No Cena Contemporânea, o espetáculo “Me Escuta (No Teatro)” transforma histórias reais em cena, com a plateia definindo o rumo da narrativa em cada sessão
A Cia. Supersônica estreia no Cena Contemporânea a versão para teatros do espetáculo “Me Escuta”. Anteriormente apresentada a céu aberto em várias cidades do Distrito Federal, como Gama, Taguatinga, Ceilândia e Águas Claras. As apresentações no festival são nos dias 15 e 16 de novembro, às 16h e 19h, e no dia 17, às 17 horas. As sessões das 16h, nos dias 15 e 16, têm audiodescrição e interpretação em libras. A entrada é gratuita e por ordem de chegada no teatro.
Em “Me Escuta”, a cada sessão um cardápio de histórias reais coletadas nas ruas e centros de convivência do DF. No palco, o elenco propõe um jogo, no qual a plateia escolhe as histórias que serão encenadas. Os quatro atores dão vida a personagens reais, cujas vivências e sentimentos falam sobre todos nós. Um convite à escuta e ao encontro, sempre diferente a cada apresentação.
“Me Escuta – Histórias do Cotidiano da Vida Verdadeira” coloca em cena histórias de pessoas reais, captadas nas ruas do DF. Criado por Cristian Lampert, que integra o elenco junto a Daniel Landim, Elisa Carneiro e Rosanna Viegas, o espetáculo tem direção de Miriam Virna.
Como a plateia escolhe o que assiste, uma apresentação nunca é igual à outra. Cada sessão é composta por uma série de monólogos. Cada ator é o representante de algumas destas histórias, que formam o cardápio apresentado ao público. O processo de coleta de vivências nas ruas foi “emocionante e intenso”, de acordo com a diretora Miriam Virna. “Me emocionei muito ao ouvir incríveis experiências de superação. Por isso muitas das nossas cenas trazem esse tema. Ouvimos pessoas de diversas idades, classes sociais e contextos. Queríamos levar diferentes pontos de vista sobre a vida”, explica.
Para o ator e idealizador do projeto, Cristian Lampert, o objetivo é criar uma roda de compartilhamentos em meio à paisagem urbana, valorizando as pessoas que integram este cenário. Além disso, a peça trabalha com o elemento surpresa a cada apresentação. “As escolhas do público conduzem a cara de cada sessão. Parece que nós estamos num oráculo, somos cartas de tarot, de alguma maneira. O espetáculo passa a ser um jogo. E como todo jogo, é divertido.”, avalia.
Segundo ano
Em 2023, o “Me Escuta” apresentou uma temporada de 15 apresentações, nas cidades de Taguatinga, Águas Claras, Guará e Vicente Pires. Neste ano, a temporada de rua foi apresentada entre agosto e setembro em nove pontos do DF. Em agosto e setembro deste ano, a peça foi apresentada em espaços abertos no Guará, Plano Piloto, Gama, Taguatinga e Ceilândia.
Autoral
A Cia. Supersônica produz espetáculos teatrais e obras audiovisuais desde 2001, sob a direção de Miriam Virna. A companhia tem em seu repertório espetáculos voltados para o público adulto e infantil. As montagens se caracterizam por marcante trabalho corporal, uso do humor como ferramenta crítica e dramaturgia cada vez mais autoral. O trabalho com a música costurada à dramaturgia é outra marca da Supersônica que traz alguns musicais no seu currículo.
SERVIÇO
Me Escuta (No Teatro), no Cena Contemporânea
No Teatro Ary Barroso (Sesc 504 Sul)
15 e 16 de novembro, às 16h e 19h (às 16h com tradução em Libras e audiodescrição)
17 de novembro, às 19h
Entrada gratuita (por ordem de chegada)
Instagram: instagram.com/meescuta.teatro