Escritora brasiliense lança novo romance “Baixo Paraíso” em Brasília em janeiro. O livro de Isabella de Andrade, idealizadora do projeto Elas na Escrita, será lançado na livraria Circulares, com leitura cênica, bate-papo literário e assinatura de exemplares

Baixo Paraíso, novo romance da brasiliense Isabella de Andrade, publicado pela Diadorim Editora, ganha edição do renomado autor Jeferson Tenório e da premiada roteirista venezuelana Maria Elena Morán. O livro será lançado em Brasília no dia 27 de janeiro, a partir da 16h, na livraria Circulares da 113 norte. O evento conta com leitura cênica da poeta e slammer Meimei Bastos e um bate-papo literário entre a autora do romance, a escritora Gabrielle Alves e a jornalista Deborah Fortuna. A orelha foi escrita por Helena Machado, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2023.

Tendo o interior de Goiás, região pouco explorada na literatura, como pano de fundo, o romance costura uma teia entre a pulsão de vida e morte, canalizando a fome e o desejo de devorar o mundo em obsessão e instinto de sobrevivência. Baixo Paraíso, título do livro, é também o nome de uma cidade localizada na região central do país, entre cerratenses, ruas empoeiradas e trilhas distantes do mar.

A pulsão de morte marca também uma vontade intensa de mudar o próprio mundo. Marília devora tudo o que pode na busca de preencher um espaço interno inalcançável, enquanto projeta em Gabriela o desejo de se soltar.

Apesar de marcar a estreia da autora no Sudeste, o livro mostra uma forte relação com o Centro-oeste. Baixo Paraíso é uma cidade fictícia no interior de Goiás e é lá que vivem Gabriela e Marília, que desenvolvem uma relação afetiva desde a adolescência e descobrem a vivência com o próprio corpo a parti dessa experiência. A narrativa também transita de maneira intensa pelos transtornos alimentares, autoimagem, crescimento e o desejo pela ideia da cidade grande.

Sobre o romance (Baixo Paraíso)

Baixo Paraíso é mais um entre tantos paraísos tortos e perdidos pelo interior de Goiás. É nessa cidade, seca, poeirenta e rodeada por cachoeiras que atraem turistas de mochila e sandálias de couro, que Marília e Gabriela se encontram. As duas crescem juntas, entre cavalos, sorvetes, asfalto esburacado e um tanto de comida.

Em plena adolescência, Marília se empanturra para disfarçar o desejo de engolir o mundo e ter Gabriela, esse corpo magro e bonito que, apenas a sós, parece corresponder. Para reduzir a fome e tentar diminuir o próprio corpo, Marília começa a tomar remédios tarja preta receitados pelo padrasto de Gabriela a um preço inconfessável.

Enquanto o mundo fora aplaude suas transformações, Marília não consegue mais se entender dentro de seu próprio corpo. Mas é com esse corpo que ela se envolve numa história de amor pautada pela crueldade das intermitências, dos segredos e dos impiedosos ponteiros da balança. Alguns paraísos são maiores que outros.

Baixo Paraíso
Capa do livro Baixo Paraíso | Imagem: Ilustrativa

Saiba mais

Em 2023 a autora lançou três projetos literários, além Baixo Paraíso, Isabella idealizou e organizou uma coletânea de contos com autoras de diversas regiões do país, lançada na FLIP, e lançou uma nova temporada, agora em vídeo, do podcast Elas na Escrita, projeto criativo para incentivar e dar mais visibilidade à literatura feita por mulheres. O tema dos contos foi Imagens de Coragem, uma referência à homenageada da FLIP 2023, que inspira a coragem na escrita. A coletânea reúne autoras consagradas, convidadas pelas organizadoras, e também iniciantes, selecionadas em uma chamada aberta.

Serviço

Lançamento do livro Baixo Paraíso, de Isabella de Andrade
Onde: Livraria Circulares (113 norte)
Quando: 27 de janeiro, 16h
Leitura cênica: Meimei Bastos
Bate-papo com: Gabrielle Alves e Deborah Fortuna