Hot Chip anuncia seu novo álbumFreakout/Release, que será lançado dia 19 de Agosto. Confirma 4 shows no London’s Brixton Academy junto com a Turnê Norte Americana e Europeia.
A Hot Chip apresenta as novidades do oitavo álbumFreakout/Release, cujo lançamento está previsto para 19 de agosto via Domino. Freakout/Release é outro ponto alto em uma carreira de várias décadas que viu a Hot Chip continuar a inovar e desenvolver um rico e ressonante repertório musical.
Enquanto eles continuam a operar em ascensão, o álbum também parece um novo capítulo para o grupo – uma coleção de músicas tocantes que encontra a banda alcançando a escuridão para emergir como uma verdadeira unidade criativa, colocando positividade em tudo que está por vir no futuro.
A banda – compostas por Owen Clarke, Al Doyle,Joe Goddard, Felix Martin e Alexis Taylor – também compartilham o primeiro single do disco, a vibrante e expansiva faixa de abertura do álbum “Down”.
“Down” foi a primeira música em que a banda trabalhou para o disco; fixada em torno de uma amostra de “More Than Enough” da Universal Togetherness Band que Joe Goddard tinha feito uma parceria, ela deu início ao processo de escrita e a banda terminou a música em uma explosão de energia. O vídeo dirigido por Douglas Hart e Steve Mackey mescla luzes fluorescentes, solda de metal, imagens distorcidas da banda ao lado de uma referência ao filme, “O Iluminado” de Kubrick.
Freakout/Release foi escrito e gravado no estúdio Relax & Enjoy recentemente criado pela banda no leste de Londres, um espaço criativo que a Al Doyle montou antes e durante o primeiro ano da pandemia da COVID-19. Se reunir no estúdio Relax & Enjoy foi essencial para estabelecer o som animado e marca a primeira vez que o Hot Chip começou a trabalhar em um novo disco todos juntos, bem como reuni-los na mesma sala pela primeira vez após a turnê de 2019 de A Bath Full Of Ecstasy.
A ideia da banda era de replicar a energia do ao vivo no estúdio, pois eles se sentiram particularmente inspirados pela capa do “Sabotage” dos Beastie Boys, que se tornou um tema básico da setlist. “A idéia de estar fora de controle está sempre presente na música de dança, num sentido positivo”, explica Doyle enquanto discute a influência da capa sobre o novo álbum.
“Quando pudemos estar juntos novamente, estávamos abrindo uma torneira cheia de ideias muito rápido” acrescenta Alexis Taylor. Joe Goddarddescreve o plano criativo de ataque como criando “De uma forma natural, sem muita discussão ou um planejamento”. Esta vibração improvisadora foi apoiada pelo novo espaço de estúdio, acrescentaDoyle: “Tudo está ligado o tempo todo, e é muito fácil capturar o que estamos fazendo”.
Literalmente, “Freakout/Release” explora emoções mais escuras do que os álbuns Hot Chip anteriores, saindo do campo do pessoal e do político para traçar as formas como as pessoas sobrevivem mesmo em meio a lutas imóveis. “Estávamos vivendo um período em que era muito fácil sentir que as pessoas estavam perdendo o controle de suas vidas de maneiras diferentes”, explica Goddard. “Há uma escuridão que percorre muitos desses caminhos”. Felizmente, o Hot Chip não está sozinho enquanto explora território emocionalmente incerto. A rapper canadenseCadence Weapon colabora em “The Evil That Men Do”, o DJ e músico britânico Lou Hayter empresta seus vocais para a “Hard to Be Funky”, enquanto a lendária dupla de produção Soulwax contribui com magia adicional para a arrebatadora faixa título.
Nos últimos 18 anos, a Hot Chip se estabeleceu entre estrelas britânicas similares como Pet Shop Boys eDepeche Mode -uma verdadeira ponte entre os mundos da música pop e da dança, com um catálogo de canções que movem corpos e tocam corações com o mesmo impacto. Junto com uma residência de 4 noites planejada na Brixton Academy de Londres em setembro, as onze canções em Freakout/Release são a prova de que a banda não está nem perto de desacelerar – mesmo sendo claro que o peso do mundo se infiltrou nos cantos e recantos dessas músicas.
Album tracklisting:
1. Down
2. Eleanor
3. Freakout/Release
4. Broken
5. Not Alone
6. Hard To Be Funky feat. Lou Hayter
7. Time
8. Miss The Blues
9. The Evil That Men Do feat. Cadence Weapon
10. Guilty
11. Out Of My Depth
Próximas Datas Ao Vivo
19 de Abril – The Warfield, San Francisco
22 de Abril – Humphrey’s Concerts, San Diego
23 de Abril – Coachella, Indio
24 de Abril – The Van Buren, Phoenix
26 de Abril – Mission Ballroom, Denver
27 de Abril – Sunshine Theater, Albuquerque
29 de Abril – House of Blues, Dallas
30 de Abril – Stubb’s Waller Amphitheater, Austin
2 de Maio – Brooklyn Bowl, Nashville
3 de Maio – Tabernacle, Atlanta
5 de Maio – The Orange Peel, Asheville
7 de Maio – Pulso GNP Festival, Mexico City
9 de Maio – House of Blues, Boston
10 de Maio – Avant Gardner, Brooklyn
11 de Maio – Brooklyn Bowl, Philadelphia
13 de Maio – Stage AE, Pittsburgh
14 de Maio – Radius, Chicago
3 de Junho – Junction 1 Summer Series, Glasgow
5 de Junho – Forbidden Fruit, Dublin
8 de Julho – Cruilla Barcelona
15 de Julho – Super Bock Super Rock, Lisbon
16 de Julho – Beat Herder, Clitheroe
6 de Agosto – Wide Skies & Butterflies, Norfolk
2 de Setembro – Cala Mijas Festival, Malaga
21 de Setembro – o2 Academy Brixton, London
22 de Setembro – o2 Academy Brixton, London
23 de Setembro – o2 Academy Brixton, London
24 de Setembro – o2 Academy Brixton, London
1 de Outubro – Tempodrom, Berlin
2 de Outubro – Live Music Hall, Cologne
3 de Outubro – AB Ballroom, Brussels
5 de Outubro – Tivoli Ronda, Utrecht
8 de Outubro – Olympia, Paris
Pré venda dia 21 de Abril @ 9 da manhã horário local, Venda Geral dia 22 de Abril @ 9 da manhã horário locaL
Freakout/Release estará disponível no vinil duplo de cor laranja exclusivo da Dom Mart, no vinil duplo de cor marrom exclusivo da Indies, no vinil duplo de cor marrom padrão, no CD e em formato digital. Todas as edições em vinil têm uma faixa exclusiva “The Most Painful Game”. Encomende antecipadamente: Dom Mart | Digital.