Com entrada gratuita, Os Saltimbancos, de Hugo Rodas, tem sessões em Ceilândia e no Gama. Espetáculo com texto de Chico Buarque integra a programação do festival Cena Contemporânea

Após uma temporada de sucesso no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o musical “Os Saltimbancos” faz sessões nos dias 24 e 25 de agosto e 1º de setembro nas cidades de Ceilândia e Gama. Montado pela Agrupação Teatral Amacaca (ATA) com direção de Hugo Rodas, as apresentações fazem parte da programação do festival Cena Contemporânea. No sábado (24) e domingo (25), o espetáculo tem sessões às 20 horas. No dia 1º de setembro (domingo) é a vez de Ceilândia receber a montagem, às 16 horas, no Teatro Sesc Newton Rossi. A entrada para todas as sessões são gratuitas e os ingressos retirados na bilheteria do teatro que abre uma hora antes do espetáculo.

Clássico do teatro brasileiro, “Os Saltimbancos” teve sua primeira montagem feita por Hugo Rodas há 42 anos e se tornou um marco na história cultural de Brasília. Na nova versão, o diretor se desafiou a conquistar públicos de outras gerações, além de atender à nostalgia de quem foi impactado por sua primeira versão do espetáculo.

A releitura tem fórmula que mescla elementos de teatro, dança, circo e música. A peça conta a história de um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que decidem fugir de suas casas e do trabalho rural para formar uma banda musical. O espetáculo destaca sentimentos como união, fraternidade, empatia, sonhos e perseverança. Tudo isso, guiado por um fio condutor: o desejo de um mundo melhor e mais justo! No repertório preparado para a montagem, músicas como “ Bicharada”, “História de uma Gata”, “O Jumento”, “Um dia de cão” e “Guerreiros da Alegria : Hino da Amacaca”, esta composta pelo grupo ATA.

Regência teatral

Definida como uma orquestra de atores regida pelo diretor uruguaio Hugo Rodas, a Agrupação Teatral Amacaca concentra-se na experimentação em dramaturgias do corpo e desenvolve seu trabalho no limiar do teatro-dança, linguagem que marca o trabalho do diretor. A linguagem experimental do grupo, desenvolvida desde 2009, é apresentada ao público com imagens poéticas, intenso trabalho corporal, coreografias, musicalidade, manifestos e narrativas.

No elenco da ATA estão os artistas Abaetê Queiroz, André Araújo, Camila Guerra, Dani Neri, Diana Porangas, Flávio Café, Gabriela Correa, Iano Fazio, Juliana Drummond, Luiz Felipe Ferreira, Nobu Kahi, Pedro Tupã e Rosanna Viegas.

Multiartista

Maestro da ATA, Hugo Rodas é radicado há 40 anos no Brasil e firmou-se como um dos mais talentosos e importantes artistas de seu tempo. Ator, diretor, bailarino, coreógrafo, cenógrafo, figurinista e professor de teatro, sua trajetória inclui experiências com Antônio Abujamra, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), e com José Celso Martinez Corrêa, no Teatro Oficina, passando pelo Teatro Universitário Candango (TUCAN), nos anos 1990 e 2000, assim como pela Companhia dos Sonhos. Entre suas premiações estão o Prêmio do Serviço Nacional do Teatro (1977) de melhor espetáculo infantil para o antológico “Os Saltimbancos” e o Prêmio Shell (1997) pela direção do espetáculo Dorotéia, ao lado de Adriano e Fernando Guimarães.

Cena Contemporânea

O evento é um dos cinco maiores festivais internacionais de artes cênicas do Brasil e o maior da região central do País. Desde 1995 apresenta o que se produz de mais original e inovador no teatro e na dança mundiais. Com a apresentação de espetáculos e atividades paralelas como encontros e oficinas, o festival provoca a circulação de ideias, desperta reflexões, instiga a renovação de linguagens, estimula a produção cênica e gera parcerias internacionais.

Serviço

Os Saltimbancos, com direção de Hugo Rodas,
Dias 24 (sábado) e 25 de agosto (domingo), às 20h, no Teatro Sesc Paulo Gracindo (Setor Leste Industrial, Lotes 620, 640, 660 e 680 – Gama)
Dia 1º de setembro (domingo), às 16h, no Teatro Sesc Newton Rossi (QNN 27, lote B, Ceilândia Norte), Duração: 50 minutos
Classificação livre
Entrada gratuita, com ingressos retirados na bilheteria do teatro que abre uma hora antes do espetáculo.
Informações: (61) 3379-9526 (Sesc)

Anterior AS VILÃS DA TV VIRARAM GRIFE
Próximo Cine Piscina - Cinema ao ar livre com Quentin Tarantino