Temporada 2022 da São Paulo Companhia de Dança terá obras inspiradas pelo modernismo e versão de O Quebra-Nozes por Márcia Haydée

Ao longo do ano serão apresentadas dez atrações – seis delas inéditas – em quatro espaços diferentes de São Paulo.

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança, anuncia sua Temporada 2022, intitulada Cor do Arco-Íris. Inspirada pelo poema Receita de Ano Novo, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), a diretora artística e executiva da Companhia, Inês Bogéa, idealizou uma temporada com 10 obras, sendo 6 delas inéditas, totalizando 6 programas que serão apresentados ao longo do ano em 4 diferentes teatros da capital paulista.

“Cor do Arco-Íris levará a Companhia a ocupar diferentes teatros da cidade com uma diversidade de programas que vão do clássico ao contemporâneo. Os programas são assinados por criadores nacionais e internacionais, com várias estreias e obras que já fazem parte do nosso repertório. Queremos que a dança da São Paulo possa fazer cada um colorir seu próprio ano com mais intensidade e movimento, especialmente neste momento em que vivemos”, revela Inês.

A Temporada se inicia entre os meses de maio e junho, no Theatro São Pedro, e os espetáculos serão acompanhados por música ao vivo executada pela Orquestra do Theatro sob a regência do maestro Cláudio Cruz. De 26 a 29 de maio, a SPCD estreia Di, primeira criação de Miriam Druwe para a Companhia. A coreografia dialoga com os traços do pintor Di Cavalcanti (1897-1976) – refletidos no cenário, figurinos e nos movimentos da dança – e o modernismo na música do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O lirismo também se faz presente em Madrugada (2021), assinada por Antonio Gomes, que completa a programação.

Na semana seguinte, de 2 a 5 de junho, o Theatro será palco de Desassossegos, nova criação de Henrique Rodovalho, coreógrafo residente da SPCD. A obra celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 ao reinterpretar, no século XXI, o sopro de inovação deixado pelos modernistas, com figurinos de Fabio Namatame inspirados nos desenhos de Flávio de Carvalho (1899-1973) para A Cangaceira, espetáculo do Balé do IV Centenário. A noite segue com Infinitos Traçados (2021), desenvolvida a partir de olhares múltiplos, com coreografias de Esdras Hernández Villar, Jonathan dos Santos e Monica Proença, concepção e direção cênica de William Pereira, direção musical de Ricardo Ballestero e direção de dança de Inês Bogéa.

Entre os dias 9 e 12 de junho, o Teatro Sérgio Cardoso se abre ao encantamento do público com o balé O Lago dos Cisnes (2018), uma criação de Mario Galizzi especialmente para a SPCD a partir do original de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901). Esse também será o palco da estreia de O Quebra-Nozes, grande clássico de Natal que ganha toques brasileiros em uma versão inédita da coreógrafa Márcia Haydée programada para duas semanas de dezembro (1 a 4/12 e 8 a 11/12). A montagem deste clássico de repertório marca o reencontro da artista com a Companhia, para a qual montou O Sonho de Dom Quixote (2015), um sucesso de público e de crítica no Brasil e na Europa.

Antes disso, a Companhia sobe ao palco do Teatro Alfa, nos dias 27 e 28 de agosto, para apresentar duas estreias contemporâneas: uma criação do coreógrafo re­sidente da SPCD Stephen Shropshire que explora o diálogo entre música e movimento e outra assinada por Gal Martins inspirada pelas relações do ser humano com seu meio. O programa inclui ainda Odisseia (2018), de Joëlle Bouvier, que invoca um reencontro de cada um consigo mesmo.

Entre os dias 15 e 18 de setembro, os bailarinos se encontram com os musicistas da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp) na tradicional Sala São Paulo, em uma nova ode aos ventos modernistas. Destaque do momento nos palcos americanos e europeus, o coreógrafo carioca Juliano Nunes parte de sua reconhecida gramática corporal para criar sua primeira obra para uma companhia brasileira em diálogo com a Bachiana Brasileira nº 8, de Heitor Villa-Lobos, interpretada ao vivo pela Osesp. Dança e música se unem ainda em Di, com a coreografia de Miriam Druwe baseada no Choro nº 6, também de Villa-Lobos.

A Temporada 2022 da São Paulo Companha de Dança conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Patrocínio Prata de Itaú e Eurofarma, Copatrocínio de Deloitte e Sodexo, apoio de CPF e realização da Associação Pró-Dança, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal. Os valores e as datas de abertura da venda de ingressos serão anunciados em breve.

Assinaturas

Em 2022 o público terá a opção de estar perto da São Paulo Companhia de Dança ao se tornar Assinante da SPCD. Assinantes têm prioridade de escolha de assento para apresentações da Companhia e preço especial nos ingressos. Este ano o pacote de assinaturas irá englobar os espetáculos realizados no Theatro São Pedro e no Teatro Sérgio Cardoso, totalizando 4 programas diferentes. As vendas de novas assinaturas terão início em 1º de abril no site www.spcd.com.br.

Turnê Internacional

Antes do início da Temporada, a São Paulo Companha de Dança embarca rumo à Europa para suas já tradicionais turnês internacionais. Dividida em duas partes, a turnê teve início em fevereiro, na França, com apresentações com casa cheia em Massy e Lyon, e continua em março com espetáculos nas cidades francesas de Le Havre, Alès, Saint-Etiénne, Blagnac, Mérignac, Biarritz, Rueil-Malmaison, Sète e Narbonne. Em abril a SPCD cruza ainda o Atlântico em retorno à Montréal, no Canadá, onde já esteve em 2016. No repertório estão obras assinadas por coreógrafos brasileiros e internacionais. As turnês da SPCD são pagas integralmente pelos teatros que contratam os espetáculos e, além de contribuírem para a difusão da arte produzida em São Paulo no exterior, geram receitas para que a Companhia realize muitas outras atividades no Brasil.

Atividades em São Paulo

Em paralelo à turnê internacional, a SPCD continua com suas ações voltadas para a formação de plateia e difusão da dança também em São Paulo. Após abrir o ano com apresentações nas cidades paulistas de Santa Bárbara D’Oeste e Salto, a Companhia segue em março com novas visitas do projeto Meu Amigo Bailarino, que levará trechos de obras do repertório da SPCD aos estudantes da EMEI Ernani Silva Bueno, na zona leste de São Paulo. Também em março e em abril serão realizados espetáculos gratuitos para estudantes nas Fábricas de Cultura geridas pelo Catavento Cultural, nas unidades de Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes e Parque Belém.

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40 premiações e indicações nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 865 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.060 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | É doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

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