O Novo Espetáculo (Tudo Está à Venda) explora a relação entre arte e consumo em uma montagem provocativa, convidando o público a refletir sobre os limites do mercado
Para celebrar seus 10 anos em cartaz, a peça “O Novo Espetáculo (Tudo Está à Venda)” retorna em uma temporada especial no Distrito Federal, reafirmando a força criativa do Grupo Tripé. A programação inclui sessões acessíveis com intérprete de Libras e audiodescrição, além de apresentações exclusivas para estudantes, reforçando o papel do grupo na democratização do teatro e na formação de novas plateias.
Sob a direção de Similião Aurélio, a peça transporta o espectador para um mundo distópico onde a música foi banida e o único sistema de som pertence a um regime autoritário. O espetáculo propõe uma experiência altamente interativa, misturando ludicidade, ritmo e crítica social em uma encenação vibrante. Inspirado no universo infantil e nos jogos teatrais, a peça brinca com as convenções do palco para criar um espaço de encontro e celebração da imaginação. Para essa temporada, conta com participações especiais dos grupos Patubatê e dos Tambores do Amanhecer
“A última vez que apresentamos essa peça foi uma semana antes da pandemia. Como é uma obra que se alimenta do momento político, eu diria que é quase uma catarse voltar a apresentar ela agora, depois de anos tão difíceis e com um futuro tão incerto diante de nós. É nosso carnaval fora de época, um lugar para unir brincadeira e luta.” Gustavo Haeser, ator do espetáculo
Desde sua estreia, em 2015, no USINA Centro de Artes, a peça já realizou mais de 20 apresentações e conquistou mais de 3.000 espectadores. Com passagens pelo Teatro Plínio Marcos, Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo e pelo Festival Palco Giratório, a montagem também foi laureada com o Prêmio SESC do Teatro Candango, vencendo nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção (Similião Aurélio) e Melhor Dramaturgia (Similião Aurélio e Grupo Tripé).
A montagem representou um marco para o Tripé, coletivo que há treze anos se dedica a investigar novas linguagens e expandir os limites do fazer teatral na capital do Brasil. A nova temporada reafirma esse compromisso, trazendo uma experiência cênica potente e acessível para um público ainda mais diverso.
Mais do que uma peça de teatro, “O Novo Espetáculo (Tudo Está à Venda)” é um convite para celebrar a arte e a cultura como um espaço de transformação, encontro e resistência. Em meio a um mundo que tenta vender tudo, o jogo cênico do Tripé segue apostando no que não tem preço: a imaginação e a alegria do coletivo.
Para saber mais sobre o grupo é possível acessar o site www.grupotripe.com
ENREDO
2103, a guerra dos 70 anos chega ao fim. O atual comandante da Nação Mundial, ditador Haeser II, uma vez no controle, proibiu a liberdade de expressão e conexão. A sociedade se dividiu em três, aqueles que seguem o ditador, aqueles que foram feitos escravos e alguns poucos que conseguiram fugir. Após um bote do exército em um esconderijo selvagem, a jovem heroína Quintas, depois de presenciar a morte de sua família, foge em busca de vingança.
SERVIÇO PLANALTINA
O Novo Espetáculo (Tudo Está à Venda)
Data: 04/04 – sexta feira – Sessão exclusiva para escolas
Data: 05/04 – sábado – 16h – Sessão gratuita para todos os públicos, com Intérprete de
Libras e Audiodescrição
Horário: 16h, distribuição de ingressos à partir das 15h
Local: Complexo Cultural de Planaltina
Avenida Uberdan Cardoso, St. Administrativo Lote 02 – Brasília – DF – 73310-100
Participação especial: Tambores do amanhecer
SERVIÇO PLANO PILOTO
O Novo Espetáculo (Tudo Está à Venda)
Data: 09/04/25 – quinta feira – sessão exclusiva para escolas 15h
Data: 11, 12 e 13 de abril de 2025 – sessões para todos os públicos
Horário: Sexta a domingo, sempre às 20h
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas | Espaço Cultural Renato Russo | 508, Asa Sul, DF
Ingressos: R$10 (inteira) | R$5 (meia-entrada para casos previstos em lei)
Vendas: no Sympla e na bilheteria do teatro 1h antes de cada sessão
Com Intérpretes de Libras: 12 e 13 de abril, sábado e domingo
Com Audiodescrição: 12 de abril, sábado
FICHA TÉCNICA
Direção: Similião Aurélio
Texto e dramaturgia: Similião Aurélio e Grupo Tripé
Elenco: Ana Quintas, Elisa Carneiro, Gustavo Haeser e João Pedreira
Iluminação: Ana Quintas
Sonoplastia: Luiz Alberto Pires
Cenografia e figurinos: Similião Aurélio e Grupo Tripé