Projeto âHistĂłria na sua Escolaâ propĂ”e vivĂȘncias literĂĄrias para formação de jovens autores na rede pĂșblica de ensino
Iniciativa contemplarå mais de 5 mil estudantes de 31 regiÔes administrativas do DF.
Com o objetivo de estimular atividades artĂsticas e literĂĄrias no ambiente escolar, 40 unidades da rede pĂșblica de ensino do Distrito Federal recebem as atividades do projeto âHistĂłria na sua Escolaâ. Realizada pelo Instituto Latinoamerica e pela ABĂBĂ ProduçÔes, a iniciativa promove debates com autores de livros infanto-juvenis e contação de histĂłrias, alĂ©m de um concurso literĂĄrio. A programação tem inĂcio em 14 de março e contempla alunos da educação infantil e do ensino fundamental I e II. Ao fim das atividades, serĂŁo doados 1.900 livros.
O projeto âHistĂłria na sua Escolaâ pretende levar para a sala de aula, a partir da arte, questĂ”es socioambientais, que serĂŁo trabalhadas junto ao currĂculo escolar. Em virtude da pandemia de covid-19, as atividades serĂŁo realizadas de forma on-line, em escolas de 31 regiĂ”es administrativas do DF (exceto o Plano Piloto). O material serĂĄ disponibilizado para o pĂșblico no canal do Instituto Latinoamerica, no YouTube, apĂłs o tĂ©rmino do projeto nas escolas.
“A ideia Ă© deixar uma semente que germine e motive a escola a gerar açÔes como essa. Queremos trazer estĂmulos para que eles contem suas prĂłprias histĂłrias e sintam-se motivados a isso, ao mesmo tempo em que mobilizamos estudantes, pais e a comunidade escolar em prol da literatura “, explica Ester Braga diretora a ABĂBĂ ProduçÔes uma das idealizadoras do projeto.
PROGRAMAĂĂO NAS ESCOLAS
Cinco autores foram convidados para participar da contação de histĂłrias e dos bate-papos online. AlĂ©m das histĂłrias, contadas em linguagens adaptadas Ă s faixas etĂĄrias dos alunos, por Taicy Ăvila, Nyedja Gennari, Rego Junior, Queila Branco e Ăngela CafĂ©, os estudantes poderĂŁo conhecer um pouco mais sobre o universo da literatura com os escritores SimĂŁo de Miranda, Marco Miranda, Nurit Bensusan, FlĂĄvia Ribas e JosĂ© Rezende Jr..
âEsses bate-papos sĂŁo muito importantes para que os alunos percebam que os autores sĂŁo pessoas como eles e possam se identificar e projetar essa vivĂȘncia na criação de seus prĂłprios conteĂșdos artĂsticos e literĂĄriosâ, avalia Tino de Freitas, curador do projeto. Cada escola, receberĂĄ para sua biblioteca 10 livros dos autores participantes. Ao todo, serĂŁo doados 400 exemplares.
CONCURSO LITERĂRIO
De 1Âș de março a 1Âș de abril, a organização recebe o material selecionado pelas escolas. Os alunos da educação infantil, ainda nĂŁo letrados, farĂŁo ilustraçÔes de animais do Cerrado. JĂĄ o ensino fundamental I terĂĄ como mote âDiversidade e InclusĂŁoâ. Os estudantes do ensino fundamental II escreverĂŁo sobre os âPatrimĂŽnios Culturais Imateriaisâ brasileiros, que apontam as diversidades que existem nas formas de expressĂŁo, nas celebraçÔes e nos modos de fazer, registrados de Norte a Sul do paĂs.
O objetivo, segundo a coordenadora do projeto, Ester Braga, Ă© que o concurso revele aos jovens autores um talento que eles ainda desconheciam em si mesmos para a produção de conteĂșdo literĂĄrio. As histĂłrias serĂŁo avaliadas por escritores renomados, indicados ao PrĂȘmio Jabuti, e os textos vencedores se tornarĂŁo um livro. O autor Tino Freitas escreverĂĄ poemas para as ilustraçÔes vencedoras na categoria Educação Infantil, enquanto Romont Willy e Felipe Cavalcante ilustrarĂŁo as histĂłrias produzidas pelos estudantes do Ensino Fundamental. Cada escola vencedora, receberĂĄ 500 exemplares da edição final, totalizando 1500 livros.
Serviço:
HistĂłria na Sua Escola
Quando: contação de histórias a partir de 14 de março | Concurso literårio: a partir de 01 de março
Onde: 40 escolas – educação infantil, ensino fundamenta I e II
Doação de livros: 400 livros dos escritores participantes + 1500 exemplares da edição final do concurso. Total doado: 1.900 livros
InformaçÔes para imprensa: 61 98343-7369 – BĂĄrbara de Alencar