Antínoo se junta a renomados DJ’s da cena techno-house em EP de remixes

EP O Sol Nasceu Pra Todos_RAVEZITADO traz cinco novas versões de músicas do álbum de estreia do artista goiano com videoclipes em realidade virtual.

O artista goiano baseado na capital paulista, Antínoo, disponibiliza hoje (08) em todas as plataformas de streaming seu EP O Sol Nasceu Pra Todos_RAVEZITADO. O compilado conta com releituras de cinco faixas do seu álbum debutante, O Sol Nasceu Pra Todos (2020) assinadas por renomados DJ’s da cena eletrônica de techno e house. Ouça aqui.

O time reunido pelo compositor trabalhou nas faixas de diferentes partes do Brasil e do mundo: Gezender e L_cio em São Paulo, GUILLERRRMO em Manaus, KAKUBO em Curitiba e Dhaval Chadha em Barcelona (Espanha).

“A música eletrônica faz parte do meu DNA, tanto na formação da minha personalidade, quanto no meu desenvolvimento enquanto artista. Apesar de a produção original já conter diversos elementos eletrônicos, quis convidar DJs que admiro e que trabalham em festas que frequento para ouvir suas versões sobre essas canções. Todos tiveram completa liberdade criativa para propor o que quisessem, o resultado foi surpreendente e diverso.”

Videoclipes em realidade virtual

O single Veredas (L_cio Remix) abriu os trabalhos de divulgação do EP no mês passado, e estreou em videoclipe com imagens cedidas pelo Instituto Mario Cravo Neto. As outras quatro faixas chegam com seus respectivos clipes, inseridos em uma linguagem psicodélica de realidade virtual que provocam uma experiência imersiva não só sonora, como visual, colocando o espectador em diferentes universos.

A direção de arte ficou por conta de Antínoo, já a direção de animação foi realizada pela produtora Tigela. Gabriel Nery e Tomás Rotter Bueno foram os motion designers e Adriano Cintra carimbou a assinatura sonora.

Outro ponto interessante do novo projeto é a série de canvas desenvolvida para a plataforma Spotify. Com vídeos produzidos especialmente para o EP, Antínoo trabalhou com Luiz Arraes no figurino e Luiz Fernando Quintais como filmmaker na concepção de cenas para ilustrar as emoções sugeridas pela produção de cada novo remix.

Faixa a Faixa

Olhos Emocionados abre o EP e entrega a atmosfera de celebração eletrônica logo de cara. “A produção da faixa se deu em meio a uma fase na qual estive muito envolvido com a pesquisa de novos synths e timbres, me entreguei muito a essa música que já está incluída nos meus sets. A pegada é dance music mesmo, para a gente ouvir na boate”, pontua o DJ e produtor da faixa, Gezender.

Exaltação traz fortes influências do ritmo nascido no subúrbio de Porto Rico e Panamá, o reggaeton. A faixa foi remixada em Manaus, por GUILLERRMO, uma artista de Manaus, que agrega ao seu estilo musical diversas referências do estado de origem, Amazonas, alinhadas a elementos da música caribenha da América Central. “A letra tem uma pegada que me lembrou vários bregas e acho que o início do processo foi esse. Passei algum tempo cantarolando e percebi que repetir a palavra “você” trazia um ritmo interessante, queria deixar a música com uma pegada dançante, arrastada então experimentei com uma base de reggaeton e usei um sintetizador que ficou com um som parecido de motor, esse dois elementos deram a vibe brega que estava buscando, algo que tivesse frequências mais nortistas e latinas”, explica.

O Som do Amor foi a faixa produzida por Dhaval Chadha, em Barcelona (Espanha). Com um tempo rítmico diferente do original, a pegada house do remix substituiu o clima mais lento e sedutor da versão do álbum. “O mais legal do processo foi pensar em como fazer essa música funcionar em 4/4. Tive que estender algumas frases e isso mudou bastante a estética. Foi interessante também trazer a voz para o feminino subindo para uma oitava acima”, conta o produtor e DJ.

Com uma estética original brasileira, regada de elementos tropicalistas, a canção Veredas foi remixada por L_cio, e nasceu com um videoclipe figurado por imagens registradas na década de 70, cedidas pelo Instituto Mário Cravo Neto. “Fiquei fascinado com um vídeo feito por Mario de um bailarino dançando em cima de uma pedra, em frente ao mar. Aquilo me emocionou muito e achei que conversava com a proposta musical do remix de L_cio”, revela Antínoo. “Foi um desafio de desconstrução e criação de uma nova e poderosa versão caracterizada pelos vocais em reverse e a presença marcante de synths e percussão forte e acentuada”, completa o produtor L_cio. Assista aqui.

Responsável pelo fechamento do EP, a música Dois de Fevereiro, remixada por KAKUBO, entrega uma atmosfera misteriosa: “A ideia era basicamente transpor a música do Antínoo por uma cena noturna urbana, que é o contexto poético da canção. Os elementos que escolhi da composição original para construir o arranjo foram as linhas de baixo, guitarras e percussões, que foram distorcidas, recortadas e texturizadas para chegar nos timbres finais”. Assista ao clipe

CAPA

Inspirada nos clássicos álbuns da Warp Records, e posters da casa noturna inglesa Twisted Wheel, berço da cultura clubber no mundo, a capa do EP segue reafirmando o tom modernista da identidade visual do artista.

“Seguimos a mesma identidade visual e estilo do álbum antecessor. Contudo, por conta da característica mais soturna dos remixes, alteramos algumas cores e usamos fotos que apresentam um lado mais clubber de Antínoo”, revela Katy Kakubo, artista visual responsável pelo desenvolvimento das capas deste disco.

FICHA TÉCNICA “O Sol Nasceu Pra Todos_RAVEZITADO”

Composição original: Antínoo
Masterização: Fernando Sobreira

Tracklist
Olhos Emocionados – Remix por: Gezender
Exaltação – Remix por: GUILLERRMO
O Som do Amor – Remix por: Dhaval Chadha
Veredas – Remix por: L_cio
Dois de Fevereiro – Remix por: KAKUBO

Clipes
Direção de Animação: http://tigela.co/
Direção de Arte: Antínoo
Motion Designers: Gabriel Nery Motion e Tomás Rotter Bueno
Assinatura Sonora: Adriano Cintra

Capa
Katy Kakubo

Fotos
Filipe Krug

LINKS

Site
Instagram
Twitter
Spotify
YouTube

SOBRE ANTÍNOO

Antínoo é um artista radicado em São Paulo, nascido em Goiânia (GO), interior do Brasil. Começou a escrever suas primeiras músicas ainda adolescente, influenciado por movimentos musicais brasileiros como a Bossa Nova e o Tropicalismo. Anos depois, formou-se em Estudos da Música Popular e cresceu usando a música como linguagem para expressar suas experiências e reflexões sobre o mundo e as relações humanas.

Em 2020, lançou seu primeiro trabalho autoral, o álbum “O Sol Nasceu Para Todos”, com oito faixas, um trabalho bastante variado explorando diferentes gêneros, mas visando elementos da Música Popular Brasileira como material de composição. Além dessas marcas brasileiras como espinha dorsal do álbum, Antínoo também explorou gêneros musicais do Norte Global, como synthpop, new-wave e art rock.

No ano seguinte, o cantor e compositor lançou uma versão ao vivo do álbum no Estúdio Som Livre, que trouxe novos arranjos com uma banda formada por seis mulheres.

Dotado de espírito inquieto, Antínoo chega em 2022 com seu novo EP, “O Sol Nasceu Pra Todos_RAVEZITADO”, onde traz versões remix das músicas de seu álbum de estreia remixadas por renomados DJs brasileiros da cena de House e Techno, e promete videoclipe psicodélico em linguagem VR para todas as faixas.

página de apoio