Especialista em Analytics, Gustavo Esteves compartilha insights sobre como coletar, analisar e usar apanhados de informações brutas para gerar mais leads, clientes e faturamento no livro Menos Achismo, Mais dados
Em Menos Achismo, Mais Dados, lançamento da DVS Editora, o professor e especialista em Analytics Gustavo Esteves defende que as informações coletadas em massa são o combustível de empresas de todos os portes e segmentos, pois têm o poder de transformar especulações em decisões embasadas.
Segundo o autor, quem souber utilizar os dados da forma correta sairá na frente no mercado atual. Para isso, o especialista oferece um guia prático que ajuda a ampliar a capacidade analítica e permite adotar métricas sociais e de negócios, implementar KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Desempenho) e desenvolver senso de prioridade.
CEO da Métricas Boss, Gustavo Esteves atuou em mais de 3 mil projetos de consultoria e auditoria de analytics. Destes, mais de 90% precisaram de intervenção para melhorias, revelando a urgência e a necessidade de entendimento de como a área funciona.
Um empreendimento precisa de dados. Precisa saber que os dados registrados são fidedignos e refletem a realidade como ela é. Sem isso, tudo não passa de aposta. Apesar disso, o mercado, como um todo, vai numa direção que eu considero perigosa. Ele acaba caindo no tecnicismo e perdendo de vista que os dados são uma abstração, um recorte de algo que é concreto: o negócio.
(Menos Achismo, Mais Dados, p. 23)
O especialista revela como cada segmento da área de dados é dividido, apresenta as principais métricas da web separadas por tipo de negócio ou estratégia e mostra como analisar essas informações dentro de um processo desenvolvido por ele mesmo, embasado em cases reais. Esteves destaca ainda como aproveitar esse conhecimento para reduzir custos indevidos e encontrar melhores soluções para problemas de negócios.
Menos Achismo, Mais Dados é destinado aos profissionais, estudantes e empreendedores que buscam novas perspectivas para os negócios digitais. Com este livro, eles serão capazes de, finalmente, entender aqueles números aparentemente abstratos que os analistas apresentam de forma quase incompreensível. Os leitores também estarão aptos a utilizar as informações na prática para gerar mais leads, clientes e faturamento.
Ficha técnica
Título: Menos Achismo, Mais Dados
Autores: Gustavo Esteves
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-65-5695-096-9
Páginas: 160
Preço: R$ 59,00
Onde encontrar: Amazon
Sobre o autor
Gustavo Esteves – Fundador e CEO da Métricas Boss, professor e Especialista em Analytics, host do Analytics Talks. Atua há mais de 16 anos com marketing digital, e-commerce e analytics.
Redes sociais do autor
Sobre a DVS Editora
Fundada em 2001, a DVS Editora se consolidou como referência no mercado editorial ligado à carreira, inovação e negócios, oferecendo conteúdo diferenciado sobre orientação pessoal e profissional. Ao longo dos anos, lançou dois novos selos: Abajour Books, literatura para o público adulto; e Catatau Livros Infantis, voltada ao público mirim. A editora segue com o objetivo de publicar e promover conteúdo criativo e inovador em busca do crescimento pessoal e profissional.
Redes sociais da editora