Iara Gomes encanta os amantes da música instrumental com o lançamento de seu segundo disco “Coisas Inúteis” no Clube do Choro de Brasília
A renomada pianista, compositora e arranjadora Iara Gomes está prestes a lançar seu tão aguardado segundo disco, intitulado “Coisas Inúteis”. O lançamento oficial acontecerá no dia 11 de junho de 2024, às 20h, no Festival Música Transforma, no Clube do Choro de Brasília, prometendo uma noite inesquecível para os amantes da música instrumental.
Iara Gomes
Desde o dia 13 de abril de 2024, Iara iniciou o lançamento do disco de forma inovadora, com vídeos explicativos e um teaser/trailer que estão disponíveis no YouTube e no Instagram (@iaragomespiano). Esses vídeos proporcionam aos fãs e à imprensa uma visão detalhada sobre o conceito do disco, incluindo trechos das músicas e a inspiração por trás do título.
Uma Trajetória Marcante na Música Instrumental
Iara Gomes é uma figura proeminente na cena da música instrumental em Brasília. Seu novo trabalho destaca-se não apenas pela qualidade musical, mas também pela formação de um quarteto feminino, composto por instrumentistas experientes, que agrega uma dimensão única ao projeto. O disco “Coisas Inúteis” é um reflexo da maturidade artística de Iara e de sua contínua busca por inovação e excelência.
Sobre Iara Gomes
Iara Gomes é pianista, compositora e arranjadora, natural de Brasília, DF. Destaca-se por seu trabalho autoral e por sua atuação na música instrumental brasileira e no jazz. Foi vencedora do prêmio “Melhor Intérprete Instrumental” no Festival de Música da Rádio Nacional FM (2021 e 2016) e finalista do Prêmio Profissionais da Música na categoria “Arranjadora” (2019). Iara lançou seu primeiro disco autoral “Dois Cantos” em 2018, o single “Muro Alto” em 2021 e o single “Flor de Março” em 2022.
Iara é Mestra em Música (Jazz Composition & Arrangement e Jazz Piano Performance) pela University of Louisville (EUA, 2016), onde graduou-se com honras; Licenciada em Música pela Universidade de Brasília; e é atualmente professora da Escola de Música de Brasília. No Brasil, concluiu seus estudos formais em piano com Renato Vasconcellos (UnB) e Elenice Maranesi (EMB). Participou de diversas edições do Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA), onde estudou com grandes nomes da música brasileira (Leandro Braga, Fábio Torres, André Mehmari, Vittor Santos, Ian Guest) e do jazz (Phil deGreg, Gary Dial, Mike Hamilton).
Nos Estados Unidos, estudou com John LaBarbera, Chris Fitzgerald, Amina Figarova, Ryan Cohen, e cursou masterclasses com Jamey Aebersold, David Liebman, Donny McCaslin, Chuck Owen, Alan Broadbent, dentre outros. Ainda nos EUA, atuou como pianista do International Jazz Combo e trabalhou como diretora musical do Brazilian Ensemble da universidade.
Além da capital federal, Iara já apresentou seu trabalho em locais de destaque na Argentina, Chile, Estados Unidos e no Brasil, incluindo Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo, em palcos renomados como Jazz B, TribOZ e Sesc Consolação, pelo projeto Instrumental Sesc Brasil.