2ÂȘ Bienal Black Brazil Art acontece em formato online. Evento gratuito vai atĂ© julho e aposta na igualdade racial e de gĂȘnero
Com o tema Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino: Representação Visual e Afetiva, a 2ÂȘ Bienal Black Brazil Art (2BienalBlack) apresenta criaçÔes de artistas contemporĂąneos individuais e coletivos. Pintura, escultura, fotografia, instalação, tĂȘxtil, videoarte e performance sĂŁo algumas das categorias em exibição. ApresentaçÔes, oficinas e talks serĂŁo exibidos ao longo dos seis meses do evento. A abertura acontece dia 13 de janeiro, Ă s 19h, pelo YouTube. A atração vai atĂ© 18 de julho. Todas as atividades sĂŁo virtuais e gratuitas. A programação estĂĄ no site bienalblack.com.br.
A mostra reĂșne obras selecionadas da chamada pĂșblica do evento, artistas convidados do Brasil e exterior, e trabalhos e projetos de duas residĂȘncias internacionais produzidas ao longo de 2021, RAVC (Brasil/Uruguai) e Incorporare (Brasil/ItĂĄlia). A exposição divide-se em seis eixos: Ninharias, Persona Hacker, Plantando Escuta, Cartografia da Voz, Corpo-Espaço e Incorporare. Cada subdivisĂŁo apresenta uma proposta sensorial/emocional distinta.
âA Bienal Black Brazil Art continua sendo uma iniciativa inĂ©dita com o objetivo de criar uma plataforma de diĂĄlogo, difusĂŁo e compartilhamento entre a produção de artistas mulheres, principalmente negras, ou produçÔes inspiradas nessas mulheresâ, explica a museĂłloga Patricia Brito, que divide a curadoria com Priscila Costa e Zaika dos Santos. A Bienal Black age na coleta e difusĂŁo sobre arte com foco na produção de artistas feministas. Ao todo, a 2BienalBlack reĂșne cerca de 250 obras de mais de 100 artistas.
Alessandra SimĂ”es, Ana dos Santos, Camila de Moraes, Carolina Cerqueira, Hiromi Toma, Leda Maria Martins, Luciana Conceição, Nohara Arrieta e Tiffany Ward sĂŁo algumas das convidadas das mesas. âReafirmar que a ideia de diversidade de gĂȘnero num paĂs como o nosso tĂŁo plural promove excelĂȘncia nas suas artes, na sua cultura e se traduz na sua educaçãoâ, avalia PatrĂcia. âInsistir que a igualdade deve ser um critĂ©rio decisivo nĂŁo sĂł na educação como na cultura e na vida pĂșblica e privada nos tira do falso mito da democracia racial tambĂ©mâ, finaliza.
SERVIĂO:
2ÂȘ Bienal Black Brazil Art (2BienalBlack) | Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino: Representação Visual e Afetiva
Abertura: 13 de janeiro de 2022, Ă s 19h, YouTube | Online e gratuito â atĂ© 18 de julho de 2022
Programação: bienalblack.com.br
Black Brazil Art
Site oficial: blackbrazilart.com.br | Facebook: /BlackBrazilArt
Instagram: @bienalblackbrazilart | Twitter: @blackbrasilart | YouTube: /BlackBrazilArt
Sobre a Bienal Black Brazil Art
Realizada de novembro de 2019 a março de 2020, com a temĂĄtica Mulheres (in) VisĂveis â a bienal percorreu as trĂȘs capitais da regiĂŁo sul do Brasil em 12 espaços de artes, com o propĂłsito de dar visibilidade para mulheres anĂŽnimas, principalmente as mulheres negras em galerias e museus. Ao todo foram apresentadas mais de 320 obras de mais de 160 artistas. Ainda em 2020 promoveu o ciclo online Arte Sem Fronteiras. Em 2022, a Bienal prepara-se para sua segunda edição, desta vez em formato virtual.

PatrĂcia Brito
Curadora independente, museĂłloga, mĂŁe, comunicĂłloga, empreendedora e pesquisadora de gĂȘnero e raça nas artes. Ă consultora na EnciclopĂ©dia do ItaĂș Cultural, membro da Associação de Curadores de Museus de Arte de Nova York e da Associação Internacional de Museus Femininos.
Priscila Costa
Artista, curadora e pesquisadora. Coordena o podcast VER.SAR e integra o Coletivo Ka. Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa (UDESC), onde integra o programa RADIOFONIAS e o grupo de Pesquisa ProposiçÔes artĂsticas contemporĂąneas e seus processos experimentais.
Zaika dos Santos
Multi-artista, pesquisadora e cientista/divulgadora cientĂfica do Afrofuturismo. Fundadora das iniciativas cientĂfica/educacional Afrofuturismo: Arte e STEM, do coletivo artĂstico e educacional Saltosoundsystem e da iniciativa de multi-artes Nok Ă© NagĂŽ. TecnĂłloga em Audiovisual, em RĂĄdio e TV, em Web Design. Graduada em Licenciatura em Artes PlĂĄsticas na Guignard â Universidade Estado de Minas Gerais, especialista em Big Data.
Créditos
Curadoria: PatrĂcia Brito (RS), Priscila Costa (SC), Zaika dos Santos (MG).
Apoio jurados: Associação Brasileira de CrĂticos de Arte â ABCA, ItaĂș Cultural, Association of Art Museum Curators (AAMC), International Association of Womenâs Museums (IAWM);
Parceria e colaboração: Colectivo de Estudios Afrolatinoamericanos da Udelar.
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