O Núcleo Rubinato apresenta o lançamento do rádio-livro “Histórias das Malocas”, repleto de roteiros originais e um “Decionáurio” peculiar

Todos nós conhecemos o estilo consagrado dos sambas de Adoniran Barbosa, com seu linguajar característico e a sempre bem-humorada crônica do povo pobre da cidade de São Paulo. O que poucos sabem é que esse estilo tão original passou por um longo período de gestação no universo do radioteatro, graças à convivência com o escritor Osvaldo Moles.

Gênio da rádio paulista, Moles não apenas foi o criador dos personagens impagáveis que fizeram a fama do intérprete Adoniran, como também é o autor da letra de grandes sucessos do compositor pau­lista, como Tiro ao Álvaro e Conselho de Mulher. No entanto, o fruto mais importante dessa fecunda colaboração foi sem dúvida a série radiofônica Histórias das Malocas.

Escrito por Osvaldo Moles e estrelado pelo radioator Adoniran Barbosa, o programa Histórias das Malocas foi a atração mais popular do rádio paulista nos anos 1950-60. Em tom satírico, os ra­diocontos apresentam os tormentos e alegrias dos habitantes do Morro do Piolho, tendo como protagonista o malandro Charutinho e sua absoluta ojeriza ao trabalho.

RÁDIO-LIVRO

Este rádio-livro, mais um fruto da fértil trajetória de pesquisa da Rádio Rubinato, apresenta quatro episódios completos do programa Histórias das Malocas e 40 esquetes impagáveis que re­velam a inusitada desenvoltura de Charutinho como astrólogo, poeta e porta-voz das queixas das malocas.

Recheada de fotos e documentos raros, a edição inclui ainda um rico texto de abertura sobre a trajetória e a atualidade do programa, e um Deci­onáurio com 190 verbetes repletos de humor e ironia ensinando o ‘jeito certo de falar errado” – ambos da autoria de Tomás Bastian, criador da Rádio Rubinato.

SINGLE

Como faixa-bônus do projeto, o Conjunto João Rubinato lança o single Letra de Samba, uma par­ceria do escritor Osvaldo Moles com o maestro Hervé Cordovil criada especialmente para os primeiros episódios do programa Histórias das Malocas. A música foi lançada em 1962, no LP também chamado Histórias das Malocas, pela saudosa cantora Esterzinha de Souza. Assim como na versão original, a faixa é introduzida pelo diálogo hilário entre Charutinho e Terezoca, escrito por Osvaldo Moles.

NÚCLEO RUBINATO

Idealizado por Tomás Bastian, há 14 anos o Núcleo Rubinato pesquisa e difunde a obra menos conhecida de Adoniran Barbosa. Em 2017, através do ProAC, o Conjunto João Rubinato lança o disco-livro Adoniran em Partitura -12 canções inéditas, que traz os fac-símiles das partituras originais e conta com a participação especial de Eduardo Gudin, Carlinhos Vergueiro, Osvaldinho da Cuíca, Regina Cordovil e dos saudosos Toinho Melodia e Esterzinha de Souza. No mesmo ano, o grupo participa do documentário Adoniran Barbosa – meu nome é João Rubinato, de Pedro Serrano. A partir de então, o foco da pesquisa é redirecionado para a trajetória de Adoniran como radioator, até que em 2024, também através do ProAC, a Rádio Rubinato lança o rádio-livro Histórias das Malocas, acompanhado do single Letra de Samba

Materiais de apoio EXCLUSIVOS PARA A IMPRENSA: acesse AQUI o livro em pdf, áudios, imagens e ficha técnica completa 🙂

SERVIÇO

RÁDIO-LIVRO “HISTÓRIAS DAS MALOCAS: ROTEIROS ORIGINAIS, GRAVAÇÕES, DECIONÁURIO”

Capa dura | colorido | ilustrado | 192 p.
Preço promocional de lançamento: R$ 60,00
Encomendas: [email protected]
Em breve, também disponível em formato digital acessível e nas principais plataformas de streaming.

SINGLE “LETRA DE SAMBA”

Conjunto João Rubinato
Lançamento digital: 10 de março

Histórias das Malocas,
Histórias das Malocas,

FICHA TÉCNICA (RESUMIDA)

ROTEIROS RADIOFÔNICOS ORIGINAIS

Osvaldo Moles

DIREÇÃO, CONCEPÇÃO E PESQUISA

Tomás Bastian

ELENCO RADIOTEATRO

Cida Almeida
Heraldo Firmino
Paula Praia
Nana Pereira
Cadu Ribeiro
Tomás Bastian
Pedro Ribeiro

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Jorge de Magalhães
Sergio Rubinato

CONJUNTO JOÃO RUBINATO

Hilda Maria • voz
Verónica Borges • surdo
Laura Santos • clarinete
Maiara Moraes • flauta e arranjo sopros
Gregory Andreas • cavaquinho
Cadu Ribeiro • percussão
Ivan Banho • pandeiro
Cadu Barros • violão de 7cordas
convidado Rômulo Nardes • percussão

GRAVAÇÃO E FINALIZAÇÃO DE ÁUDIO

Estúdio Henning

PROJETO GRÁFICO

Danilo de Paulo | Estúdio Mercúrio
contribuições Bruno Conde Basso e Lua Bonduki

ILUSTRAÇÕES

Rodolfo Gomes • capa
Jonas Lopes • folo

FOTO E VÍDEO

Nina Gocke

COLABORAÇÃO

Soraia Ioti
Giselle Koszo
Lua Bonduki
Biancamaria Binazzi