Exposição Desde a Tona, de Dudi Maia Rosa, ganha minidocumentário e novos dias para visitação em Porto Alegre. A mostra, que apresenta 23 trabalhos recentes do artista paulistano

A exposição Desde a Tona, que reúne 23 trabalhos recentes do artista paulistano Dudi Maia Rosa, ganhou novos dias de visitação. A mostra pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h30 às 20h, com entrada franca, até o dia 6 de janeiro, no Instituto Ling, em Porto Alegre (exceto nos feriados e no dia 30 de dezembro, quando o centro cultural estará fechado).

A exibição, que apresenta 23 obras criadas entre 2007 e 2023, a maior parte delas resinas, além de pinturas da série Cábulas e peças tridimensionais, também ganhou um minidocumentário, que pode ser assistido gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). O filme, feito pela produtora Eroica Conteúdo, traz depoimentos do curador da mostra, João Bandeira, e uma entrevista com Dudi Maia Rosa revelando detalhes do seu processo de criação.

Ao unir trabalhos recentíssimos com obras um pouco mais antigas, a exposição traz à vista linhas e cruzamentos de características gerais de formas, explorações cromáticas e formatos utilizados por Dudi em sua carreira destacada, principalmente, pelo caráter experimental, com a utilização de técnicas e materiais diferenciados.

Uma das principais marcas do artista são as superfícies cromáticas feitas em resina de poliéster e fibra de vidro, apelidadas por ele de resinas, uma técnica pioneira cuja espessura das camadas coloridas ou translúcidas resulta em diversas formas de captação da luz. Na galeria do Instituto Ling, o público encontra nas resinas referências vindas da história da arte, como, por exemplo, as pinceladas, o grafismo, as listras, a iconografia simbólica e a apropriação de imagens de fontes diversas, entre elas musas do cinema como Monica Vitti e Odete Lara. Ao lado dessas obras em grandes dimensões, também estão pequenos trabalhos que exploram formas na fronteira entre o reconhecível e o abstrato.

Além das visitas livres, é possível agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br. A mostra tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Crown Embalagens.

Sobre o artista

Dudi Maia Rosa realizou sua primeira exposição individual no MASP, em São Paulo (1978), e participou da Bienal de São Paulo (1987 e 1994), da Bienal do Mercosul (2005 e 2015) e da Bienal de Johannesburgo (1995), entre outras mostras coletivas relevantes. Possui obras em coleções dos principais museus do Brasil, além do Stedelijk Museum (Amsterdã) e da Collection Pinault (Paris). Lírica e Tudo de Novo (Galeria Millan, 2019 e 2022) estão entre as suas exposições individuais mais recentes.

Sobre o curador

João Bandeira foi coordenador de artes visuais do Centro Maria Antonia da Universidade de São Paulo (2005 a 2016) e atualmente coordena o Espaço das Artes da ECA-USP. Escreveu textos para artistas como Waltercio Caldas, Regina Silveira, Jac Leirner e David Batchelor, e fez a curadoria de exposições de Evgen Bavcar (Itaú Cultural, 2003); Nuno Ramos e Cildo Meireles (Maria Antonia, 2012); Lina Bo Bardi (Sesc Pompeia, 2014); Geraldo de Barros, Rubens Gerchman e Antonio Dias (Sesc Pinheiros, 2018); Iole de Freitas (Instituto de Arte Contemporânea, 2018, e Instituto Ling, 2021); entre outros.

SERVIÇO

Exposição Desde a Tona
Artista: Dudi Maia Rosa
Curadoria: João Bandeira
Período de visitação: de 5 de outubro a 6 de janeiro, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h (exceto nos feriados e no dia 30 de dezembro, quando o centro cultural estará fechado)
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Além das visitas livres, é possível agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br

Informações úteis

institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.