2ÂȘ Bienal Black Brazil Art acontece em formato online. Evento gratuito vai atĂ© julho e aposta na igualdade racial e de gĂȘnero

Com o tema Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino: Representação Visual e Afetiva, a 2ÂȘ Bienal Black Brazil Art (2BienalBlack) apresenta criaçÔes de artistas contemporĂąneos individuais e coletivos. Pintura, escultura, fotografia, instalação, tĂȘxtil, videoarte e performance sĂŁo algumas das categorias em exibição. ApresentaçÔes, oficinas e talks serĂŁo exibidos ao longo dos seis meses do evento. A abertura acontece dia 13 de janeiro, Ă s 19h, pelo YouTube. A atração vai atĂ© 18 de julho. Todas as atividades sĂŁo virtuais e gratuitas. A programação estĂĄ no site bienalblack.com.br.

A mostra reĂșne obras selecionadas da chamada pĂșblica do evento, artistas convidados do Brasil e exterior, e trabalhos e projetos de duas residĂȘncias internacionais produzidas ao longo de 2021, RAVC (Brasil/Uruguai) e Incorporare (Brasil/ItĂĄlia). A exposição divide-se em seis eixos: Ninharias, Persona Hacker, Plantando Escuta, Cartografia da Voz, Corpo-Espaço e Incorporare. Cada subdivisĂŁo apresenta uma proposta sensorial/emocional distinta.

“A Bienal Black Brazil Art continua sendo uma iniciativa inĂ©dita com o objetivo de criar uma plataforma de diĂĄlogo, difusĂŁo e compartilhamento entre a produção de artistas mulheres, principalmente negras, ou produçÔes inspiradas nessas mulheres”, explica a museĂłloga Patricia Brito, que divide a curadoria com Priscila Costa e Zaika dos Santos. A Bienal Black age na coleta e difusĂŁo sobre arte com foco na produção de artistas feministas. Ao todo, a 2BienalBlack reĂșne cerca de 250 obras de mais de 100 artistas.

Alessandra SimĂ”es, Ana dos Santos, Camila de Moraes, Carolina Cerqueira, Hiromi Toma, Leda Maria Martins, Luciana Conceição, Nohara Arrieta e Tiffany Ward sĂŁo algumas das convidadas das mesas. “Reafirmar que a ideia de diversidade de gĂȘnero num paĂ­s como o nosso tĂŁo plural promove excelĂȘncia nas suas artes, na sua cultura e se traduz na sua educação”, avalia PatrĂ­cia. “Insistir que a igualdade deve ser um critĂ©rio decisivo nĂŁo sĂł na educação como na cultura e na vida pĂșblica e privada nos tira do falso mito da democracia racial tambĂ©m”, finaliza.

SERVIÇO:

2ÂȘ Bienal Black Brazil Art (2BienalBlack) | Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino: Representação Visual e Afetiva
Abertura: 13 de janeiro de 2022, Ă s 19h, YouTube  | Online e gratuito – atĂ© 18 de julho de 2022
Programação: bienalblack.com.br

Black Brazil Art

Site oficial: blackbrazilart.com.br | Facebook: /BlackBrazilArt
Instagram: @bienalblackbrazilart | Twitter: @blackbrasilart | YouTube: /BlackBrazilArt

Sobre a Bienal Black Brazil Art

Realizada de novembro de 2019 a março de 2020, com a temĂĄtica Mulheres (in) VisĂ­veis – a bienal percorreu as trĂȘs capitais da regiĂŁo sul do Brasil em 12 espaços de artes, com o propĂłsito de dar visibilidade para mulheres anĂŽnimas, principalmente as mulheres negras em galerias e museus. Ao todo foram apresentadas mais de 320 obras de mais de 160 artistas. Ainda em 2020 promoveu o ciclo online Arte Sem Fronteiras. Em 2022, a Bienal prepara-se para sua segunda edição, desta vez em formato virtual.

Bienal Black Brazil Art
Pintura Digital. Reconstrução, 2019, Igor Rodrigues
SOBRE A CURADORIA

PatrĂ­cia Brito

Curadora independente, museĂłloga, mĂŁe, comunicĂłloga, empreendedora e pesquisadora de gĂȘnero e raça nas artes. É consultora na EnciclopĂ©dia do ItaĂș Cultural, membro da Associação de Curadores de Museus de Arte de Nova York e da Associação Internacional de Museus Femininos.

Priscila Costa

Artista, curadora e pesquisadora. Coordena o podcast VER.SAR e integra o Coletivo Ka. Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa (UDESC), onde integra o programa RADIOFONIAS e o grupo de Pesquisa ProposiçÔes artísticas contemporùneas e seus processos experimentais.

Zaika dos Santos

Multi-artista, pesquisadora e cientista/divulgadora cientĂ­fica do Afrofuturismo. Fundadora das iniciativas cientĂ­fica/educacional Afrofuturismo: Arte e STEM, do coletivo artĂ­stico e educacional Saltosoundsystem e da iniciativa de multi-artes Nok Ă© NagĂŽ. TecnĂłloga em Audiovisual, em RĂĄdio e TV, em Web Design. Graduada em Licenciatura em Artes PlĂĄsticas na Guignard – Universidade Estado de Minas Gerais, especialista em Big Data.

Créditos

Curadoria: PatrĂ­cia Brito (RS), Priscila Costa (SC), Zaika dos Santos (MG).
Apoio jurados: Associação Brasileira de CrĂ­ticos de Arte – ABCA, ItaĂș Cultural, Association of Art Museum Curators (AAMC), International Association of Women’s Museums (IAWM);
Parceria e colaboração: Colectivo de Estudios Afrolatinoamericanos da Udelar.

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