A exposição “Cenas Brasileiras” no Centro Cultural TCU apresenta obras de Portinari, Tarsila do Amaral e Dalí, explorando o modernismo brasileiro e suas influências
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, convida para a abertura da exposição Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva. A mostra reúne obras de grandes nomes da arte moderna, como: Candido Portinari, Cicero Dias, Emiliano Di Cavalcanti, Salvador Dalí, Tarsila do Amaral e outros destaques do movimento.
A inauguração será às 18h30, no Centro Cultural TCU, localizado no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília. O presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo fará a abertura da exposição junto a representantes de outras instituições parceiras. São elas: Banco Central do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e Projeto Portinari. A diretora do ISC, Ana Cristina Novaes, conduzirá a abertura do evento.
A exposição ficará em exibição por três meses, de 28 de maio a 30 de agosto de 2025. Inicialmente a mostra estará aberta de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. A partir de 8 de junho, a visitação também poderá ser feita aos domingos. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Cenas Brasileiras
A mostra integra a programação comemorativa dos 135 anos do TCU e reúne 55 obras de 14 artistas, com destaque para seis telas de grandes dimensões de Cândido Portinari, apresentadas ao público após longo período no acervo do Museu de Valores do Banco Central.
Resultado de uma parceria entre o TCU e o Banco Central do Brasil, a exposição está instalada na Galeria Marcantonio Vilaça e propõe uma leitura crítica de diferentes vertentes do modernismo brasileiro. Estão presentes obras de artistas como Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Cícero Dias e Salvador Dalí, com curadoria centrada na produção de Portinari, que estrutura a narrativa visual da mostra.
Dividida em quatro núcleos — Paisagem, Urbano, Corpo e Modernismos — a exposição aborda representações da modernidade no Brasil, relacionando influências das vanguardas europeias às expressões culturais locais. A proposta é evidenciar múltiplos olhares sobre o país e suas transformações ao longo do século XX.
Um dos destaques é a instalação Carrossel Raisonné, do Projeto Portinari. A peça audiovisual reúne, em ordem cronológica, todas as criações conhecidas do artista, em mais de oito horas de projeção contínua. Os direitos da obra foram cedidos ao TCU por João Candido Portinari, filho do pintor.
A iniciativa conta com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio do Sindicato dos Servidores do Legislativo e Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e do Projeto Portinari.
Veja a lista dos artistas
Aldemir Martins, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Antonio Bandeira, Candido Portinari, Cícero Dias, Clóvis Graciano, Emiliano Di Cavalcanti, Fulvio Pennacchi, Ismael Nery, Maciej Babinski, Milton Dacosta, Salvador Dalí, Tarsila do Amaral.
Memória institucional e educação
Paralelamente à exposição modernista, o Museu do TCU, Ministro Guido Mondin, apresenta TCU em Dois Tempos: 135 anos de história. A mostra destaca a trajetória da Corte de Contas desde sua fundação, no Rio de Janeiro de 1890, até os dias atuais, em Brasília (DF). Documentos, objetos e registros compõem o acervo exposto, dividido em dois núcleos temáticos.
O Centro Cultural TCU tem a missão de promover a arte e a cultura como instrumentos para o fortalecimento da cidadania, da memória institucional e da transparência pública. Por isso, as exposições integram o Programa Educativo do Centro Cultural TCU, que promove ações voltadas à mediação cultural, oficinas, formações e conteúdos acessíveis. O foco é a formação de públicos diversos, com ênfase em estudantes e comunidades do Distrito Federal.
SERVIÇO
Exposição: Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva
Local: Centro Cultural TCU
Data: de 28 de maio a 30 de agosto de 2025
Endereço: Instituto Serzedello Corrêa | Escola Superior do TCU – Setor de Clubes Sul, Trecho3, Pólo 8, Lote 3
Visitação: de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. A partir de 8 de junho, a visitação também poderá ser feita aos domingos.
ENTRADA FRANCA | Classificação livre
Informações e agendamento para visitas educativas: (61) 3257-5221