Através de seu novo single “Dói Demais”, Gabi Lamas mergulha na essência da dor, prenunciando um EP repleto de teatralidade e emoção
Cantora, compositora, atriz e diretora de cinema, Gabi Lamas é uma artista que faz da performance elemento chave de sua arte, com teatralidade e dramaticidade. Usando em conjunto com bom humor e ironia, ela faz uma MPB pop com elementos de rock e de sofrência em seu single de estreia solo “Dói Demais”. A faixa é o primeiro gostinho do EP visual e surgiu como um desabafo.
Dói Demais
Surgiu de um vez só! Eu realmente não sabia que doía tanto. Sem me apegar a ritmos e sonoridades, eu só conseguia pensar na sofrência em que eu estava absorta. Repassando situações na cabeça, cantarolei por meses que ‘dói demais’. O vocal foi pensado de uma forma sofrida, caricata. Sempre me importou mais a interpretação que a beleza”, conta ela, que traz essa característica como uma bases de sua arte.
Gabi trilha sua jornada artística desde os 13 anos, quando iniciou sua trajetória como vocalista em uma banda cover de rock no interior do Rio Grande do Sul. A descoberta desse talento peculiar ocorreu de forma inusitada: enquanto participava de peças teatrais na escola, foi abordada pelo baterista da banda, que reconheceu seu potencial nos palcos. Esse encontro não apenas marcou o início de sua incursão na música, mas também lhe ensinou a importância da performance como elemento central em sua expressão artística.
Formada em cinema e diretora de curtas-metragens premiados nacional e internacionalmente, ela passou no pós-pandemia a pensar em música autoral no mesmo modo que via outras partes de sua vida criativa.
“Comecei a compor pensando em imagens, imagens de roteiros de cinema, cenas cantadas, um momento, explicando cenários e figuras. Fui sentindo que não poderia mais segurar isso. E compor me trouxe uma nova forma de enxergar o cantar, a expressão e a performance. Trouxe um novo jeito de ver minha voz que nem sempre consegui encaixar no cover de uma forma que me fosse satisfatória. Gostei, nesse momento, de buscar o estranho na voz. Em qualquer forma de arte, o estranho e o feio sempre me foram belos. A ironia, a sofrência e o brega vem de brinde, parte de quem sou”, ela continua
Com um EP de seis músicas autorais em processo de finalização, Gabi Lamas antecipa o trabalho com o single. “Dói Demais” está disponível em todas as plataformas de streaming e no canal da artista no YouTube.
Ouça “Dói Demais”: https://tratore.ffm.to/singledoidemais
Ficha Técnica:
Direção e fotografia: Amália Gonçalves
Edição: Felipe Yurgel
Gravado em Brasília – Janeiro de 2024
Composição: Gabi Lamas
Vocal principal: Gabi Lamas
Guitarra e vocal: Alex Vaz
Baixo e vocal: André Paz
Bateria: João Bauken
Arranjo coletivo: Gabi Lamas, Alex Vaz, André Paz, João Bauken
Produção: Alex Vaz e André Paz
Mixagem: André Paz
Masterização: Olímpio Machado
Gravado em abril de 2023 no Estúdio Pedra Redonda
Técnico de som: Wagner Lagemann