Fernanda Maia estreia solo DENISE no Teatro do NĂșcleo Experimental. Com direção de ZĂ© Henrique de Paula, peça propĂ”e reflexĂŁo sobre o tempo e as heranças familiares a partir da histĂłria de trĂȘs mulheres

Com grande destaque na cena do teatro musical nos Ășltimos anos, a atriz e dramaturga Fernanda Maia aventura-se desta vez por um trabalho mais intimista, escrito e atuado por ela mesma. Trata-se do solo DENISE, com direção de ZĂ© Henrique de Paula, que estreia no Teatro do NĂșcleo Experimental, onde segue em cartaz atĂ© 2 de outubro, com apresentaçÔes Ă s sextas, aos sĂĄbados e Ă s segundas, Ă s 21h, e aos domingos, Ă s 19h.

Sobre a diferença entre conduzir processos criativos para espetĂĄculos maiores e para os mais intimistas, a artista comenta: “Ensaiar um espetĂĄculo grande Ă© como reger uma orquestra, fazer um solo intimista Ă© como tocar seu instrumento. No primeiro caso, o olhar Ă© para fora, atento ao elenco e Ă  sua equipe, mas sem perder a noção do que se quer dizer com aquela obra. No processo intimista, o olhar Ă© para dentro, Ă© uma conexĂŁo interna com tudo o que estĂĄ sendo dito. Fui eu que escrevi o texto, entĂŁo essa conexĂŁo, se por um lado Ă© mais fĂĄcil porque sei exatamente o porquĂȘ de tudo o que estĂĄ escrito ali, por outro lado, ela atinge aspectos emocionais que sĂŁo muito profundos e, Ă s vezes, difĂ­ceis”.

Maia ainda conta que a ideia de criar o solo surgiu da experiĂȘncia de dar uma aula de teatro para professores do ensino pĂșblico. Como uma forma de dinĂąmica, ela pediu para que cada participante contasse a histĂłria do prĂłprio nome.

“Foi uma dinĂąmica muito forte e transformadora. Surgiram emoçÔes variadas, de traumas a histĂłrias engraçadĂ­ssimas, e eu percebi que as pessoas se conectavam com essa sua ‘primeira histĂłria’. EntĂŁo, tive vontade de falar sobre isso numa peça. A histĂłria do nome ‘Denise’, na peça, nĂŁo Ă© a minha histĂłria, mas eu acredito que as questĂ”es que acompanham a sua linhagem sĂŁo determinantes para a construção da nossa subjetividade”, revela.

DENISE conta a histĂłria de trĂȘs mulheres de diferentes geraçÔes de uma mesma famĂ­lia. Quando sua filha anuncia que estĂĄ começando um novo relacionamento, Nina fica muito preocupada, pois a garota sofre de depressĂŁo e tentara o suicĂ­dio dois anos antes. Nina quer ficar perto da filha, mas precisa se mudar para a casa de sua prĂłpria mĂŁe, que estĂĄ com Alzheimer e nĂŁo aceita ser cuidada por mais ninguĂ©m. LĂĄ, a protagonista acaba descobrindo coisas sobre sua famĂ­lia que desconhecia e que, de alguma forma, fazem todo sentido para ela.

“Me chama muito a atenção como nĂłs, principalmente mulheres, vamos levando por geraçÔes o que eu chamaria de ‘heranças de desamor’. Em geral, somos criadas com cobranças excessivas e passamos isso para frente. Nos meus trabalhos como dramaturga, em geral, eu escrevi sobre universos que podem parecer distantes de mim, mas que continham muito dos meus sentimentos e impressĂ”es. Escrevo muito sobre personagens que ‘nĂŁo se encaixam’ e esta tambĂ©m Ă© uma sensação que me acompanha”, relata Maia.

A peça discute justamente essas heranças familiares, aquilo que influencia e às vezes até determina nosso comportamento e que é herdado das geraçÔes anteriores. Além disso, propÔe uma reflexão sobre o tempo e a evolução do amor no decorrer das geraçÔes.

“DENISE fala de mulheres ao longo da vida, uma das narradoras Ă© uma mulher da minha idade, ansiosa como eu, preocupada como eu, que tenta se antecipar a tudo, prever os problemas e solucionĂĄ-los mesmo antes que eles apareçam. Sob este aspecto, me identifico muito com a personagem eixo da peça”, acrescenta a autora.

Sobre Fernanda Maia – atriz e autora do espetáculo

Uma das fundadoras, junto com ZĂ© Henrique de Paula, do NĂșcleo Experimental. Dramaturga, versionista, diretora musical, compositora e atriz. Como dramaturga e compositora tem se dedicado Ă  criação de musicais originais, Ă© responsĂĄvel pelas composiçÔes originais dos espetĂĄculos Cabaret dos Bichos, com texto de ZĂ© Henrique de Paula e Cangaceiras, com texto de Newton Moreno.

Como dramaturga, escreveu alguns sucessos do teatro musical como “Chaves, um Tributo Musical”, “Lembro Todo Dia de VocĂȘ”, com composiçÔes de Rafa Miranda. TambĂ©m com composiçÔes de Rafa Miranda, escreveu o grande sucesso Brenda Lee e o PalĂĄcio das Princesas, musical que recebeu o PrĂȘmio APCA de Melhor EspetĂĄculo de 2022, alĂ©m de ter dado os prĂȘmios Bibi Ferreira e Shell para VerĂŽnica Valenttino.

Seus Ășltimos trabalhos como diretora musical foram “Once, o Musical” e “Sweeney Todd”, neste Ășltimo tambĂ©m assina as versĂ”es.

Ganhadora de duas ediçÔes do PrĂȘmio Shell como diretora musical, quatro prĂȘmios Bibi Ferreira como dramaturga e versionista. Ganhadora tambĂ©m de dois PrĂȘmios APCA : em 2013 como dramaturga e diretora do espetĂĄculo Menino Lua e em 2017 como uma das personalidades de destaque na criação de teatro para infĂąncia e juventude.

Sinopse

DENISE Ă© uma peça solo que conta a histĂłria de trĂȘs mulheres de uma mesma famĂ­lia. Nina Ă© o eixo dessa histĂłria, a peça começa quando a filha de Nina anuncia que estĂĄ começando um novo relacionamento, o que a deixa muito preocupada, pois dois anos antes, a garota havia tentado suicĂ­dio. Ela deseja ficar perto da filha, mas precisa se mudar para a casa da mĂŁe que estĂĄ com Alzheimer e que nĂŁo aceita que ninguĂ©m, a nĂŁo ser Nina, cuide dela. Mesmo dividida, ela vai cuidar da mĂŁe idosa e acaba descobrindo coisas sobre a histĂłria de sua famĂ­lia que ela desconhecia.

Ficha técnica

Texto e atuação: Fernanda Maia
Direção: Zé Henrique de Paula
Preparação de atores: InĂȘs Aranha
Direção musical: Rafa Miranda
Produção: Laura Sciulli
CenĂĄrio e figurino: ZĂ© Henrique de Paula
Iluminação: Fran Barros
Fotos e Arte gråfica: Laerte Késsimos

Serviço

DENISE, de Fernanda Maia
Temporada: 1Âș de setembro a 2 de outubro
Sextas, sĂĄbados e segundas, Ă s 21h, e domingos, Ă s 19h
Teatro do NĂșcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)
Vendas online em sympla.com.br/nucleoexperimental
Bilheteria: Online pelo sympla ou compra na hora através de dinheiro ou pix.
Classificação: 12 anos
Duração: 80 minutos
Capacidade: 55 lugares
Acessibilidade: Teatro Ă© acessĂ­vel para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.