Espetáculo “A Noiva” debate sobre o controle do corpo da mulher

Grupo Desabafo Coletivo Teatro celebra seus 12 anos com estreia do solo “A Noiva” abordando temas como “sexualidade” e “controle do corpo da mulher”.

A sexualidade feminina: um tema ainda tabu em nossa sociedade é inspiração para performances teatrais que estão acontecendo semanalmente em São Paulo. No próximo domingo, 31 de julho, será apresentado o solo “A Noiva”, que conta a história do casamento evidenciando a relação da família nuclear com a propriedade privada e com o controle do corpo da mulher. O espetáculo une fatos históricos e vivências pessoais da atriz Vanessa Carvalho para falar sobre o ideal de feminilidade construído pela sociedade ocidental.

“A Noiva” acontecerá no dia 31 de julho na Comunidade Cultural Quilombaque, em Perus, São Paulo, às 18h e finaliza a temporada nos dias 6 e 7 de agosto, sábado às 20h e domingo às 18h no Espaço Clariô, em Taboão da Serra. Sempre com entrada gratuita.

Durante a criação do solo “A Noiva”, Vanessa enxergou a necessidade de tornar plural o debate sobre sexualidade e liberdade femininas. Deste exercício de pluralidade, foi criada a trilogia “Ponto G”, que foi apresentada em julho na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Para a obra, Vanessa convidou as artistas Maria Cecília Mansur, Luna Ákira e Thaís Dias para falarem a respeito da sexualidade feminina.

O solo da atriz foi dividido em três partes (primeiros, segundos e terceiros votos) a fim de dialogar com as performances: Maria Cecília Mansur com o solo “Gostôsa”, Luna Ákira com o solo “Escorpiana” e Thais Dias com o solo “PELE”.

O solo e a trilogia foram apresentados virtualmente em 2021 e agora conta com apresentações presenciais. “Ponto G” já apresentou as três partes que compõem a trilogia: Parte 1 (“Gostôsa”), Parte 2 (“Escorpiana”) e Parte 3 (“Pele”). Agora é a vez das apresentações do solo “A Noiva” finalizando o projeto. A temporada de apresentações faz parte do projeto que celebra os 12 anos de trajetória do Desabafo Coletivo Teatro, contemplado pelo edital Proac-SP.

Sobre o grupo Desabafo Coletivo Teatro

Fundado em 2010 pela atriz Vanessa Carvalho e pela musicista Estela Carvalho, o Desabafo Coletivo Teatro pesquisa a relação do ser humano contemporâneo com o que chamamos de “feminino”. Em sua trajetória, o grupo passou por teatros, mostras, festivais e unidades do SESC São Paulo.

SERVIÇO

SOLO “A NOIVA”

31 de julho, domingo, às 18h
Onde: Comunidade Cultural Quilombaque
Travessa Cambaratiba, 5 РPerus, Ṣo Paulo РSP
Duração: 60 minutos
Indicação: 16 anos
Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br/desabafocoletivoteatro

6 e 7 de agosto, sábado às 20h e domingo às 18h
Onde: Espaço Clariô
Rua Santa Luzia, 96 РVila Santa Luzia, Tabọo da Serra РSP
Duração: 60 minutos
Indicação: 16 anos
Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br/desabafocoletivoteatro

Informações: https://linktr.ee/desabafocoletivo.teatro
Redes sociais: www.instagram.com/desabafocoletivo.teatro

FICHA TÉCNICA – A NOIVA

Concepção e atuação: Vanessa Carvalho
Provocação cênica: Lilian de Lima
Figurino: Samantha Macedo
Direção de arte: Júlia Miola e Samantha Macedo
Iluminação, sonoplastia e projeções: GIVVA, Aline Sayuri e Luciana Silva
Captação de imagens: Roberto Skora
Fotografia: Ariane Artioli
Vídeos: Estela Carvalho, Joana Blumenschein, Luiz Fernando Marques Lubi e Vanessa Carvalho
Comunicação visual: Estela Carvalho
Redes sociais: Estela Carvalho e Vanessa Carvalho
Assessoria de imprensa: Thaís Peixoto – ComunArte
Produção: Gabi Costa
Realização: Desabafo Coletivo Teatro
Apoio: Comunidade Cultural Quilombaque, Espaço Clariô, Cantina Luna di Capri, Cantina Piolin e Planeta’s Restaurante
Apoio institucional: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Informações: https://linktr.ee/desabafocoletivo.teatro
Redes sociais: www.instagram.com/desabafocoletivo.teatro

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc 44/2021.