O Cinema Urbana chega a São Sebastião com uma programação cultural gratuita que inclui exibição de curtas, debate sobre patrimônio cultural e festa na Praça do Reggae

Após uma edição especial realizada em setembro no Centro Cultural Banco do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura, conhecida como Cinema Urbana, encerra as atividades de 2024 com uma ocupação cultural inteiramente gratuita na RA de São Sebastião, dias 25 e 26 de outubro (sexta e sábado), na unidade DF das Brigadas Populares (Morro da Cruz) e na Praça do Reggae de São Sebastião.

Na sexta-feira (25), Cinema Urbana apresenta uma das sessões de cinema construídas para a programação do ano, a partir das 18 horas, na unidade DF da Brigadas Populares. Em “Ver, Ouvir, Sentindo”, o público assiste aos títulos A Velhice Ilumina O Vento, de Juliana Segóvia, Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles, La Hemi, de Ila Giroto e Estela Lapponi, Jussara, de Camila Ribeiro, e O Tempo É Um Pássaro, de Yasmin Thayná. Às 20h acontece um debate sobre a sessão, com a presença das curadoras da Cinema Urbana e outros convidados.

No sábado (26), a programação segue nas Brigadas Populares, com a Oficina de Formação Cineclubista às 10h horas, ministrada por Thay Limeira e Daniela Marinho, com inscrições abertas através de formulário disponibilizado nas redes sociais do projeto. À tarde a programação volta-se à Praça do Reggae de São Sebastião. Patrimônio cultural do DF, a praça é um ponto de encontro para a cidade desde os anos 1990, quando começam por ali os movimentos culturais ligados à cultura maranhense e jamaicana do reggae.

Em 2019 instalou-se uma placa turística em reconhecimento à memória cultural da praça. Na tarde do dia 26, Cinema Urbana promove às 15 horas uma roda de conversa conjuntamente com a reinauguração desta placa. Nesta roda, os participantes falarão sobre o legado cultural da região, com mediação de Samuel Estrella e a participação de Edvair, Zezinho do Reggae, quiosqueiros e quem já ocupa a praça. A partir das 17 horas é a vez da festa tomar conta do local, com o encontro dos coletivos Calangos Sounds e Jamaicana, dois representantes da força dos soundsystems na capital.

Calangos Sounds é o soundsystem dos criadores do festival Reggae na Praça, ação que fortalece a identidade regueira do território celebrado no projeto. Coletivo independente que atua há mais de 10 anos na promoção do reggae no DF, tem suas apresentações focadas no protagonismo da juventude negra. Já o coletivo Jamaicana foi criado em 2014 e idealizado por Savana, Mari Mira, Pati Egito, Juba Lion e Shiva. O reggae, rocksteady e dancehall, assim como suas influências, desdobramentos, origens e novas roupagens, são a grande influência deste coletivo.

A mostra Cinema Urbana é uma produção da Moveo Filmes, apresentada pelo Centro Cultural Banco do Brasil e Governo Federal através da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e Governo do DF.

CONFIRA AQUI AS SINOPSES DOS FILMES DA SESSÃO “VER, OUVIR, SENTINDO”

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (25)

18h – Sessão “Ver, Ouvir, Sentindo” (Classificação Indicativa: 14 anos, 89 min), nas Brigadas Populares

A Velhice Ilumina O Vento, de Juliana Segóvia (20 min, 2023, Brasil, classificação indicativa: 14 anos)

Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles (15 min, 2022, Brasil, classificação indicativa: 14 anos)

La Hemi, de Ila Giroto e Estela Lapponi (12min, 2023, Brasil, classificação indicativa: 14 anos)

Jussara, de Camila Ribeiro (9 min, 2023, Brasil, classificação indicativa: Livre)

O Tempo É Um Pássaro, de Yasmin Thayná (17 min, 2023, Brasil, classificação indicativa: 14 anos)

20h – Debate sobre os filmes com as curadoras da mostra e convidados, nas Brigadas Populares

SÁBADO (26)

10h – Oficina de Formação Cineclubista “Sopram os Ventos dos Redemoinhos”, com Thay Limeira e Daniela Marinho (Classificação Indicativa: Livre, 90 min), nas Brigadas Populares

15h – Roda de Conversa sobre a Praça do Reggae com Reinauguração da Placa, com mediação de Samuel Estrella, na Praça do Reggae

17h – Coletivo Calangos Sounds, na Praça do Reggae

19h – Coletivo Jamaicana, na Praça do Reggae

SOBRE A CINEMA URBANA – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUITETURA

A mostra Cinema Urbana foi criada em 2018 pela comunicadora Daniela Marinho, a arquiteta e urbanista Liz Sandoval, e a produtora pernambucana Thay Limeira, tendo sua curadoria e direção compostas inteiramente por mulheres. O projeto nasce da necessidade de ampliação, através do audiovisual pouco exibido, do entendimento da sociedade e suas estruturas. O projeto é integrado pela mostra, por ações formativas, palestras, paineis temáticos, homenagens, oficinas e apresentações diversas com transversalidade de linguagens.

SERVIÇO

Cinema Urbana em São Sebastião
Quando: 25 e 26 de outubro
Onde: Praça do Reggae e Brigadas Populares (Morro da Cruz), em São Sebastião
Entrada gratuita

Mais informações em: https://www.cinemaurbana.com/ ou https://www.instagram.com/cinema_urbana/