Teatro Porto recebe Bob Wolfenson em palestra sobre recuperação de seu acervo fotográfico

Após ser impactado por uma inundação decorrente das intensas chuvas que atingiram a cidade de São Paulo em março de 2020, o estúdio do fotógrafo Bob Wolfenson viu 80% de seu acervo comprometido. A comoção gerada pela imagem divulgada no Instagram do fotógrafo desencadeou uma onda de apoio de fotógrafos, amigos e profissionais do mercado, incluindo uma oferta da equipe especializada em restauro do Instituto Moreira Salles (IMS), liderada por Sergio Burgi.

No dia 2 de dezembro, sábado, às 15h30, no Teatro Porto, o Ministério da Cultura, o Estúdio Bob Wolfenson e a Porto Seguro promovem um encontro com a equipe responsável pelo projeto e o próprio Bob Wolfenson na palestra Sobrememória um acervo em resgate. Durante o evento, serão distribuídas cartilhas detalhadas sobre o processo de restauro, além de informações técnicas e registros que abrangem desde o dia da inundação até os dias atuais.

O evento marca uma fase importante na preservação do legado de Bob Wolfenson e destaca a colaboração entre instituições e profissionais que tornaram possível essa significativa recuperação do acervo fotográfico.

Processo de recuperação

No mesmo dia da inundação, o consultor de conservação de fotografias Leandro Lopes Pereira de Melo iniciou o processo de recuperação das imagens. Entretanto, para a completa restauração, um apoio financeiro tornou-se necessário. O escritório especializado em leis de incentivo, IC Cultura, uniu forças ao projeto, obtendo aprovação para um projeto de lei que permitiu a Bob Wolfenson viabilizar todos os custos relacionados a profissionais e equipamentos necessários, em parceria com a Porto Seguro.

Desde maio de 2023, uma equipe liderada por Juliana Bittencourt Bovolenta, conservadora-restauradora de fotografias, tem trabalhado dedicadamente no meticuloso processo de restauração. O resultado desse esforço será apresentado em uma palestra única.

Serviço:

Palestra com Bob Wolfenson – Sobrememória um acervo em resgate
Dia 2 de dezembro, sábado, às 15h30
Ingressos: Grátis – Retirada a partir das 14h30 na bilheteria do Teatro Porto.
Duração: 60 minutos.
Classificação: Livre.
Sessão com Intérprete de libras.

TEATRO PORTO

Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.
Telefone (11) 3366.8700
Capacidade: 508 lugares.
Acessibilidade: 10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos.
Estacionamento no local: Gratuito para clientes do Teatro Porto.

Siga o Teatro Porto nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/teatroporto
Instagram: @teatroporto

Ficha técnica:

Apoio: Lei de Incentivo à Cultura Lei Roaunet. Patrocínio: Porto Seguro. Realização: Estúdio Bob Wolfenson, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução. Acervo fotográfico: Bob Wolfenson. Coordenadora do projeto, conservadora-restauradora de fotografias: Juliana Bittencourt Bovolenta. Consultor de conservação de fotografias: Leandro Lopes Pereira de Melo. Documentalista, especialista em acervos fotográficos e artísticos, e desenvolvedora da base de dados Tainacan: Fernanda Cícero de Sá. Conservadora de fotografias: Talita Rennó Bruno. Desenvolvedora da base de dados Tainacan: Giselle Carvalho. Reprodução digital de fotografias: Ana Tonezzer Ansbach. Produção executiva do projeto de conservação: Morena Carvalho.

Equipe registro fotográfico e videográfico.

Direção: Helena Wolfenson. Montagem: Eduardo Resing. Direção de Fotografia: Helena Wolfenson. Assistente de Câmera: Rafael Frydman. Operação de som: Rafael Frydman. Finalização de som: Tomás Franco. Colorização: Lucas Almeida. Designer Gráfico: Thema pro Thea Severino e Márcio Freitas. Tratamento, Impressão e produção das fotomontagens: Chris Kehl. Textos: Naief Haddad. Programador do site: Fernando Alencar. Assessoria de Imprensa: Renata Megale. Gestão de Incentivo: IC Cultura. Contabilidade: Ec2 Contadores. Jurídico: Aline Akemi Freitas.

Participaram da ação de salvamento:

Instituto Moreira Salles: Edna Katia Gaiardoni, Gabriella Moyle, Luiz Henrique Soares e Sergio Burgi. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo: Jéssica Chimatti Martins, Olivia Tamie Okasima e Raquel Moliterno.

Estúdio Bob Wolfenson: Aline Os, Eliane Rezende, Ana Pazian, Gabriel Cicone, Cris Kehl, Cristiane Favacho e Mariza Guimarães. Voluntários: Akemi Miyashita, Ana Francisca Salles Barros, Caetana Britto, Carolina Vergotti, Fernanda Auada, Joyce Melguiso, Leandro Melo, Stella Mariane Barboza do Couto e Talita Rennó.