Maranhão Viegas lança livro “Cápsula de Oxigênio” em Brasília. A obra é uma coletânea de crônicas do cotidiano escritas durante o tempo mais angustiante da pandemia de covid-19

O cronista, poeta e jornalista Inorbel Maranhão Viegas lança o seu primeiro livro, “Cápsulas de Oxigênio” neste sábado (11), às 11 horas, no Infinu, na Asa Sul. A grande inspiração do autor foi o dia-a-dia das pessoas na época em que o Brasil e o mundo passaram a viver em isolamento, respeitar a ciência e repensar o modo de encarar a vida em meio a uma pandemia. O livro retrata um tempo em que foi preciso sobreviver ao vírus, vencer o medo, não perder a esperança e de acreditar que a poesia salva.

Para o autor “os textos são despretensiosos. Feitos, em princípio, como forma de manter minha própria sanidade mental. Distribuídos entre um pequeno grupo de amigos, por meio de aplicativo de mensagem e que logo ganharam corpo e significância maiores do que se imaginava. Além de me ajudar a respirar um ar mais puro, os textos tornaram-se essenciais para um vasto número de leitores. Viraram ferramenta de oxigenação em cápsulas quase diárias”, explica.

Cápsula de Oxigênio
Capa do livro Cápsula de Oxigênio | Imagem: Ilustrativa

Editado de forma independente, o livro é fruto de uma ação colaborativa liderada pelos leitores de primeira hora, sem o apoio dos quais não existiria. Não por acaso, coube à Viegas Editora, especializada em revelar autores independentes, nascida em Lisboa e transferida para São Luis do Maranhão, o desafio de revisar os originais, diagramar e publicar o livro “Cápsulas de Oxigênio”. Nas palavras da jornalista Ana Gabriella Sales, “o caos do tempo pandêmico nos fez buscar um refúgio seguro, da janela pra dentro.”

Maranhão Viegas recorre a um cilindro imaginário de oxigênio para abastecer com poesia e esperança nesses tempos de ar rarefeito. O Infino fica na 506 Sul, bloco A, loja 67 – W3 Sul.