Espaço Cultural Renato Russo apresenta Corpos de LuS, uma experiência sensorial interativa gratuita de 20 a 23 de junho, mesclando arte sonora, eletrônica e circo

Um depoimento poético de Luciana Luthi em forma de experiência sensorial interativa. É o que o público poderá conferir durante as apresentações gratuitas do projeto Corpos de LuS, de 20 a 23 de junho no Espaço Cultural Renato Russo. A performance é uma fusão de arte sonora, eletrônica e eletroacústica, circo, butoh e visuais, e marca a estreia de Luli Luthi em Brasília, anos de estudos na Europa.

Corpos de LuS é uma idealização da artista multilinguagem Luli Luthi e coincide com o próprio momento experiencial de vida. Luli foi mãe poucos meses antes do início da pandemia. Quando as vacinas chegaram e a sensação das possibilidades ficou ampliada, Luli realizou uma residência artística com ênfase em Butoh e meditação. Depois disso a artista aprofundou seus estudos indo para Paris estudar num curso intensivo com o mestre japonês Atsushi Takenouchi, e seguida para uma residência artística em Viena com o diretor Will Lopes que orienta o projeto Corpos de LuS desde o início. A experiência foi impactante e proporcionou a ela uma reflexão mais profunda sobre o encontro com o público.

De modo geral, o artista faz sua incursão subjetiva, no intramundo – onde ninguém mais tem acesso – e retira de lá algo para materializar em forma de arte, para compartilhar com o público. “A grande magia ocorre nesse momento de expectação, onde o público usa sua subjetividade, para interagir com a subjetividade da artista, e assim gera potencial de reflexão, emoção e outros componentes”, comenta Luli Luthi.

A artista Luli Luthi tem como característica sua multifuncionalidade, atuando em diversas áreas: audiovisual, cenografia e figurino, circo, dança, artes visuais e música estão sempre amalgamados em seus trabalhos. Paralelamente, Luli é professora de Yoga, com ênfase na consciência corporal, e essa experiência trouxe o interesse em incorporar em seu trabalho artístico algo que o público também tenha uma experimentação sensorial, proporcionando uma interatividade com a plateia.

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e apoio do Ministério da Áustria, a programação conta ainda, no dia 22, a partir das 14h, com workshop Dramaturgias do Circo: uma reflexão entre produções contemporâneas do Brasil e Áustria, que será realizado por Will Lopes. Nesse encontro, ele compartilhará suas últimas pesquisas realizadas na Europa, onde foi contemplado como um dos 10 artistas subsidiados para estudos, pesquisas e desenvolvimento de conceitos artísticos para obras circenses contemporâneas na Áustria. “Um convite para ampliar as fronteiras do circo dentro do campo das artes promovendo um espírito livre de fronteiras técnicas e estéticas nos processos criativos dos artistas circenses”, comenta Lopes.

Após o workshop, às 16h30, haverá a exibição do filme Sisters with Transistors, um documentário que narra a história das pioneiras da música eletrônica, mulheres visionárias que mudaram para sempre a paisagem sonora do século XX. Dirigido por Lisa Rovner, o filme destaca as contribuições fundamentais dessas artistas inovadoras, cuja criatividade e coragem desafiaram as normas de gênero e abriram novos caminhos na tecnologia musical. O documentário celebra a luta dessas mulheres para serem reconhecidas em um campo dominado por homens e o impacto duradouro de seu trabalho na música eletrônica contemporânea.

“Escolhemos este filme pois sabemos que a cena da música eletrônica é predominantemente habitada por homens, e consideramos essencial apresentar um filme com este conteúdo. Na performance Corpos de LuS, Luli utiliza computador e sintetizadores, refletindo sua paixão pela música eletrônica. Este documentário é uma inspiração para todas as mulheres que desejam se aventurar e inovar nesse campo”, comenta Luli Luthi.

Ficha Técnica

Concep̤̣o, cria̤̣o sonora e dire̤̣o geral РLuli Luthi
Direção artística e dramatúrgica – Will Lopes
Consultoria musical – Karla Testa
Cenografia РPoli Salom̩
Mixagem e arranjo sonoro – Matthias Luthi
Gesṭo de projeto РThiago de Barros
Prodṳ̣o РLuli Luthi
Consultoria circense – Bel Mucci
Dire̤̣o audiovisual, tratamento, edi̤̣o e montagem РLuna Colazante
Cinegrafista – Xavier Braun
Fotografia Still – Vinicius Farac
Making off – Xavier Braun e Vinicius Faraco
Projeções – Luna Colazante e Uirá Ryker
Design gráfico – Will Lopes e Uirá Ryker
Figurinos РPoli Salom̩ e Luli Luthi
Desenho de Luz – Larissa Souza
Luthier Roca – Junai
Assistente de prodṳ̣o РTina Carvalho
Assessoria de imprensa – Tato comunicação

Serviço:

Espetáculo: Corpos de LuS
Espaço Cultural Renato Russo
Local: Teatro Galpão Hugos Rodas
Datas: 20 a 23 de junho
Horário:
Sexta e sábado, às 20h
Domingo, às 18h (com intérprete de libras)
Ingressos: Gratuitos

Workshop: Dramaturgias do Circo: uma reflexão entre produções contemporâneas do Brasil e Áustria.

Espaço Cultural Renato Russo
Local: Teatro de Bolso
Data: 22 de junho
Horário:
Das 14h às 16h

Exibição do Documentário

Sisters with Transistors
Espaço Cultural Renato Russo
Local: Teatro de Bolso
Data: 22 de junho
Horário: 16h30