O Clube do Choro recebe o evento Noites Pernambucanas, celebrando o frevo com a Orquestra Marafreboi e grandes mestres pernambucanos no dia 22 de novembro
A energia vibrante do frevo pernambucano invade o Clube do Choro de Brasília com a 14ª edição do Noites Pernambucanas, no dia 22 de novembro, a partir das 20h30, espetáculo multicultural que homenageia a cultura efervescente de Pernambuco. A noite dá início com a anfitriã Orquestra Popular Marafreboi que apresenta um repertório autoral repleto de autenticidade e celebra o frevo em todas as suas formas: de rua, de bloco e frevo-canção. Sob a curadoria e direção artística do Maestro Fabiano Medeiros, o evento promete um encontro único entre os ritmos nordestinos e o público da capital.
Para enriquecer a experiência, a programação conta com a presença especial de mestres pernambucanos, que trazem consigo a essência do frevo, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A noite será abrilhantada pelo Maestro Formiga (PE), patrimônio imaterial de Pernambuco e regente da Orquestra Popular do Recife, fundada por Ariano Suassuna no Movimento Armorial. Formiga representa a tradição viva do frevo e a força cultural pernambucana.
Além dele, outros grandes nomes integram o elenco de convidados nesta noite inesquecível, como o Maestro Lúcio Sócrates (PE), regente da Orquestra Levino Ferreira e da Orquestra do Bloco das Ilusões, ambas referências na cena musical do frevo pernambucano e ligadas ao emblemático Galo da Madrugada. O cantor e compositor Ed Carlos e a cantora Meriele (PE) também estarão presentes, trazendo suas vozes e canções que mantêm viva a tradição e a inovação dentro do universo do frevo. E para completar o Coral Levino Ferreira (PE), um coral lírico feminino, enriquecerá o evento ao entoar com beleza e força o frevo de bloco, destacando a sonoridade única do canto pernambucano.
O Maestro Fabiano Medeiros destaca a importância do evento para a cultura popular brasileira. “O Noites Pernambucanas é mais do que um espetáculo, é uma celebração do frevo e da identidade nordestina. Trazer esses mestres pernambucanos para Brasília é essencial para difundir a força e a beleza do frevo, um símbolo da nossa cultura que resiste ao tempo e às transformações, mantendo viva sua essência”, comenta.
O espetáculo é uma verdadeira ode ao frevo, gênero que surgiu nas ruas do Recife no século XIX, mesclando ritmos de origem afro-brasileira com marchas e dobrados europeus, e que hoje é símbolo da identidade cultural pernambucana. Sua diversidade rítmica e coreográfica representa a rica expressão da cultura popular, unindo música e dança de forma única. Em Brasília, o Noites Pernambucanas reviverá toda essa intensidade, transformando o Clube do Choro em uma verdadeira “sucursal do Marco Zero”, coração cultural do Recife.
Promovido pela Beco da Coruja Produções e parte do projeto de Manutenção de Grupo da Orquestra Marafreboi, o Noites Pernambucanas é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, promovendo a continuidade e valorização dessa orquestra que carrega em sua identidade a tradição musical brasileira. Esse apoio é fundamental para o fortalecimento da Orquestra Marafreboi, que difunde a riqueza do frevo e permite que o público de Brasília experimente um pouco da cultura pernambucana em sua mais pura essência.
Serviço
14ª Noites Pernambucanas
Clube do Choro de Brasília
Sexta, 22 de novembro, às 20h30
Ingressos Gratuitos antecipados na Bilheteria Digital
CI – Livre
@orquestra.marafreboi