rússia em 24 de fevereiro de 2022, Serhiy trabalha diariamente como voluntário em um centro humanitário para refugiados em Uzhhorod.

14h:
Alice, não me escreva aquela carta de amor, meu coração treme
Filmes para uma juventude descolada
55 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

Hiraeth, de Rianne Stremmelaar, Países Baixos, 2023, 7min57
Após terminar um relacionamento, Wendy volta ao dormitório estudantil. Com relutância e com o coração partido, ela tenta retomar assuntos esquecidos.

Coisas de garotos (Cosas de chicos), de Raquel Colera, Espanha, 2023, 14min
Marta, uma menina de 12 anos, gosta de jogar futebol com os amigos, nadar no rio, andar de bicicleta e construir cabanas. Ela é a única garota do grupo no qual é líder. Isso está prestes a mudar com a chegada de um garoto de 16 anos.

Origens de um mundo (Origines d’un monde), de Emma Zwickert, França, 2022, 5min14
Um grupo de crianças se aventura fora de casa. Eles crescem neste dia de férias de verão.

Educação (Knowlodge), de Шерхан Жиенкул, Cazaquistão, 2023, 7min30
Kadyr perdeu os pais e sobrevive às portas de pessoas ricas. Antes dos trágicos acontecimentos, ele recebeu cartas do mulá da aldeia, que lhe presenteou com dois livros que ele carrega consigo desde então. Esses dois livros se tornam seu talismã pessoal, mudando dramaticamente o rumo de sua vida e de seu destino.

Dinho, de Leo Tabosa, Brasil, 2023, 20min
A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.

16h:
Para todas as crianças do mundo
Histórias inventadas para cabeças criativas
49 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Suzie no jardim (Zuza v zahradách), de Lucie Sunková, República Tcheca, 2022, 13min
Suzie é uma garotinha que viaja com a mãe e o pai para fora da cidade. Um dia ela conhece um cachorro preto que a leva até um jardim misterioso onde ela encontra uma chave. Quem será que mora lá?

Soo, de Roya Salimi, Irã, 2022, 6min41
A história de uma viajante que segue seu reflexo. Onde quer que vá, ela se apega e deixa para trás uma parte de si mesma, uma camada de sua cor. Durante sua jornada, sua cor desaparece gradualmente até sumir.

La Notte, de Martina Generali, Simone Pratola e Francesca Sofia Rosso, Itália, 2023, 6min30
Baseado no concerto RV 439 “La Notte”, de Antonio Vivaldi. Durante o carnaval em Veneza, Pulcinella tenta entrar em uma festa VIP, sem muito sucesso. Entre máscaras pomposas, triunfos gastronômicos, danças e mulheres sensuais, seus sonhos luxuosos se transformam em pesadelo.

Eu vim do mar (I come from the sea), de Feyrouz Serhal, Líbano, 2023, 22min
Samar, Jude e Imad são amigos de escola de 11 anos que um dia faltam à escola e se aventuram em sua cidade, Trípoli. O encontro entre a cidade e as três crianças cria magia em cada esquina.

24 de outubro (terça-feira), às 9h:
Tenho sentido tanta saudade
Entre suspiros e respiros: filmes pra gente lembrar da gente. Você se lembra?
78 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Por favor, espere na linha (Please, hold the line), de Tan Ce Ding, Malásia, 2022, 18min30
Uma jovem que aplica golpes por telefone enfrenta um dilema moral que poderá mudar a sua vida.

O homem que perguntou (Ask), de Naizabek Sydykov, Quirguistão, 2022, 25min
O líder de uma pequena cidade está destruindo todos os prédios do lugar com a promessa de construir a Cidade do Futuro. Mas o adolescente Umut descobre que não existirá Cidade do Futuro, que já existiu e agora ela está sendo destruída.

Coisas de garotos (Cosas de chicos), de Raquel Colera, Espanha, 2023, 14min
Marta, uma menina de 12 anos, gosta de jogar futebol com os amigos, nadar no rio, andar de bicicleta e construir cabanas. Ela é a única garota do grupo no qual é líder. Isso está prestes a mudar com a chegada de um garoto de 16 anos.

Dinho, de Leo Tabosa, Brasil, 2023, 20min
A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.

11h:
Tremo quando te escrevo
Estes filmes desvelam histórias mal contadas
69 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Infantaria, de Laís Santos Araújo, Brasil, 2022, 24min
Joana quer a primeira menstruação. Dudu quer seu pai. Verbena, que ninguém convidou, esconde o que quer.

Ritual (Rituály), de Damián Vondrášek, República Tcheca, 2022, 15min
Um menino com lábio leporino tem o período de uma tarde para passar pelo ritual de iniciação para uma gangue de rua.

A marcha cinzenta (Die graue march), de Alvaro Schoeck, Charlotte Waltert, Suíça, 2023, 11min36
Utilizando fotogramas de um catálogo promocional de uma usina nuclear francesa da década de 1980, o filme revela os sentimentos do diretor sobre estética, vida, imigração, morte e ecologia e estabelece um diálogo entre passado, presente e futuro.

36, de Rezan Uğurlu, Turquia, 2023, 9m24
Utilizando fotogramas de um catálogo promocional de uma usina nuclear francesa da década de 1980, 36 revela os sentimentos do diretor sobre estética, vida, imigração, morte e ecologia. Com trinta e cinco dos trinta e seis quadros do catálogo original, o filme estabelece um diálogo entre passado, presente e futuro.

A sombras das borboletas (L’ombre des papillons), de Sofia El Khyari, Marrocos, 2022, 9min
Em uma floresta misteriosa, uma mulher é lentamente atraída por um devaneio nostálgico enquanto observa borboletas.

14h:
Para todas as crianças do mundo
Histórias inventadas para cabeças criativas
49 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Suzie no jardim (Zuza v zahradách), de Lucie Sunková, República Tcheca, 2022, 13min
Suzie é uma garotinha que viaja com a mãe e o pai para fora da cidade. Um dia ela conhece um cachorro preto que a leva até um jardim misterioso onde ela encontra uma chave. Quem será que mora lá?

Soo, de Roya Salimi, Irã, 2022, 6min41
A história de uma viajante que segue seu reflexo. Onde quer que vá, ela se apega e deixa para trás uma parte de si mesma, uma camada de sua cor. Durante sua jornada, sua cor desaparece gradualmente até sumir.

La Notte, de Martina Generali, Simone Pratola e Francesca Sofia Rosso, Itália, 2023, 6min30
Baseado no concerto RV 439 “La Notte”, de Antonio Vivaldi. Durante o carnaval em Veneza, Pulcinella tenta entrar em uma festa VIP, sem muito sucesso. Entre máscaras pomposas, triunfos gastronômicos, danças e mulheres sensuais, seus sonhos luxuosos se transformam em pesadelo.

Eu vim do mar (I come from the sea), de Feyrouz Serhal, Líbano, 2023, 22min
Samar, Jude e Imad são amigos de escola de 11 anos que um dia faltam à escola e se aventuram em sua cidade, Trípoli. O encontro entre a cidade e as três crianças cria magia em cada esquina.

15h30: Aula máster sobre cartazes da Pathé
Local: Biblioteca IFB
Com Profª. Drª. Germana Gonçalves de Araújo. Professora do Curso de Graduação em Design Gráfico – CECH/DAVID/DESIGN. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFS. Líder do Grupo de Pesquisa Design e Cultura –
CNPq/UFS.

16h:
Helena, sinto muitas saudades, sua avó Josiane
Uma sessão para crianças fofinhas. Sem diálogos e adaptáveis para o espectro autista
45 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Ninho (ГНЕЗДО), de Nastimir Nikolov Tzatchev, Bulgária, 2023, 7min02
Esta história é uma metáfora sobre a vida de um caracol cujo sonho é voar. Nossos sonhos e desejos nem sempre se realizam, mas podemos vê-los nas gerações seguintes.

Irmãos (Siblings), de Chang Yung-En, Taiwan, 2023, 10min
Os sentimentos e traumas de uma garotinha chinesa. Memórias de infância e o sentimento de família através da interação entre irmãos.

O conto da raposa (Foxtale), de Alexandra Allen, Portugal, 2022, 5min55
Uma raposa esfomeada disputa a última fruta no topo da árvore.

Terra estranha (Andersland), de An Vrombaut, Bélgica, 2022, 7min 39
Na savana, um grupo de animais estranhos que parecem girafas sem pescoço brinca de esconde-esconde. De repente, Gerda, um desses animais, deixa crescer um pescoço comprido. Após o choque inicial, o grupo retoma o jogo de esconde-esconde.

Um dia muito branco (БЕЛЫЙ-БЕЛЫЙ ДЕНЬ), de Vasily Chirkov, Russia, 2022, 6min04
A casa, o jardim, a velha bacia enferrujada e o vento – tudo tem seu próprio segredo e sua própria alma. É assim que as crianças sentem.

Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio, Brasil, 2023, 8min
Janaina compartilha com a mãe o ritual da pesca na Ilha de Itamaracá. Elas enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonhos, poesia e música.

25 de outubro (quarta-feira), às 9h:
Aquela ali continua a arengueira de sempre
Entre perdas e danos, amor e morte: histórias de vidas
67 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Falecida (Deceased), de Mehdi Ilbeigi, Irã, 2023, 17min47
Uma família matou a mãe em um acidente de carro e agora quer receber o dinheiro do seguro.

El Grillo, de Carlos Hernández Vázquez, México, 2022, 15min12
El Grillo é um jovem boxeador que treina com seu melhor amigo, El Espinas, e outros boxeadores. El Grillo torna-se pai e leva a filha recém-nascida para a academia. Os parceiros de treino de El Grillo estão chateados por ter o bebê entre eles.

Ainda restarão robôs nas ruas do interior profundo, de Guilherme Xavier Ribeiro, Brasil, 2022, 14min
Na periferia do interior profundo brasileiro, Luquinha tenta recuperar sua égua enquanto convive com o crime e o barulho ensurdecedor de uma cidade conservadora.

A fumaça entra em seus olhos (Smoke gets in your eyes), de Alvin Lee, Singapura, 2023, 19min11
Um agente funerário fica transtornado quando o corpo errado é enviado para cremação. Encurralado, ele elabora um plano para um funeral falso com os três filhos distantes do falecido.

11h:
Espero que esta te encontre bem
Lembranças, esquecimentos e acontecimentos. Filmes, que rememoram lugares e personagens
70 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Cama vazia, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet, Brasil, 2023, 6min11
A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.

Apartamento 15 (Interfon 15), de Andrei Epure, Romênia, 2021, 22min
Moradores encontram uma mulher inconsciente deitada em frente ao prédio de apartamentos onde moram. Embora ela more no terceiro andar, ninguém sabe o seu nome. Enquanto esperam pelo resgate, os vizinhos refletem sobre a vida dela e a deles.

O vento traz canções do trópico (El viento trae canciones del trópico), de Wil Paucar Calle, Equador, 2023, 11min16
Juliana e Marcos, um casal de alfaiates, recolhem as roupas espalhadas por uma cidade sem moradores para remendá-las enquanto esperam por quem não voltará. O vento liga o seu presente monótono com um passado marcado pelo massacre da classe trabalhadora em 15 de novembro de 1922 no Equador.

Promessa de um amor selvagem, de Davi Mello, Brasil, 2022, 23min
Depois de invadir uma festa, um jovem descobre que esta será sua última noite.

Educação (Knowledge), de Шерхан Жиенкул, Cazaquistão, 2023, 7min30
Kadyr perdeu os pais e sobrevive às portas de pessoas ricas. Antes dos trágicos acontecimentos, ele recebeu cartas do mulá da aldeia, que lhe presenteou com dois livros que ele carrega consigo desde então.

14h:
Martin, você está uma criança linda!
Filmes inusitados para crianças bem pequenininhas e a família
58 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

O que há nessa caixa? (Wat zit er in die kist?), de Bram Algoed, Bélgica, 2023, 9min26
Esta é uma história sobre um piloto, um capitão, um maquinista, um motorista, um carteiro, uma garota… e uma caixa gigante. O que há nessa caixa gigante que o piloto trouxe de um país muito, muito distante? Provavelmente um elefante, pensa o capitão, e com muito cuidado carrega a caixa em seu navio.

O Ganso (L’oie du plus fort), de Jan Mika, República Tcheca, 2022, 12min33
Um menino sonha em se tornar um jogador de futebol famoso, mas primeiro precisa vencer uma partida contra um ganso em um pequeno quintal.

Dede está morta (Deniska umřela), de Phillippe Kastner, República Tcheca, 2023, 8min17
A morte de um animal de estimação querido é algo difícil de lidar e, mesmo que tentemos nos preparar para isso, muitas vezes somos pegos de surpresa. Esta é a história de um menino e seu cachorro Dede.

Barra Nova, de Diego Maia, Brasil, 2022, 13min38
Em Barra Nova, praia do Nordeste brasileiro, mar e rio se encontram e transformam diariamente a paisagem. Um mergulho no ciclo da vida pelo olhar de uma garotinha, vivendo experiências crescentes, onde suas emoções se encontram com a natureza.

Ice merchants, de João Gonzalez, Portugal, 2022, 14min
Todos os dias, um pai e o filho saltam de paraquedas de sua vertiginosa casa fria, presa a uma falésia, para se dirigirem à aldeia no chão, ao longe, onde vendem o gelo que produzem diariamente.

16h:
Alice, não me escreva aquela carta de amor, meu coração treme
Filmes para uma juventude descolada
55 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

Hiraeth, de Rianne Stremmelaar, Países Baixos, 2023, 7min57
Após terminar um relacionamento, Wendy volta ao dormitório estudantil. Com relutância e com o coração partido, ela tenta retomar assuntos esquecidos.

Coisas de garotos (Cosas de chicos), de Raquel Colera, Espanha, 2023, 14min
Marta, uma menina de 12 anos, gosta de jogar futebol com os amigos, nadar no rio, andar de bicicleta e construir cabanas. Ela é a única garota do grupo no qual é líder. Isso está prestes a mudar com a chegada de um garoto de 16 anos.

Origens de um mundo (Origines d’un monde), de Emma Zwickert, França, 2022, 5min14
Um grupo de crianças se aventura fora de casa. Eles crescem neste dia de férias de verão.

Educação (Knowledge), de Шерхан Жиенкул, Cazaquistão, 2023, 7min30
Kadyr perdeu os pais e sobrevive às portas de pessoas ricas. Antes dos trágicos acontecimentos, ele recebeu cartas do mulá da aldeia, que lhe presenteou com dois livros que ele carrega consigo desde então. Esses dois livros se tornam seu talismã pessoal, mudando dramaticamente o rumo de sua vida e de seu destino.

Dinho, de Leo Tabosa, Brasil, 2023, 20min
A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.

26 de outubro (quinta-feira), às 9h:
Eu te escrevo em breve
Sessão de encerramento com filmes de Brasília – Cinema intransigente
41 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INTICATIVA: 16 ANOS

Lubrina, de Vinícius Fernandes Gonçalves e Leonardo Vaz Dias Hecht, Brasil, 2023, 15min
Joana viaja para o quilombo onde a sua avó nasceu. Sua chegada é marcada pela aparição de um nevoeiro.

Paisagem em chamas, de Silvino Mendonça Carneiro, Brasil, 2023, 6min02
Brasília pegou fogo e não sobrou muita coisa. Um filme sobre ruínas cinematográficas.

Cine Veredas, de Thiago Ramos, Brasil, 2023, 19min58
Durante a última exibição de um esquecido filme nacional, Vitória, a cinéfila faxineira do Cine Brasília, é coagida pelos colegas de trabalho a participar de um assalto ao cinema.

10h: Aula máster sobre cartazes da Pathé
Local: Biblioteca IFB
Com Profª. Drª. Germana Gonçalves de Araújo. Professora do Curso de Graduação em Design Gráfico – CECH/DAVID/DESIGN. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFS. Líder do Grupo de Pesquisa Design e Cultura –
CNPq/UFS.

11h: Carta aberta para Fáuston da Silva – Do curta ao longa
Sessão especial em homenagem ao cineasta Fáuston da Silva
58 MINUTOS (+ 40 MINUTOS DE BATE-PAPO) – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva, Brasil, 2012, 15min
Um encontro improvável inicia uma violenta revolução na mente de um garoto, de uma família e de uma sociedade.

A terra em que pisar, de Fáuston da Silva, Brasil, 2019, 25min
Joana decide participar de uma ocupação irregular de terra pública. A decisão lhe dará mais que uma moradia, mas uma nova consciência política.

O Balãozinho Azul, de Fáuston da Silva, Brasil, 2014, 18min
Uma menina do interior sai de casa para morar com sua tia, mas acaba se tornando a serviçal da residência. Ela vive triste, até que o encontro com um simples balão azul se transforma em uma mágica amizade.

14h:
Helena, sinto muitas saudades, sua avó Josiane
Uma sessão para crianças fofinhas. Sem diálogos e adaptáveis para o espectro autista
LIVRE – 45 MINUTOS

Ninho (ГНЕЗДО), de Nastimir Nikolov Tzatchev, Bulgária, 2023, 7min02
Esta história é uma metáfora sobre a vida de um caracol cujo sonho é voar. Nossos sonhos e desejos nem sempre se realizam, mas podemos vê-los nas gerações seguintes.

Irmãos (Siblings), de Chang Yung-En, Taiwan, 2023, 10min
Os sentimentos e traumas de uma garotinha chinesa. Memórias de infância e o sentimento de família através da interação entre irmãos.

O conto da raposa (Foxtale), de Alexandra Allen, Portugal, 2022, 5min55
Uma raposa esfomeada disputa a última fruta no topo da árvore.

Terra estranha (Andersland), de An Vrombaut, Bélgica, 2022, 7min 39
Na savana, um grupo de animais estranhos que parecem girafas sem pescoço brinca de esconde-esconde. De repente, Gerda, um desses animais, deixa crescer um pescoço comprido. Após o choque inicial, o grupo retoma o jogo de esconde-esconde.

Um dia muito branco (БЕЛЫЙ-БЕЛЫЙ ДЕНЬ), de Vasily Chirkov, Russia, 2022, 6min04
A casa, o jardim, a velha bacia enferrujada e o vento – tudo tem seu próprio segredo e sua própria alma. É assim que as crianças sentem.

Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio, Brasil, 2023, 8min
Janaina compartilha com a mãe o ritual da pesca na Ilha de Itamaracá. Elas enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonhos, poesia e música.

16h:
Para todas as crianças do mundo
Histórias inventadas para cabeças criativas (sessão sugerida também para o público idoso)
49 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Suzie no jardim (Zuza v zahradách), de Lucie Sunková, República Tcheca, 2022, 13min
Suzie é uma garotinha que viaja com a mãe e o pai para fora da cidade. Um dia ela conhece um cachorro preto que a leva até um jardim misterioso onde ela encontra uma chave. Quem será que mora lá?

Soo, de Roya Salimi, Irã, 2022, 6min41
A história de uma viajante que segue seu reflexo. Onde quer que vá, ela se apega e deixa para trás uma parte de si mesma, uma camada de sua cor. Durante sua jornada, sua cor desaparece gradualmente até sumir.

La Notte, de Martina Generali, Simone Pratola e Francesca Sofia Rosso, Itália, 2023, 6min30
Baseado no concerto RV 439 “La Notte”, de Antonio Vivaldi. Durante o carnaval em Veneza, Pulcinella tenta entrar em uma festa VIP, sem muito sucesso. Entre máscaras pomposas, triunfos gastronômicos, danças e mulheres sensuais, seus sonhos luxuosos se transformam em pesadelo.

Eu vim do mar (I come from the sea), de Feyrouz Serhal, Líbano, 2023, 22min
Samar, Jude e Imad são amigos de escola de 11 anos que um dia faltam à escola e se aventuram em sua cidade, Trípoli. O encontro entre a cidade e as três crianças cria magia em cada esquina.

27 de outubro (sexta-feira), às 9h:
Lembranças a todos
Filmes para dançar: a insustentável leveza para não perder a ternura
65 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Nadando em um mar de trauma (Swiming in a sea of trauma), de Ugochukwu Azuya, Nigéria, 2022, 6min30
Uma história de fantasmas sobre as memórias da Guerra de Biafra, a guerra civil nigeriana. Em uma paisagem onírica, Chisom encontra Nkechi, uma garota com um comportamento estranho e sobrenatural. Com esse encontro, Chisom descobre que Nkechi é um espírito errante que viveu e morreu durante a guerra.

49 385, de Helena Stańczyk, Polônia, 2023, 8min
Para milhões de pessoas, as guerras não são grandes batalhas, e sim pequenos conflitos cotidianos. Vovó Zosia sabe disso em primeira mão. Com extraordinário distanciamento e senso de humor, ela fala sobre as dificuldades do tempo de guerra e da realidade do campo de concentração em que viveu quando jovem.

Sabão líquido, de Fernanda Reis e Gabriel Faccini, Brasil, 2023, 20min55
Um homem é transportado ilegalmente para o remoto sul do Brasil para trabalhar em uma operação de produção de sabão líquido falsificado. Durante seus dias de isolamento na floresta, ele começa a encontrar consolo em sua solidão.

Mão (手), de Hai Quan Wang, China, 2023, 4min55
Numa tarde tranquila, uma senhora idosa está em seu leito de morte. Nos últimos cinco minutos de sua vida, suas duas filhas vêm vê-la pela última vez. As duas entram em uma briga acirrada.

Tan., de Dery Prananda, Indonesia, 2022, 24min10
Após a morte de sua esposa e vivendo uma vida solitária, um antigo oficial do crematório deseja cometer suicídio. Ao tentar realizar seu desejo, ele conhece uma jovem com as mesmas intenções.

11h:
Não sou digno de um anjo tão doce como tu
Esta sessão busca narrar a beleza do acaso
76 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Desconectado (Abgespalten), de Daniel Schulte, Alemanha, 2023, 20min
Desde a morte de seu pai, Oskar está preso em devaneios que o deixam entorpecido. Enquanto Oskar e sua mãe Kathrin lidam com o luto, seu melhor amigo, Lasse, está prestes a se mudar para outra cidade, aumentando o medo de Oskar de ficar sozinho.

Quanto a nós (In quanto a noi), de Simone Massi, Itália, 2022, 5min
A história flui, a escuridão molha as nossas roupas.

Dias de ausência (Days without), de Ívar Erik Yeoman, Estônia, 2022, 15min29
Nikolai deve cuidar da filha de um ano enquanto espera o retorno da esposa.

Eu vim do mar (I come from the sea), de Feyrouz Serhal, Líbano, 2023, 22min
Samar, Jude e Imad são amigos de escola de 11 anos que um dia faltam à escola e se aventuram em sua cidade, Trípoli. O encontro entre a cidade e as três crianças cria magia em cada esquina.

Batidas de cascos (Hooves beat), de Fargol Masrourirad e Seyed Hossein Zeitoonnejad, Irã, 2022, 13min27
Tino, um jovem de 12 anos, vive com os pais numa aldeia fronteiriça entre o Irã e o Iraque. Depois de um incidente nas montanhas, ele se vê em um dilema com a vida de seu único amigo de quatro patas em perigo iminente. Tino deve tomar uma decisão importante rapidamente.

14h:
Estou morando em um barraco de madeira na Cidade Livre
Filmes com tensões e intenções, rumo ao limite. Qual será?
65 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Comadre, de Nicole Chi, Costa Rica e EUA, 2021, 18min24
Marielitos é uma babá imigrante mexicana que está tendo problemas com os últimos dias de seu atual emprego e tenta encontrar um novo.

Limoeiro (Lemon tree), de Rachel Walden, EUA, 2023, 17min22
Num festival de Halloween, um jovem pai rouba o coelho de um mágico para impressionar seu filho de 10 anos. A emoção do pequeno furto se transforma em medo quando o menino é encarregado de proteger a si mesmo, seu pai e seu novo animal de estimação.

Nude, de Olivier Labonté LeMoyne, Canadá, 2022, 18min17
Um jovem casal encontra um lugar isolado para estacionar o carro e se amar longe de olhares indiscretos. Pelo menos é o que acreditam. Nas profundezas da floresta, sua intimidade será palco de um encontro inquietante entre a sensualidade e o horror.

Pitage (پیتاژ), de Ali Khaledi, Irã, 2023, 10min
Um guarda penitenciário concordou em executar uma sentença de morte em troca de uma licença do trabalho, mas…

15h30: Aula máster sobre os processos de pós-produção e as tendências pós-pandemia
Local: Biblioteca IFB
Com Magali Wistefelt, diretora comercial e sócia da DOT Cine

16h:
Sempre penso em você e essa rua fosse minha, eu tirava o ladrilho
Filmes para quem não tem calos nos pés
67 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Segura (Safe), de Josema Roig, Espanha, 2022, 10min
Em algum lugar nos EUA, uma família ouve um barulho perturbador durante a noite.

Donkeyland (Åsnelandet), de Bahar Pars, Suécia, 2023, 11min
Na última parte da trilogia da roteirista e diretora Bahar Pars sobre racismo e microagressões, o público é convidado a se juntar a duas mulheres em sua jornada de discutir, evitar, expressar e, em última análise, lutar sobre essas questões e a maneira como elas afetam sua vida cotidiana.

Memórias de uma tempestade violenta (Memoir of a veering storm), de Sofia Georgovassili, Grécia, 2021, 14min
É uma manhã de setembro. Uma tempestade está prestes a cair. Uma mãe leva uma menina para a escola pela manhã e pega uma mulher no final do dia letivo. Anna, uma menina de 15 anos, foge da escola e, com a ajuda do namorado, visita um hospital, onde terá que enfrentar um desafio que a levará à idade adulta.

Tria – Do sentimento de traição (Tria – Del sentimento del tradire), de Giulia Grandinetti, Itália, 2022, 17min
Numa Roma distópica, é aplicada uma lei que não permite que famílias de imigrantes tenham mais de três filhos. Se for esperado um quarto filho, ele deve nascer, porém um dos filhos mais velhos deve ser morto. A prioridade para o sacrifício são as filhas Zoe, Iris e Clio.

A cachorra (La perra), de Carla Melo Gampert, França, 2023, 14min05
Em Bogotá, uma menina-pássaro deixa para trás a casa da família, sua mãe dominadora e seu cachorro fiel para explorar sua sexualidade.

17h:
Pitching – Work in progress
Local: Biblioteca IFB
Alunos do IFB têm a chance de mostrar seus projetos de filme para Magali Wistefelt, diretora comercial e sócia da DOT Cine. Os projetos selecionados para o pitching concorrem a prêmio para a finalização do filme com a DOT Cine.

19h: Cerimônia de Premiação (auditório IFB)

PROGRAMAÇÃO CINE BRASÍLIA

28 de outubro (sábado), às 9h30:
Helena, sinto muitas saudades, sua avó Josiane
Uma sessão para crianças fofinhas. Filmes sem diálogos e adaptáveis para o espectro autista
45 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Ninho (ГНЕЗДО), de Nastimir Nikolov Tzatchev, Bulgária, 2023, 7min02
Esta história é uma metáfora sobre a vida de um caracol cujo sonho é voar. Nossos sonhos e desejos nem sempre se realizam, mas podemos vê-los nas gerações seguintes.

Irmãos (Siblings), de Chang Yung-En, Taiwan, 2023, 10min
Os sentimentos e traumas de uma garotinha chinesa. Memórias de infância e o sentimento de família através da interação entre irmãos.

O conto da raposa (Foxtale), de Alexandra Allen, Portugal, 2022, 5min55
Uma raposa esfomeada disputa a última fruta no topo da árvore.

Terra estranha (Andersland), de An Vrombaut, Bélgica, 2022, 7min 39
Na savana, um grupo de animais estranhos que parecem girafas sem pescoço brinca de esconde-esconde. De repente, Gerda, um desses animais, deixa crescer um pescoço comprido. Após o choque inicial, o grupo retoma o jogo de esconde-esconde.

Um dia muito branco (БЕЛЫЙ-БЕЛЫЙ ДЕНЬ), de Vasily Chirkov, Russia, 2022, 6min04
A casa, o jardim, a velha bacia enferrujada e o vento – tudo tem seu próprio segredo e sua própria alma. É assim que as crianças sentem.

Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio, Brasil, 2023, 8min
Janaina compartilha com a mãe o ritual da pesca na Ilha de Itamaracá. Elas enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonhos, poesia e música.

10h30:
Para todas as crianças do mundo
Histórias inventadas para cabeças criativas (sessão sugerida também para o público idoso)
49 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Suzie no jardim (Zuza v zahradách), de Lucie Sunková, República Tcheca, 2022, 13min
Suzie é uma garotinha que viaja com a mãe e o pai para fora da cidade. Um dia ela conhece um cachorro preto que a leva até um jardim misterioso onde ela encontra uma chave. Quem será que mora lá?

Soo, de Roya Salimi, Irã, 2022, 6min41
A história de uma viajante que segue seu reflexo. Onde quer que vá, ela se apega e deixa para trás uma parte de si mesma, uma camada de sua cor. Durante sua jornada, sua cor desaparece gradualmente até sumir.

La Notte, de Martina Generali, Simone Pratola e Francesca Sofia Rosso, Itália, 2023, 6min30
Baseado no concerto RV 439 “La Notte”, de Antonio Vivaldi. Durante o carnaval em Veneza, Pulcinella tenta entrar em uma festa VIP, sem muito sucesso. Entre máscaras pomposas, triunfos gastronômicos, danças e mulheres sensuais, seus sonhos luxuosos se transformam em pesadelo.

Eu vim do mar (I come from the sea), de Feyrouz Serhal, Líbano, 2023, 22min
Samar, Jude e Imad são amigos de escola de 11 anos que um dia faltam à escola e se aventuram em sua cidade, Trípoli. O encontro entre a cidade e as três crianças cria magia em cada esquina.

14h:
Te revelo na próxima carta
Em contexto de ameaças, nós amamos e não morreremos
86 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos

Flores del otro patio, de Jorge Cadena, Suíça e Colômbia, 2022, 15min20
No norte da Colômbia, um grupo de ativistas queer utiliza ações performáticas extravagantes para denunciar a exploração desastrosa da maior mina de carvão do país.

Um caroço de abacate (An Avocado Pit), de Ary Zara, Portugal, 2022, 19min38
Larissa, uma mulher trans, e Cláudio, um homem cis, encontram-se numa noite em Lisboa. São duas pessoas com realidades díspares que até o amanhecer fazem a sua troca de mundos numa dança cativante que os desafia. Uma história de empoderamento, livre de violência para nos trazer dias melhores.

Cara de louca (Crazy face), de Cinthia Varela, Argentina, 2023, 11min05
O status quo é alterado em uma escola secundária feminina quando uma de suas lideranças morre em um acidente. Lucrecia encontra uma maneira estranha de evitar o assédio de seus colegas de classe, que torna-se cada vez mais violento após o episódio trágico.

Mamãe não quer ir à praia (Mamá no quiere ir a la playa), de Ana Belén Barragán Castañeda, Espanha, 2023, 16min
Uma mulher transexual retoma o tratamento hormonal enquanto sua filha inicia a puberdade e menstrua pela primeira vez. Mãe e filha vivenciam juntas mudanças, dúvidas em relação ao corpo e enfrentam o medo de ir à praia pela primeira vez.

Os animais mais fofos e engraçados do mundo, de Renato Sircilli, Brasil, 2022, 23min40
Jorge tem 70 anos e é um dos faxineiros mais caprichosos e dedicados do Motel Paradise, com um único detalhe: ele grava escondido os áudios dos frequentadores das suítes. Vender esses áudios para Alberto lhe garante uma renda extra, mas também afeto, ainda que Jorge não se lembre mais como é o som de seu próprio prazer.

15h45:
Guerra e paz no cinema do presente
65 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos

Cama vazia, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet, Brasil, 2023, 6min11
A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.

Coisas nunca ouvidas (Serpêhatiyên neqewimt), de Ramazan Kilic, de Turquia, 2023, 15min36
Uma menina curda tenta devolver o sorriso ao rosto da avó após o desaparecimento da sua televisão, sua única janela para o mundo.

Palestina 87, de Bilal Alkhatib, Palestina, 2021, 12min40
Um homem que foge do exército israelense durante a Primeira Intifada Palestina é abrigado por duas pessoas estranhas que impedem sua captura.

Aquecimento de ioga (Yoga warming), de Naama Yiron, Israel, 2023, 4min52
Gaia está vivendo numa realidade na qual o fim do mundo está próximo. Durante sua prática de ioga, ela luta para controlar o impossível. Ansiedades se confundem com cada postura de uma forma absurda. O calor e o suor aumentam com os pensamentos do fim do mundo.

Pitage (پیتاژ), de Ali Khaledi, Irã, 2023, 10min
Um guarda penitenciário concordou em executar uma sentença de morte em troca de uma licença do trabalho, mas…

Eu vim do mar (I come from the sea), de Feyrouz Serhal, Líbano, 2023, 22min
Samar, Jude e Imad são amigos de escola de 11 anos que um dia faltam à escola e se aventuram em sua cidade, Trípoli. O encontro entre a cidade e as três crianças cria magia em cada esquina.

17h15:
Estou morando em um barraco de madeira na Cidade Livre
Filmes com tensões e intenções, rumo ao limite. Qual será?
65 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Comadre, de Nicole Chi, Costa Rica e EUA, 2021, 18min24
Marielitos é uma babá imigrante mexicana que está tendo problemas com os últimos dias de seu atual emprego e tenta encontrar um novo.

Limoeiro (Lemon tree), de Rachel Walden, EUA, 2023, 17min22
Num festival de Halloween, um jovem pai rouba o coelho de um mágico para impressionar seu filho de 10 anos. A emoção do pequeno furto se transforma em medo quando o menino é encarregado de proteger a si mesmo, seu pai e seu novo animal de estimação.

49 385, de Helena Stańczyk, Polônia, 2023, 8min
Para milhões de pessoas, as guerras não são grandes batalhas, e sim pequenos conflitos cotidianos. Vovó Zosia sabe disso em primeira mão. Com extraordinário distanciamento e senso de humor, ela fala sobre as dificuldades do tempo de guerra e da realidade do campo de concentração em que viveu quando jovem.

Donkeyland (Åsnelandet), de Bahar Pars, Suécia, 2023, 11min
Na última parte da trilogia da roteirista e diretora Bahar Pars sobre racismo e microagressões, o público é convidado a se juntar a duas mulheres em sua jornada de discutir, evitar, expressar e, em última análise, lutar sobre essas questões e a maneira como elas afetam sua vida cotidiana.

18h40:
Sempre penso em você e se essa rua fosse minha, eu tirava o ladrilho
Filmes para quem não tem calos nos pés
73 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICAITVA: 16 ANOS

Segura (Safe), de Josema Roig, Espanha, 2022, 10min
Em algum lugar nos EUA, uma família ouve um barulho perturbador durante a noite.

Memórias de uma tempestade violenta (Memoir of a veering storm), de Sofia Georgovassili, Grécia, 2021, 14min
É uma manhã de setembro. Uma tempestade está prestes a cair. Uma mãe leva uma menina para a escola pela manhã e pega uma mulher no final do dia letivo. Anna, uma menina de 15 anos, foge da escola e, com a ajuda do namorado, visita um hospital, onde terá que enfrentar um desafio que a levará à idade adulta.

Tria – Do sentimento de traição (Tria – Del sentimento del tradire), de Giulia Grandinetti, Itália, 2022, 17min
Numa Roma distópica, é aplicada uma lei que não permite que famílias de imigrantes tenham mais de três filhos. Se for esperado um quarto filho, ele deve nascer, porém um dos filhos mais velhos deve ser morto. A prioridade para o sacrifício são as filhas Zoe, Iris e Clio.

A cachorra (La perra), de Carla Melo Gampert, França, 2023, 14min05
Em Bogotá, uma menina-pássaro deixa para trás a casa da família, sua mãe dominadora e seu cachorro fiel para explorar sua sexualidade.

Falecida (Deceased), de Mehdi Ilbeigi, Irã, 2023, 17min47
Uma família matou a mãe em um acidente de carro e agora quer receber o dinheiro do seguro.

20h15
Tremo quando te escrevo
Estes filmes desvelam histórias mal contadas
76 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS
(sessão com recurso closed caption)

Infantaria, de Laís Santos Araújo, Brasil, 2022, 24min
Joana quer a primeira menstruação. Dudu quer seu pai. Verbena, que ninguém convidou, esconde o que quer.

Ritual (Rituály), de Damián Vondrášek, República Tcheca, 2022, 15min
Um menino com lábio leporino tem o período de uma tarde para passar pelo ritual de iniciação para uma gangue de rua.

A marcha cinzenta (Die graue march), de Alvaro Schoeck, Charlotte Waltert, Suíça, 2023, 11min36
Utilizando fotogramas de um catálogo promocional de uma usina nuclear francesa da década de 1980, o filme revela os sentimentos do diretor sobre estética, vida, imigração, morte e ecologia e estabelece um diálogo entre passado, presente e futuro.

36, de Rezan Uğurlu, Turquia, 2023, 9m24
Utilizando fotogramas de um catálogo promocional de uma usina nuclear francesa da década de 1980, 36 revela os sentimentos do diretor sobre estética, vida, imigração, morte e ecologia. Com trinta e cinco dos trinta e seis quadros do catálogo original, o filme estabelece um diálogo entre passado, presente e futuro.

A sombras das borboletas (L’ombre des papillons), de Sofia El Khyari, Marrocos, 2022, 9min
Em uma floresta misteriosa, uma mulher é lentamente atraída por um devaneio nostálgico enquanto observa borboletas.

29 de outubro (domingo), às 9h30
Martin, você está uma criança linda!
Filmes inusitados para crianças bem pequenininhas e a família.
58 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

O que há nessa caixa? (Wat zit er in die kist?), de Bram Algoed, Bélgica, 2023, 9min26
Esta é uma história sobre um piloto, um capitão, um maquinista, um motorista, um carteiro, uma garota… e uma caixa gigante. O que há nessa caixa gigante que o piloto trouxe de um país muito, muito distante? Provavelmente um elefante, pensa o capitão, e com muito cuidado carrega a caixa em seu navio.

O Ganso (L’oie du plus fort), de Jan Mika, República Tcheca, 2022, 12min33
Um menino sonha em se tornar um jogador de futebol famoso, mas primeiro precisa vencer uma partida contra um ganso em um pequeno quintal.

Dede está morta (Deniska umřela), de Phillippe Kastner, República Tcheca, 2023, 8min17
A morte de um animal de estimação querido é algo difícil de lidar e, mesmo que tentemos nos preparar para isso, muitas vezes somos pegos de surpresa. Esta é a história de um menino e seu cachorro Dede.

Barra Nova, de Diego Maia, Brasil, 2022, 13min38
Em Barra Nova, praia do Nordeste brasileiro, mar e rio se encontram e transformam diariamente a paisagem. Um mergulho no ciclo da vida pelo olhar de uma garotinha, vivendo experiências crescentes, onde suas emoções se encontram com a natureza.

Ice merchants, de João Gonzalez, Portugal, 2022, 14min
Todos os dias, um pai e o filho saltam de pára-quedas de sua vertiginosa casa fria, presa a uma falésia, para se dirigirem à aldeia no chão, ao longe, onde vendem o gelo que produzem diariamente.

10h30:
Helena, sinto muitas saudades, sua avó Josiane.
Uma sessão para crianças fofinhas. Filmes sem diálogos e adaptáveis para o espectro autista.
45 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Ninho (ГНЕЗДО), de Nastimir Nikolov Tzatchev, Bulgária, 2023, 7min02
Esta história é uma metáfora sobre a vida de um caracol cujo sonho é voar. Nossos sonhos e desejos nem sempre se realizam, mas podemos vê-los nas gerações seguintes.

Irmãos (Siblings), de Chang Yung-En, Taiwan, 2023, 10min
Os sentimentos e traumas de uma garotinha chinesa. Memórias de infância e sentimento de família através da interação entre irmãos.

O conto da raposa (Foxtale), de Alexandra Allen, Portugal, 2022, 5min55
Uma raposa esfomeada disputa a última fruta no topo da árvore.

Terra estranha (Andersland), de An Vrombaut, Bélgica, 2022, 7min 39
Na savana, um grupo de animais estranhos que parecem girafas sem pescoço brinca de esconde-esconde. De repente, Gerda, um desses animais, deixa crescer um pescoço comprido. Após o choque inicial, o grupo retoma o jogo de esconde-esconde.

Um dia muito branco (БЕЛЫЙ-БЕЛЫЙ ДЕНЬ), de Vasily Chirkov, Rússia, 2022, 6min04
A casa, o jardim, a velha bacia enferrujada e o vento – tudo tem seu próprio segredo e sua própria alma. É assim que as crianças sentem.

Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio, Brasil, 2023, 8min
Janaina compartilha com a mãe o ritual da pesca na Ilha de Itamaracá. Elas enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonhos, poesia e música.

14h:
Lembranças a todos
Filmes para dançar: a insustentável leveza para não perder a ternura
75 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Nadando em um mar de trauma (Swiming in a sea of trauma), de Ugochukwu Azuya, Nigéria, 2022, 6min30
Uma história de fantasmas sobre as memórias da Guerra de Biafra, a guerra civil nigeriana. Em uma paisagem onírica, Chisom encontra Nkechi, uma garota com um comportamento estranho e sobrenatural. Com esse encontro, Chisom descobre que Nkechi é um espírito errante que viveu e morreu durante a guerra.

Sabão líquido, de Fernanda Reis e Gabriel Faccini, Brasil, 2023, 20min55
Um homem é transportado ilegalmente para o remoto sul do Brasil para trabalhar em uma operação de produção de sabão líquido falsificado. Durante seus dias de isolamento na floresta, ele começa a encontrar consolo em sua solidão.

Mão (手), de Hai Quan Wang, China, 2023, 4min55
Numa tarde tranquila, uma senhora idosa está em seu leito de morte. Nos últimos cinco minutos de sua vida, suas duas filhas vêm vê-la pela última vez. As duas entram em uma briga acirrada.

Tan., de Dery Prananda, Indonesia, 2022, 24min10
Após a morte de sua esposa e vivendo uma vida solitária, um antigo oficial do crematório deseja cometer suicídio. Ao tentar realizar seu desejo, ele conhece uma jovem com as mesmas intenções.

O vento traz canções do trópico (El viento trae canciones del trópico), de Wil Paucar Calle, Equador, 2023, 11min16
Juliana e Marcos, um casal de alfaiates, recolhem as roupas espalhadas por uma cidade sem moradores para remendá-las enquanto esperam por quem não voltará. O vento liga o seu presente monótono com um passado marcado pelo massacre da classe trabalhadora em 15 de novembro de 1922 no Equador.

15h30
Quando você virá nos visitar?
Apontamentos para um futuro incerto em filmes supostamente premonitórios
77 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICAITIVA: 16 ANOS

A última neve (The last snow), de Shayan Naghibi, Irã, 2023, 3min35
Tudo pode ser perdido em uma nevasca.

Apartamento 15 (Interfon 15), de Andrei Epure, Romênia, 2021, 22min
Moradores encontram uma mulher inconsciente deitada em frente ao prédio de apartamentos onde moram. Embora ela more no terceiro andar, ninguém sabe o seu nome. Enquanto esperam pelo resgate, os vizinhos refletem sobre a vida dela e a deles.

Nude, de Olivier Labonté LeMoyne, Canadá, 2022, 18min17
Um jovem casal encontra um lugar isolado para estacionar o carro e se amar longe de olhares indiscretos. Pelo menos é o que acreditam. Nas profundezas da floresta, sua intimidade será palco de um encontro inquietante entre a sensualidade e o horror.

El Grillo, de Carlos Hernández Vázquez, México, 2022, 15min12
El Grillo é um jovem boxeador que treina com seu melhor amigo, El Espinas, e outros boxeadores. El Grillo torna-se pai e leva a filha recém-nascida para a academia. Os parceiros de treino de El Grillo estão chateados por ter o bebê entre eles.

A fumaça entra em seus olhos (Smoke gets in your eyes), de Alvin Lee, Singapura, 2023, 19min11
Um agente funerário fica transtornado quando o corpo errado é enviado para cremação. Encurralado, ele elabora um plano para um funeral falso com os três filhos distantes do falecido.

17h:
Não sou digno de um anjo tão doce como tu
Esta sessão busca narrar a beleza do acaso
76 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Desconectado (Abgespalten), de Daniel Schulte, Alemanha, 2023, 20min
Desde a morte de seu pai, Oskar está preso em devaneios que o deixam entorpecido. Enquanto Oskar e sua mãe Kathrin lidam com o luto, seu melhor amigo, Lasse, está prestes a se mudar para outra cidade, aumentando o medo de Oskar de ficar sozinho.

Quanto a nós (In quanto a noi), de Simone Massi, Itália, 2022, 5min
A história flui, a escuridão molha as nossas roupas.

Dias de ausência (Days without), de Ívar Erik Yeoman, Estônia, 2022, 15min29
Nikolai deve cuidar da filha de um ano enquanto espera o retorno da esposa.

Promessa de um amor selvagem, de Davi Mello, Brasil, 2022, 23min
Depois de invadir uma festa, um jovem descobre que esta será sua última noite.

18h30:
Tenho sentido tanta saudade
Entre suspiros e respiros: filmes pra gente lembrar da gente. Você se lembra?
75 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Por favor, espere na linha (Please, hold the line), de Tan Ce Ding, Malásia, 2022, 18min30
Uma jovem que aplica golpes por telefone enfrenta um dilema moral que poderá mudar a sua vida.

O homem que perguntou (Ask), de Naizabek Sydykov, Quirguistão, 2022, 25min
O líder de uma pequena cidade está destruindo todos os prédios do lugar com a promessa de construir a Cidade do Futuro. Mas o adolescente Umut descobre que não existirá Cidade do Futuro, que já existiu e agora ela está sendo destruída

Monólogo (Monologue), de Selim Yıldız, Turquia, 2023, 17min36
O documentário mergulha na vida de Heyam Encü, uma mãe que enfrentou a trágica perda de seus dois filhos. O filme captura a rotina diária de Heyam enquanto ela cuida dos animais deixados por seus filhos e visita seus túmulos. Por meio dos comoventes monólogos de Heyam, testemunhamos a intensidade de sua dor.

Batidas de cascos (Hooves beat), de Fargol Masrourirad e Seyed Hossein Zeitoonnejad, Irã, 2022, 13min27
Tino, um jovem de 12 anos, vive com os pais numa aldeia fronteiriça entre o Irã e o Iraque. Depois de um incidente nas montanhas, ele se vê em um dilema com a vida de seu único amigo de quatro patas em perigo iminente. Tino deve tomar uma decisão importante rapidamente.

20h15:
Espero que esta te encontre bem
Lembranças, esquecimentos e acontecimentos. Filmes, que rememoram lugares e personagens
69 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos

Cama vazia, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet, Brasil, 2023, 6min11
A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.

Meus pais virão me ver? (Will my parents come to see me), de Mo Harawe, Áustria e Somália, 2022, 30min
Uma experiente policial somali acompanha um jovem preso durante os procedimentos do sistema de justiça local.

Ainda restarão robôs nas ruas do interior profundo, de Guilherme Xavier Ribeiro, Brasil, 2022, 14min
Na periferia do interior profundo brasileiro, Luquinha tenta recuperar sua égua enquanto convive com o crime e o barulho ensurdecedor de uma cidade conservadora.

O festival de música de Kharkiv aconteceu (Харків мюзік фест відбувся), de Vyacheslav Turyanytsya, Ucrânia, 2022, 11min05
Após o início da guerra entre Ucrânia e Rússia em 24 de fevereiro de 2022, Serhiy trabalha diariamente como voluntário em um centro humanitário para refugiados em Uzhhorod.

A Sistina (La Sixtina), de Juan Camilo Fonnegra, Colômbia, 2022, 8min13
Vincho, morador de rua, dedica seu tempo reciclando e classificando os resíduos produzidos na cidade para transformá-los em suas criações. Debaixo de uma ponte, ele trabalha em sua obra-prima: A Sistina.

30 de outubro (segunda-feira), às 9h30
Helena, sinto muitas saudades, sua avó Josiane.
Uma sessão para crianças fofinhas. Filmes sem diálogos e adaptáveis para o espectro autista.
45 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Ninho (ГНЕЗДО), de Nastimir Nikolov Tzatchev, Bulgária, 2023, 7min02
Esta história é uma metáfora sobre a vida de um caracol cujo sonho é voar. Nossos sonhos e desejos nem sempre se realizam, mas podemos vê-los nas gerações seguintes.

Irmãos (Siblings), de Chang Yung-En, Taiwan, 2023, 10min
Os sentimentos e traumas de uma garotinha chinesa. Memórias de infância e o sentimento de família através da interação entre irmãos.

O conto da raposa (Foxtale), de Alexandra Allen, Portugal, 2022, 5min55
Uma raposa esfomeada disputa a última fruta no topo da árvore.

Terra estranha (Andersland), de An Vrombaut, Bélgica, 2022, 7min 39
Na savana, um grupo de animais estranhos que parecem girafas sem pescoço brinca de esconde-esconde. De repente, Gerda, um desses animais, deixa crescer um pescoço comprido. Após o choque inicial, o grupo retoma o jogo de esconde-esconde.

Um dia muito branco (БЕЛЫЙ-БЕЛЫЙ ДЕНЬ), de Vasily Chirkov, Russia, 2022, 6min04
A casa, o jardim, a velha bacia enferrujada e o vento – tudo tem seu próprio segredo e sua própria alma. É assim que as crianças sentem.

Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio, Brasil, 2023, 8min
Janaina compartilha com a mãe o ritual da pesca na Ilha de Itamaracá. Elas enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonhos, poesia e música.

11h:
Para todas as crianças do mundo
Histórias inventadas para cabeças criativas (sessão sugerida também para o público idoso)
49 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Suzie no jardim (Zuza v zahradách), de Lucie Sunková, República Tcheca, 2022, 13min
Suzie é uma garotinha que viaja com a mãe e o pai para fora da cidade. Um dia ela conhece um cachorro preto que a leva até um jardim misterioso onde ela encontra uma chave. Quem será que mora lá?

Soo, de Roya Salimi, Irã, 2022, 6min41
A história de uma viajante que segue seu reflexo. Onde quer que vá, ela se apega e deixa para trás uma parte de si mesma, uma camada de sua cor. Durante sua jornada, sua cor desaparece gradualmente até sumir.

La Notte, de Martina Generali, Simone Pratola e Francesca Sofia Rosso, Itália, 2023, 6min30
Baseado no concerto RV 439 “La Notte”, de Antonio Vivaldi. Durante o carnaval em Veneza, Pulcinella tenta entrar em uma festa VIP, sem muito sucesso. Entre máscaras pomposas, triunfos gastronômicos, danças e mulheres sensuais, seus sonhos luxuosos se transformam em pesadelo.

Eu vim do mar (I come from the sea), de Feyrouz Serhal, Líbano, 2023, 22min
Samar, Jude e Imad são amigos de escola de 11 anos que um dia faltam à escola e se aventuram em sua cidade, Trípoli. O encontro entre a cidade e as três crianças cria magia em cada esquina.

14h30:
Carta aberta para Fáuston da Silva
Sessão especial em homenagem ao cineasta Fáuston da Silva
58 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva, Brasil, 2012, 15min
Um encontro improvável inicia uma violenta revolução na mente de um garoto, de uma família e de uma sociedade.

A terra em que pisar, de Fáuston da Silva, Brasil, 2019, 25min
Joana decide participar de uma ocupação irregular de terra pública. A decisão lhe dará mais que uma moradia, mas uma nova consciência política.

O Balãozinho Azul, de Fáuston da Silva, Brasil, 2014, 18min
Uma menina do interior sai de casa para morar com sua tia, mas acaba se tornando a serviçal da residência. Ela vive triste, até que o encontro com um simples balão azul se transforma em uma mágica amizade.

16h30:
Para todas as crianças do mundo
Histórias inventadas para cabeças criativas (sessão sugerida também para o público idoso)
49 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Suzie no jardim (Zuza v zahradách), de Lucie Sunková, República Tcheca, 2022, 13min
Suzie é uma garotinha que viaja com a mãe e o pai para fora da cidade. Um dia ela conhece um cachorro preto que a leva até um jardim misterioso onde ela encontra uma chave. Quem será que mora lá?

Soo, de Roya Salimi, Irã, 2022, 6min41
A história de uma viajante que segue seu reflexo. Onde quer que vá, ela se apega e deixa para trás uma parte de si mesma, uma camada de sua cor. Durante sua jornada, sua cor desaparece gradualmente até sumir.

La Notte, de Martina Generali, Simone Pratola e Francesca Sofia Rosso, Itália, 2023, 6min30
Baseado no concerto RV 439 “La Notte”, de Antonio Vivaldi. Durante o carnaval em Veneza, Pulcinella tenta entrar em uma festa VIP, sem muito sucesso. Entre máscaras pomposas, triunfos gastronômicos, danças e mulheres sensuais, seus sonhos luxuosos se transformam em pesadelo.

Eu vim do mar (I come from the sea), de Feyrouz Serhal, Líbano, 2023, 22min
Samar, Jude e Imad são amigos de escola de 11 anos que um dia faltam à escola e se aventuram em sua cidade, Trípoli. O encontro entre a cidade e as três crianças cria magia em cada esquina.

17h40:
Alice, não me escreva aquela carta de amor, meu coração treme
Filmes para uma juventude descolada
55 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

Hiraeth, de Rianne Stremmelaar, Países Baixos, 2023, 7min57
Após terminar um relacionamento, Wendy volta ao dormitório estudantil. Com relutância e com o coração partido, ela tenta retomar assuntos esquecidos.

Coisas de garotos (Cosas de chicos), de Raquel Colera, Espanha, 2023, 14min
Marta, uma menina de 12 anos, gosta de jogar futebol com os amigos, nadar no rio, andar de bicicleta e construir cabanas. Ela é a única garota do grupo no qual é líder. Isso está prestes a mudar com a chegada de um garoto de 16 anos.

Origens de um mundo (Origines d’un monde), de Emma Zwickert, França, 2022, 5min14
Um grupo de crianças se aventura fora de casa. Eles crescem neste dia de férias de verão.

Educação (Knowlodge), de Шерхан Жиенкул, Cazaquistão, 2023, 7min30
Kadyr perdeu os pais e sobrevive às portas de pessoas ricas. Antes dos trágicos acontecimentos, ele recebeu cartas do mulá da aldeia, que lhe presenteou com dois livros que ele carrega consigo desde então. Esses dois livros se tornam seu talismã pessoal, mudando dramaticamente o rumo de sua vida e de seu destino.

Dinho, de Leo Tabosa, Brasil, 2023, 20min
A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.

19h:
Eu te escrevo em breve (sessão de encerramento)
Sessão especial com filmes de Brasília – Cinema intransigente
41 MINUTOS – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Lubrina, de Vinícius Fernandes Gonçalves e Leonardo Vaz Dias Hecht, Brasil, 2023, 15min
Joana viaja para o quilombo onde a sua avó nasceu. Sua chegada é marcada pela aparição de um nevoeiro.

Paisagem em chamas, de Silvino Mendonça Carneiro, Brasil, 2023, 6min02
Brasília pegou fogo e não sobrou muita coisa. Um filme sobre ruínas cinematográficas.

Cine Veredas, de Thiago Ramos, Brasil, 2023, 19min58
Durante a última exibição de um esquecido filme nacional, Vitória, a cinéfila faxineira do Cine Brasília, é coagida pelos colegas de trabalho a participar de um assalto ao cinema.