A peça Entrevista de Emprego aborda de forma cômica e crítica a ansiedade e os desafios enfrentados por quem busca trabalho, em sessões gratuitas pelo DF

A ansiedade diante da necessidade de conseguir um trabalho dão o tom da peça Entrevista de Emprego, do BR S.A. Coletivo de Artistas. O monólogo tem em cena a atriz Ana Vaz e direção de Denis Camargo. Durante uma hora, mesmo sem um texto falado, a plateia se diverte e sente a aflição da personagem.

O espetáculo tem sessões nesta quinta (24/outubro), às 14h30 e às 16h30, no Teatro Sesc Paulo Gracindo, no Gama. O Teatro de Lieta de Ló, em Planaltina, recebe duas sessões da peça nos dias 25 e 26, às 19h. Em seguida é a vez do Teatro Sesi Yara Amaral, em Taguatinga, com sessão no dia 28, às 14h, e no dia 29, às 19h. A entrada é gratuita.

O espetáculo é criado com a linguagem não-verbal e, mesmo sem falas, todas as sensações como angústia, nervosismo, aflição e todos os perrengues que envolvem uma entrevista de emprego são transmitidas ao público. A personagem apresentada por Ana Vaz almeja o tão sonhado emprego de carteira assinada. Diante da concorrência e de sucessivos fracassos, ela passa por várias situações em um ambiente nada fácil de encarar. O projeto é realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Mesmo se valendo da linguagem do humor e do teatro do absurdo, a peça reflete sobre problemas sérios, como os desafios de superar o desemprego e seus efeitos psicológicos, além da necessidade de se mudar de ramo de atuação e de buscar novos meios de sobrevivência. A história se passa numa sala de espera e relata os momentos que antecedem sua saga em busca de trabalho. Em cena, são apresentadas angústias e a tentativa de manter o controle emocional. “Na mistura de sensações que interpreto no palco, é possível notar expectativa, esperança e frustração”, explica a atriz Ana Vaz.

A construção do espetáculo possui estética atemporal para criar um olhar crítico sobre os males que o desemprego causa na sociedade. “Apesar de falarmos de um assunto sério, não nos apegamos à desgraça ou à miséria humana. A ideia é retratar o ser humano que não desiste, que luta e que não se entrega”, Denis Camargo, diretor da peça.

Teatro nas escolas

Parte das apresentações desta temporada de Entrevista de Emprego são voltadas para estudantes e pessoas da comunidade escolar de três cidades do Distrito Federal. A circulação pelas regiões administrativa inclui o Colégio Chicão, em São Sebastião (18/outubro); o IFB Subcentro Leste, em Samambaia (21 e 22/outubro); e o CEF 206, no Recanto das Emas (1º/novembro). Além das apresentações da peça, uma oficina gratuita de comicidade com a atriz Ana Vaz é oferecida no dia 25 de outubro, das 9h às 13h no próprio Teatro Lieta de Ló.

Criadores

Além de protagonizar a peça, a atriz Ana Vaz é a criadora da peça, juntamente com Denis Camargo. Mestra em Arte pela Universidade de Brasília (UnB), Ana tem estudos em palhaçaria no Brasil e nos Estados Unidos e foi premiada como melhor atriz na Mostra Sesc do Teatro Candango de 2014 pelo espetáculo Entre Cravos & Lírios. Diretor e criador da montagem, Denis Camargo é doutor e mestre em Artes Cênicas pela UnB e é co-fundador e integrante do BR S.A. Coletivo de Artistas, surgido em 2009, onde atua como diretor, ator, palhaço e produtor cultural.

SERVIÇO

Entrevista de Emprego
Entrada gratuita (sem necessidade de retirada de ingressos)
24/10, às 14h30 e 16h30, no Sesc Paulo Gracindo (SIND, QI 1 – Gama)
25/10, às 19h, no Teatro de Lieta de Ló (Rua Hugo Lobo Quadra 46 Casa 790 Setor Tradicional – Planaltina)
26/10, às 19h, no Teatro de Lieta de Ló (Rua Hugo Lobo Quadra 46 Casa 790 Setor Tradicional – Planaltina)
28/10, às14h, no Teatro Sesi Yara Amaral (Setor F Norte QI 12 – Taguatinga)
29/10, às 19h, no Teatro Sesi Yara Amaral no Teatro Sesi Yara Amaral (Setor F Norte QI 12 – Taguatinga)

Instagram: instagram.com/brsacoletivo