Shows de Marcelo Jeneci e Marcos Valle marcam a 5ª #ViradaSPOnline de 2021, transmitida pela plataforma #CulturaEmCasa

Evento deste final de semana vai apresentar ao público a diversidade cultural da cidade de Bauru por meio de atrações locais como Marcelo Jeneci, além de artistas nacionais, que se apresentam ao vivo no Teatro Sergio Cardoso.

Neste sábado, 06 de fevereiro, a plataforma #CulturaEmCasa transmite a 5ª #ViradaSPOnline de 2021. O evento, que é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Amigos da Arte, será realizado em parceria com a cidade de Bauru.

A #ViradaSPOnline deste final de semana vai apresentar ao público a diversidade cultural da cidade por meio de diversas atrações que poderão ser conferidas a partir das 12h até as 0h. Ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso serão realizados os shows do músico Marcelo Jeneci, do maestro, pianista, compositor e cantor Adylson Godoy, do compositor, arranjador e instrumentista Marcos Valle, além do espetáculo Parlapatões, com texto e direção de Hugo Possolo.

O evento consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo, reunindo grandes nomes de diferentes linguagens artísticas e divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil.

(Confira a programação abaixo) .

A apresentação do músico Marcelo Jeneci, considerado atualmente pelo público e pela crítica um dos maiores artistas da música brasileira, acontecerá às 16h30, e, nela, Marcelo Jeneci volta às origens em seu terceiro álbum “Guaia”, ao homenagear o bairro em que cresceu, Guaianazes. O novo álbum conta com composições realizadas em parceria com Arnaldo Antunes, Chico César, José Miguel Wisnik, entre outros, além de ter na mixagem a assinatura de Mário Caldato, diretamente de Los Angeles.

O show do artista Adylson Godoy, nascido na cidade de Bauru, será exibido às 14h. Além do set list com algumas canções como “Não Adianta”, “Tristeza Que Se Foi” e “No Sentido do Sol”, o público acompanhará uma narração de histórias e momentos chaves da vida do artista, como o início da sua vida educacional e musical a partir dos 10 anos de idade, o ambiente musical existente, tais como os principais clubes sociais e orquestras de Bauru, memórias de sua infância e convivência com craques do futebol, como Pelé e Toninho Guerreiro, principais conservatórios musicais em Bauru, mudança para a cidade de São Paulo e o desenvolvimento da carreira em 1962. O artista Marcos Valle, autor de mais de trezentas músicas gravadas por nomes como Sarah Vaughan, Chicago, Oscar Peterson, Diana Krall, Elis Regina, Edu Lobo, Roberto Carlos, entre outros, apresenta seu novo álbum intitulado “Cinzento”, às 21h30. Com texto e direção de Hugo Possolo o espetáculo Parlapatões traz o parlapatão Raul Barretto em um solo cômico recheado de jogos de improviso. A tônica da montagem de O Bricabraque é o envolvimento da personagem central com as crianças. A apresentação será às 12h30 e terá em sua narrativa com aventura, mistério, romance e mais.

(Confira a programação abaixo) .

A cidade de Bauru foi selecionada a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntosPelaCultura. Localizada no centro do Estado de São Paulo, Bauru traz em sua essência múltiplas faces que a caracterizam como um polo cultural e esportivo. Para representar toda a riqueza cultural da cidade, a #ViradaSPOnline contempla em sua programação o teatro, expressão artística pulsante na cidade, o polo esportivo, no qual os times locais profissionais de futebol e basquete são uma referência nacional, a cultura cosmopolita da cidade, que recebe pessoas e atrações do mundo inteiro com os festivais, os pontos turísticos, o Teatro Municipal, o Circuito SP, dentre outros.

As atrações da #ViradaSPOnline que representarão a cultura regional e artística da cidade serão o espetáculo de bonecos da premiada artista local Mariza Basso, com a peça Pachamama, o espetáculo Clarões, da cantora Manu Saggioro, a performance teatral A Outra Madame Satã e uma pintura de graffiti em placa de MDF com técnicas de spray e látex, da grafiteira de Bauru, Mari Monteiro. Além destas atrações, o público assiste à uma entrevista com o Diretor Paulo Villaça e uma ligação entre Bauru e a Capital de São Paulo com os famosos sanduíches do Bauru do Ponto Chic e o Bauru do Esquinão, representando um elo entre as duas cidades.

Já para ilustrar o Polo Esportivo, a programação do evento trará entrevistas com dois dois ídolos locais: o norte americano naturalizado brasileiro Larry James Taylor e Guilherme Deodato, dois nomes do basquete nacional que atuam na Associação Bauru e também na seleção brasileira. Ainda neste contexto, serão apresentadas as atrações locais JazzCob do Bandolim e João Biano e a apresentação do músico Gary Brown, diretamente do 544 Club, uma das mais prestigiadas casas noturnas da Bourbon Street, New Orleans. O set list do artista é centrado nos vários ritmos da música negra: jazz, blues, funk, soul e rhytm & blues – passando pelo reggae e o gospel.

Por fim, para apresentar cultura cosmopolita da cidade que recebe pessoas e atrações do mundo inteiro o evento trará a apresentação do artista Marcos Valle com participação de Patrícia Avi, às 21h30. Em seguida, a atração local Os Últimos Escolhidos do Futebol fazem um show inédito, gravado em um estúdio de Bauru, às 23h. Os cinco membros da banda apresentarão uma releitura do EP homônimo trazendo novas roupagens às composições. No repertório, estão canções como “Deixa”, “Cordão” e “Hoje Não”, além de comentários dos Últimos sobre a história das músicas. Para finalizar, às 23h40 terá o show de pagode com o grupo Negritude Junior, parte da programação já exibida no CircuitoSP.

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos nove primeiros meses, registrou cerca de 2,9 milhões de visualizações e 2,2 mil conteúdos disponibilizados. A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri.

O conteúdo também é gerado por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo. Na plataforma também é possível acessar a programação especial, transmitida em novembro, mês da Consciência Negra. Entre as principais atrações estão o I Festival Cinema Negro em Ação, o lançamento do Museu Itamar Assumpção (MU.ITA), com show de Anelis Assumpção.

Realizado também pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna, Dom Salvador e Bavini.

Há também as lives do Intensivão #CulturaEmCasa. O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho de 2020, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. E de setembro a outubro, a plataforma exibiu o #SPGastronomia com lives de renomados Chefs, como André Boccato, Morena Leite e Mohamad Hindi.

ViradaSP Online – Bauru

12h: Pachamama
12h30: O BricaBraque – Parlapatões
13h30: Pinte como uma garota: Graffiti com Mari Monteiro
14h: Adylson Godo
15h20: Clarões, com Manu Saggioro
16h: A outra Madame Satã
16h30: Marcelo Jeneci
18h: Gary Brown
20h: JazzCob do Bandolim
20h50: João Biano
21h30: Marcos Valle com participação de Patricia Alvi
23h: Os Últimos Escolhidos do Futebol
23h40: Negritude Júnior (Circuito SP Online)

Serviço:

Plataforma:

https://www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/
https://www.instragram.com/culturaemcasasp/
https://twitter.com/culturaemcasasp

👇
ACESSE + CONTEÚDO SOBRE MÚSICA
👉 https://aquitemdiversao.com.br/category/musica/

Anterior 389 Burger da Asa Norte comemora aniversário
Próximo STAR: A nova marca vai substituir os canais FOX no dia 22