Festival de Inverno Sesc tem shows gratuitos de Fernanda Abreu e Zélia Duncan neste fim de semana
Neste fim de semana, tem inĂcio o Festival de Inverno Sesc-DF no estacionamento 11 do Parque da Cidade. No sĂĄbado (22), a abertura do evento fica por conta da cantora brasiliense e multi-instrumentista LetĂcia Fialho e da cantora, atriz e compositora ZĂ©lia Duncan. No domingo (23), a agitação fica por conta do duo Akhi Huna e da cantora, bailarina e compositora Fernanda Abreu.
A entrada Ă© gratuita, mediante doação de 1kg de alimento nĂŁo perecĂvel. NĂŁo Ă© preciso retirar ingresso. Todos os dias, a programação terĂĄ inĂcio Ă s 16h, para que o belĂssimo pĂŽr do sol da cidade torne a experiĂȘncia do pĂșblico ainda mais memorĂĄvel. A expectativa do Sesc Ă© que cerca de cinco mil pessoas passem pelo local em cada dia de evento.
Confira a programação:
22 de julho (sĂĄbado)
-Dj Barata
-LetĂcia Fialho
-Zélia Duncan
23 de julho (domingo)
-Dj Barata
-Akhi Huna
-Fernanda Abreu
SERVIĂO:
Festival de Inverno Sesc
Dias: 22, 23, 29 e 30 de julho de 2023
HorĂĄrio: das 16h Ă s 22h30
Local: Estacionamento 11 do Parque da Cidade
Fernanda Abreu
Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu mais conhecida como Fernanda Abreu OMC (Rio de Janeiro, 8 de setembro de 1961) Ă© uma cantora, compositora e bailarina brasileira, ela foi classificada pela imprensa como a pioneira da mĂșsica pop dançante â com coreografias e uso de produçÔes eletrĂŽnicas â no Brasil, apostando no gĂȘnero em 1990, apĂłs averiguar a dimensĂŁo internacional de artistas como Madonna e Prince, aderindo Ă s coreografias, misturas com estilos dançantes e samplers em seus trabalhos.
Na ocasiĂŁo encontrou resistĂȘncia dos produtores, uma vez que o rock estava em alta no Brasil, insistindo que poderia ganhar notoriedade fazendo mĂșsica pop ao eternizar: “NĂŁo tem [mercado para o pop], mas vamos inaugurar”.
Pelo seu estilo musical foi chamada de “a mĂŁe do pop brasileiro” pelos jornais. Fernanda Ă© formada como bailarina profissional pelo Ballet Tatiana Leskova, tendo ingressado em duas companhias de dança antes da carreira musical.
Zélia Duncan
Aos 16 anos, em 1981, ZĂ©lia enviou uma fita para a Sala Funarte de BrasĂlia, que na Ă©poca realizava concursos. Foi selecionada em primeiro lugar e apresentou lĂĄ o seu primeiro show.
Abriu com a canção “Fazenda” de Milton Nascimento e apĂłs a apresentação bem sucedida vĂĄrias portas se abriram para ela: abriu um show de Luis Melodia, no Teatro Nacional de BrasĂlia, começou a se apresentar constantemente e ainda foi selecionada para representar BrasĂlia no projeto Pixinguinha, viajando por sete cidades.
Aos 22 anos (1987) voltou a NiterĂłi, morando com sua avĂł ZĂ©lia. Na Ă©poca trabalhava no Tribunal Regional do Trabalho da 1ÂȘ RegiĂŁo (RJ) e fazia de tudo um pouco: foi locutora da rĂĄdio Fluminense FM onde usava a outra parte do seu nome: Cristina Moreira. Foi backing vocal do cantor JosĂ© Augusto e de Bebeto. Cursou Teatro na CAL (Casa das Artes das Laranjeiras) e tambĂ©m nessa Ă©poca fez seu primeiro show no Rio de Janeiro.