Maria Alice Stock apresenta seu livro de estreia, “Maneiras de temer o fim do mundo”, mergulhando nos desafios e a beleza da vida cotidiana

A escritora Maria Alice Stock lança seu livro de estreia, “Maneiras de temer o fim do mundo”, no próximo domingo (07), das 13h às 17h, na Livraria Gato Sem Rabo, localizada na Rua Amaral Gurgel, 352, no bairro de Vila Buarque, SP. O livro de crônicas é publicado pela editora Helvetia, custa R$44,90, e já contou com lançamento em Genebra, na Suíça, onde a escritora mora atualmente. A entrada é gratuita.

“Maneiras de temer o fim do mundo” é um livro repleto de delicadeza e bom humor sobre as belezas e os desafios que o cotidiano oferece e como isso impacta no amadurecimento dos personagens. “Esse livro é como um filme: colorido, divertido, movimentado. Fácil de ler, curto, dá para ler em um dia só. Vai lembrar coisas da infância, trazer um sorriso aos lábios, bater aquela saudade boa nos leitores”, fala a escritora.

O evento contará com uma programação literária: a autora lerá um conto do livro, fará uma rodada de perguntas com os participantes e irá autografar a obra. Alice diz que o livro faz as pessoas se emocionarem. “Devorei o livro em dois dias. Amei e me emocionei. As histórias são realmente intimistas e pude lembrar das fases mais recentes descritas ali, sempre com uma riqueza de detalhes que nos traz pro momento e com uma pitada de humor!”, conta a leitora Carol Ferreira sobre a obra de Alice.

“Na segunda parte do livro, qualquer pessoa que já viveu um luto vai se identificar. Já na terceira parte, quem já mudou de país pode se encontrar também, especialmente quem vivenciou a maternidade fora do Brasil”, completa a escritora. Os interessados podem saber mais sobre o evento pelo Instagram oficial de Maria Alice Stock e quem confirmar presença pelo Sympla ganha uma crônica inédita. O evento é gratuito e aberto ao público.

Serviço:

Evento de lançamento do livro “Maneiras de temer o fim do mundo”
Dia: 07/04
Hora: das 13h às 17h
Local: Livraria Gato Sem Rabo, Rua Amaral Gurgel, 352 , no bairro de Vila Buarque, SP
Entrada: gratuita
Gênero da obra: crônicas
Link do Sympla: clique aqui.

Sobre a escritora Maria Alice Stock

Maria Alice Stock desde cedo desenvolveu intimidade com a leitura e a escrita, criando suas primeiras histórias na máquina de escrever que ganhou aos oito anos. Formou-se em jornalismo pela Universidade de São Paulo e fez pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento pelo Graduate Institute de Genebra, onde mora com o marido e a filha. Como poeta, foi finalista do Festival de Poesia de Lisboa em 2022. Alice também é tradutora do francês e do inglês para o português. Entre outras, traduziu obras de Khushwant Singh, Kenneth Cook, Conan Doyle, India Desjardins e Laurie Frankel.

A cada quinze dias, publica a newsletter “Lápis Lázuli”, em que fala de suas leituras, de processos criativos e da vida possível no contexto atual de urgência climática. O livro de crônicas “Maneiras de temer o fim do mundo” marca sua estreia como autora. Com diversas referências à cultura pop dos anos 80 e 90, o livro fala das alegrias e perdas de crescer e afirmar-se como escritora.

Maneiras de temer o fim do mundo
Capa do livro Maneiras de temer o fim do mundo | Imagem: Ilustrativa

Sobre o livro “Maneiras de temer o fim do mundo”

Durante a infância nos anos 1980, Alice desconfia do conforto a sua volta e se interroga sobre a finitude. Anos depois, uma tragédia familiar destrói sua confiança nos adultos. Mais que a morte, o que a assusta é a possibilidade de fazer tudo errado. Mas como todos os que ficam, Alice precisa aprender a viver depois do fim.

Com humor e delicadeza, ela relembra o maravilhamento e os temores presentes desde a infância, realiza uma despedida que não foi possível na adolescência e assume seu desejo de ser uma mulher que escreve. Um livro de crônicas sobre as dificuldades do crescer e a beleza singela do cotidiano.