O musical infantojuvenil Makeda encerra sua temporada no CCBB Brasília neste final de semana, após conquistar calorosos elogios e emocionar espectadores

Em cartaz desde 12 de janeiro, dia em que o espetáculo estreou nacionalmente no Teatro do CCBB Brasília, o musical infantojuvenil Makeda – A Rainha da Arábia Feliz tem encantado crianças e adultos com sua história sobre a pequena princesa africana predestinada a se tornar a grande Rainha de Sabá. A peça faz suas últimas apresentações neste final de semana com sessões sexta (2), às 17h, e sábado (3) e domingo (4), às 11h e às 17h.

Allex Miranda, idealizador, dramaturgo e diretor da obra, relata que foram inundados por mensagens de áudio e texto, calorosas e entusiasmadas, enviadas pelas famílias, partilhando lágrimas e alegrias, após assistirem ao espetáculo. “Saber que conseguimos tocar vidas, especialmente das crianças negras, reforça o propósito dessa obra: oferecer uma narrativa com representatividade positiva que toque com carinho, poesia, imaginação e muito respeito os corações de cada pessoa que partilha conosco uma parte do seu precioso tempo”.

Para Graciana Valladares, que dá vida à personagem central, “a temporada tem sido incrível, e vimos recebendo depoimentos lindos, especialmente das crianças, de como o espetáculo toca e tem feito refletir sobre autoestima e representatividade, e pra gente, enquanto artista, sentir que a mensagem chegou e com tanto amor faz da experiência maravilhosa. O público de Brasília vai deixar saudades”, declara a atriz.

Dentro de uma tenda, Makeda e seu Trisavô tecem longos diálogos onde o sábio ancestral passa à pequena importantes lições por meio de contos. Esses que têm como personagens grandes Rainhas do passado. As histórias conduzem a Princesa criança através de aventuras por terras desconhecidas. E nessa envolvente apresentação de realezas ancestrais, são transmitidos valores fundamentais para reinar com sabedoria toda a Arábia Feliz.

Com dramaturgia de raízes nas culturas africanas que traz como protagonista uma menina preta, Makeda – A Rainha da Arábia Feliz surge para possibilitar a criação dos novos arquétipos positivos no imaginário coletivo. “Salientando, de forma poética e sensível, a representatividade negra infantil feminina como símbolo de avivamento da autoestima”, argumenta Allex Miranda, que justifica: “ao dar a outras crianças a chance de se enxergarem como protagonistas das suas próprias representações históricas.”

Denísio Liberato, CEO da BB Asset, enfatiza: “apoiar ‘Makeda – A Rainha da Arábia Feliz’ vai além de um patrocínio; é um ato de celebração e reconhecimento da riqueza cultural que a diversidade traz”. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Banco do Brasil e BB Asset, com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. “A parceria com o CCBB Brasília foi fundamental para o sucesso desta temporada. A infraestrutura e o apoio oferecidos contribuíram significativamente para a qualidade do espetáculo, permitindo que nossa visão artística fosse plenamente realizada”, ressalta Allex.

Arte Profisṣo Рoficina gratuita para adolescentes

Em Arte Profissão, ministrada por Bruno Mariozz, o produtor cultural debate com o público de 10 a 14 anos, alvo de sua oficina, questionamentos como: O que você vai ser quando crescer? Já escolheu que carreira seguir? que povoam o imaginário cotidiano de adolescentes e jovens. Neste encontro provocativo, Bruno introduz o conhecimento sobre as diferentes profissões artísticas, estimulando participantes a entender, organizar, refletir, debater e expressar seu viés criativo.

O objetivo da oficina é proporcionar um diálogo sobre a importância de cada indivíduo em sua respectiva área de articulação da cena – da criação à execução, da produção à distribuição – e, desta forma, construir visões sobre novas possibilidades de futuros profissionais no campo da arte. Com 15 vagas gratuitas, a oficina vai ocorrer dia 2 de fevereiro, das 10h às 12h, e as inscrições podem ser feitas através do formulário: https://forms.gle/17dU2WK51JLizw7XA.

Bruno Mariozz é o diretor da Palavra Z Produções Culturais. Fundada em 2011, a produtora atua principalmente nas artes cênicas. Com mais de 30 espetáculos no currículo, estão entre os mais recentes “Leci Brandão – Na Palma da Mão” (2023), com três indicações no Prêmio Shell; “Órfãos” (2022); e “Mãe de Santo”, com indicações nos principais prêmios. Atualmente vencedor dos prêmios APCA e do prêmio CBTIJ de Teatro Infantil com “Vamos Comprar um Poeta”.

Ficha técnica:

Texto e direção: Allex Miranda | Elenco: Ella Fernandes; Graciana Valladares; Lucas da Purificação; e Thiago Justino | Direção musical: Maíra Freitas | Direção de produção: Bruno Mariozz | Direção de movimento: Tainara Cerqueira | Assistente de direção; Fernanda Dias | Cenário: Anderson Dias | Figurino: Wanderley Gomes | Iluminação: Daniela Sanchez | Identidade visual: Levi Cintra: Produção Executiva: Angélica Lessa | Assistente de produção e técnico de palco: Gabriel Ribeiro | Comunicação e marketing: Rafael Prevot | Assessoria de imprensa: Rodrigo Machado | Fotografia: Valmyr Ferreira | Idealização: Allex Miranda | Produção e realização: Palavra Z Produções Culturais.

Serviços:

Makeda – A Rainha da Arábia Feliz, O Musical
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Temporada: até 4 de fevereiro de 2024
Horários: sexta, às 17h, e sábado e domingo, às 11h e 17h

Ingresso: R$ 30 (inteira), e R$ 15 (meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência (e acompanhante, quando indispensável para locomoção), adultos maiores de 60 anos e clientes BB), à venda no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília

Acessibilidade: todas as sessões contam com intérprete de Libras e recurso de audiodescrição

Capacidade do teatro: 327 lugares (sendo 7 espaços para cadeirantes e 3 assentos para pessoas portadoras de obesidade)

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Informações: Fone: (61) 3108-7600 | E-mail: [email protected] | Site/ bb.com.br/cultura | Instagram/ @ccbbbrasilia | Youtube/ Bancodobrasil

Oficina Arte Profissão, com Bruno Mariozz

Local: CCBB Brasília
Dia e horário: 2 de fevereiro, das 10h às 12h
Número de vagas e inscrições: 15 vagas em https://forms.gle/17dU2WK51JLizw7XA
Gratuitas e para pessoas entre 10 e 14 anos