Com texto da premiada autora infantil Karen Acioly e direção musical de Fernanda Cabral, Clarice Cardell, referência internacional em teatro para a primeira infância, interpreta Fina. Um musical leve e bem-humorado com essa garota alto-astral, inteligente, poeta e que dá uma lição de autoestima

Com falas espertas que deixam o público ligado, Fina, uma garota antenada e estilosa, se apresenta de maneira muito divertida e original. Corajosa, ela se aventura em traquinagens e não deixa o medo lhe assustar além da conta. A temporada de estreia do musical irá percorrer Parques Públicos do Distrito Federal, com entrada franca.

A obra de Karen Acioly trata de um tema delicado: a autoaceitação na infância, com uma protagonista que elabora filosoficamente os desafios de se conhecer e ser aceitar como é, fofa (e não gorda), neste mundo onde o olhar do outro tem sérias consequências. Segundo a autora, “Fina é panaceia preventiva, afirmação de que ser quem somos é natural e bom.”, descreve.

Josefina ou Fina, como é chamada, tem como marca a sua autenticidade. Com seu jeito amoroso e único, chama o público, em especial as meninas, a se reconhecer e se identificar um pouco com ela. Pois é uma criança, como ela mesma se define, “legal, querida, superinteligente, boa na poesia, melhor ainda em dançar salsa, em alguns momentos um pouquinho solitária e mais triste do que gostaria ser, e, sobretudo, muito, muito criativa”.

Final, “é um musical, um espetáculo todo cantado com muito humor e leveza, traz um sonho encantado e romântico da Fina”, revela Clarice Cardell, atriz que interpreta a protagonista.

Com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o espetáculo cumpre temporada de circulação, com nove apresentações, nas Regiões Administrativas do Plano Piloto, Sobradinho, Samambaia e Taguatinga.

Serviço:

Fina
Gênero: musical
Parque Olhos d’Água, SQN 413/414 do Plano Piloto
Dias e horário: sábado e domingo, 15 e 16 de julho, às 16h
Parque Jequitibá, Avenida do Contorno AE 5 em Sobradinho
Dias e horário: sábado e domingo, 22 e 23 de julho, às 16h
No Sesi Lab, Setor Cultural Sul do Plano Piloto
Dias e horário: sábado e domingo, 29 e 30 de julho, às 11h
Parque Três Meninas QR 611 – conjunto 1 de Samambaia
Dias e horário: sábado e domingo, 29 e 30 de julho, às 16h
Escola Bilíngue de Taguatinga
Sessão especial para crianças surdas, dia 17 de agosto
Entrada franca e de classificação indicativa livre para todos os públicos

A equipe:

Dramaturga, autora, roteirista, diretora e curadora, Karen Acioly é referência nacional e internacional nas artes cênicas, audiovisuais e digitais voltadas aos novos públicos. Doutoranda e Mestra em Educação (UFF), escreveu mais de 30 textos teatrais e óperas para crianças, publicou 19 livros para a infância e ganhou diversos prêmios entre eles o Prêmio Hors-Concours (FNLIJ) pela obra A Excêntrica Família Silva. É criadora, curadora e diretora geral do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL), com edições desde 2003.

A diretora artística e musical Fernanda Cabral é cantora, compositora e multi-instrumentista, conhecida na Europa e no Japão, onde chegou a cantar no Blue Note de Tokyo e em vários festivais de World Music atuando em diferentes países, como Escócia, França, Holanda, Rússia, Itália, Portugal e Espanha. Dirigiu e atuou em espetáculos para a primeira infância como Tuna, Pupila d’Água e O Farol.

A atriz principal do projeto Clarice Cardell é fundadora da cia La Casa Incierta, onde criou mais de 16 espetáculos infantis, e realizou mais de 2.000 apresentações em temporadas e festivais em países como a França, Bélgica, Itália, Portugal, Holanda, Israel, Finlândia e Rússia, além de diferentes cidades brasileiras. Clarice é com certeza a atriz com mais experiência internacional no Distrito Federal e no Brasil no campo da interpretação cênica para a primeira infância.

O ator convidado Gabriel Guirá é um artista multidisciplinar e vem trabalhando desde 2009 em pesquisas no campo da arte e da infância em diferentes projetos no DF. Gabriel também canta e toca violão.

Claudia Leal é diretora de teatro e produtora, formada na Sorbonne Nouvelle- Paris, e trabalha com a criação e produção de espetáculos poéticos- musicais para crianças e jovens há mais de 30 anos em Brasília.