Lígia de Medeiros lança livro infantojuvenil sobre aventuras no Cerrado na Fundação Athos Bulcão no mês das crianças

Obra realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, Diário da Mi – A Heroína do Cerrado desperta curiosidade das crianças de forma lúdica sobre a preservação dos biomas e dos animais.

O Diário da Mi – A Heroína do Cerrado conta as peripécias de uma menina aventureira e curiosa, de quase 10 anos, que mora na capital federal com o pai, um bombeiro florestal. No seu diário, a menina de nome Mila – como as notas musicais- conta que as queimadas assolam a reserva da Chapada dos Veadeiros e ela precisa salvar os animais que estão em perigo.

A Mi – seu apelido- aproveita então a ida do pai à Chapada a trabalho para participar da grande experiência da sua vida. Assim começa a aventura da Mila e seus bichinhos contada e ilustrada no livro pela escritora, artista visual e designer Ligia de Medeiros.

A lúdica obra será lançada no dia 8 de outubro – mês das crianças -, a partir das 10h, na Fundação Athos Bulcão (510 Sul/comercial) e poderá ser adquirida gratuitamente em troca de 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos recolhidos serão encaminhados para a Vila do Pequenino Jesus, no Lago Sul. A instituição cuida atualmente de 85 pessoas, entre adolescentes e adultos com problemas físicos e mentais de alta complexidade, todos acamados e cadeirantes.

Além da presença da autora que estará autografando, haverá Contação de Histórias para os pequenos e adultos adentrarem no universo de Mila. A Contação faz parte da programação cultural do projeto Bibliotecas Renato Russo, inciativa que visa incentivar a leitura. O lançamento é gratuito. Livre para todos os públicos.

Após passar pela Fundação Athos Bulcão, a obra será lançada ainda em Escolas da Rede Pública do Distrito Federal. O interesse da autora é que seja distribuído nas instituições para despertar o olhar dos pequenos para a natureza e animais.

A narrativa trata também do Clubinho dos Amigos do Tatu Bola e convida as crianças a se inscreverem no Instagram: @amigos dotatubola.

A autora – O interesse de Ligia de Medeiros pelo mundo infantil a acompanha desde sempre. Já subiu em favelas para entender a visão de mundo das crianças de lá para repassar às suas professoras. Desta vivência, nasceu o livro: A visão do mudo da criança da Favela, na década de 80.

“Quanto mais eu entro no universo infantil, mais percebo as preciosidades que vão se perdendo no seu caminho para a maturidade. Imagino que, se alguém conseguir resistir a essa perda, conseguirá viver com arte em tudo que faz”, afirma a autora.

Currículo – Sobre seu extenso currículo, Ligia de Medeiros é graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula do RJ; mestre em Planejamento Educacional pela PUC/Rio de Janeiro e Mestre em Artes Visuais, pela Universidade de Brasília.

Publicou o livro infantil “Cidadela dos Cachorros” também a dissertação de mestrado: “A Visão de Mundo da Criança da Favela”.

Mudou-se do Rio de Janeiro para Brasília, e com a mudança veio o interesse pelo bioma do Cerrado, a descoberta da cultura e da arte indígenas e o assombro com a arquitetura modernista. Participou da inauguração do estúdio “Capital Cultural”, onde criou linha de móveis assinados, e executados com madeiras certificadas da Amazônia e do Cerrado.

Desenvolveu design de superfície com a iconografia de Brasília, criando padrões e estampas relacionados à arquitetura, cartografia, flora e fauna do Cerrado. Hoje, em carreira individual, trabalha com motivos orgânicos, geométricos e abstratos, de estética modernista.

O Diário da Mi
O Diário da Mi – A Heroína do Cerrado | Foto: Divulgação

Ficha Técnica:

Ilustração e Textos: Lígia de Medeiros
Projeto Gráfico e Diagramação: Clarissa Teixeira
Revisão: Helena Jansen
Editora: Forma e Conteúdo
Fotos da Chapada dos Veadeiros: Zuleika de Souza
Fotos do Tatu-Bola: Samuel Portela/Associação Caatinga
Agradecimentos: Alexandre Brandão
Produção: Roda Gigante MKT Cultural

Serviço:

Lígia de Medeiros lança livro infantojuvenil sobre aventuras no Cerrado na Fundação Athos Bulcão no mês das crianças
Data: 8 de outubro, sábado
Horário: a partir das 10h
Livro: gratuito mediante doação de 1 Kg de alimento não-perecível
Local: Fundação Athos Bulcão (510 Sul/comercial)
Mais informações no site: www.ligiademedeiros.com.br
Livre para todos os públicos